Problema de dual boot com /home compartilhada

Iniciante em Linux, me deparei com um problema, no qual eu fiz a cagada de não ter tirado uma print para eventualmente vir reporta, portanto, o nome do erro exatamente não vou saber dizer (sorry).

Problema: Fiz um dual boot, primeiro com Zorin OS 15.3 Lite (gostei da distro em live e instalei). Depois o segundo boot foi com o Linux Lite 5.4, em live, rodou normal, gostei e fui instalar, deixando com ponto de montagem /home a mesma do Zorin, porem sem formatar. Quando reinicei para concluir a instalação do Lite, quando reiniciou e loguei, a interface estava toda bugada, faltando elementos e os que tinham estavam bugados, o “menu iniciar” nem se quer estava na interface, e quando apertava a tecla super, ele dava um erro dizendo que tinha dado algum problema no “xfce4 Zorin”, algo do tipo…

Alguém tem alguma ídeia da cagada que possa ter feito? :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

1 curtida

Você usou exatamente o mesmo usuário das duas distros? Isso não é recomendado pelos motivos que você mesmo percebeu, cada sistema operacional tem configurações diferentes e se você colocar o mesmo usuário para vários distros, terá todo tido de problema com temas e configurações de programas.

Neste outro post, alertei o usuário exatamente sobre isso.

:vulcan_salute:

1 curtida

É… devido a versões diferentes de pacotes entre as distribuições instaladas, os arquivos de configuração não são entendidos entre uma versão e outra.

Como não dá pra saber exatamente qual arquivo que não é entendido, apague todos os arquivos na pasta oculta de configurações do seu usuário, pasta de arquivos locais criados pelos aplicativos, e pasta de cache de usuário. Realize essas operações como seu usuário normal!!!

cd
rm -Rf .config .local .cache

Reinicie a interface gráfica e deve carregar a interface padrão do sistema.

Nota
Se vc tiver o steam instalado, pode ser que tenha jogos na pasta .local Então tente primeiro apagar apenas as pastas .config e .cache e veja se funciona.

1 curtida

@eddiecsilva Então, foi exatamente o mesmo usuário que coloquei e peguei como base pra fazer tal coisa, esse vídeo do Dio… Você já instalou Linux desse jeito? /HOME compartilhada - YouTube
Na vdd no vídeo, justamente ao contrário ele fala, que por colocar a mesma /home e usuário, puxaria as conf… Como mencionei, sou iniciante ainda no mundo Linux e eu posso estar falando besteira mas, será que tem alguma coisa a ver com a interface gráfica? tipo ser de seguimentos diferentes?

@Deleterium , então se fosse distros diferentes com os mesmos pacotes funcionaria será?

Então, a verdade é que o único motivo pra eu estar querendo fazer isso é pra eu usar a mesma /home (usar a mesma partição (HD), pra sempre ter meus arquivos) em outras distros…

Por isso que não é recomendado… Pode ser que funcione hoje, mas amanhã vc atualiza alguma distribuição e passa a não funcionar mais… Se for o caso, use nome de usuarios diferentes, mas com o mesmo UID (geralmente o primeiro usuario criado e numero 1000 em qualquer distribuição), dai vc tem permissão para ver e modificar os arquivos da sua outra instalação, e crie links simbolicos em uma distribuição, elegendo uma como principal pra não ficar desorganizado.

1 curtida

Um jeito fácil de gerenciar isso é ter partições home separadas e usar o Gnome Discos para fazer a montagem automática no login. Daí é criar atalhos no gerenciador de arquivos e voilá

1 curtida

@Deleterium sim, realmente faz muito sentido, por mais que eu fizesse isso com uma mesmo distro e desse certo, mais ou cedo ou mais tarde podia acabar quebrando… e essa dica que deu, vou tentar achar mais coisas e ir a fundo porque… pra mim ficou meio que em grego isso kk
bom, eu tendo um norte, consigo ir me guiando

1 curtida

@Rodrigo_Chile entendi mano, eu poderia daí ter acesso as outras /home a partir da que eu tiver… porém o meu intuíto é justamente ao contrário, queria poder ter apenas uma… mas vou dar uma pesquisada nessa possibilidade, vou tentar compreender mais essa ferramenta, no final, pode ser a solução pra mim mesmo

1 curtida

Tende a dar menos problemas (mesmo se vc mantiver contas separadas, pode haver confusão nos arquivos de config em cada pasta na geração das thumbnails, por exemplo, por DEs diferentes, como Plasma e XFCE). E permite que vc tenha um melhor controle do que salvar e onde. Até pq vc pode criar partições home bem pequenas e criar uma partição centralizada para salvar tudo - mas acho que usando sempre a mesma DE, ou pode dar algum xabu no que disse. Contudo, estou dando palpite aqui nisso do gerenciamento das pastas da home por cada DE. Como não preferi arriscar, deixei uma home para cada distro, fiz a montagem automática e tá funcionando

1 curtida

@Rodrigo_Chile entendi entendi, será que você sabe de alguém que tenha algum vídeo fazendo esse tipo procedimento?

Só pra eu ver se eu entendi correto, você tem as /home separadas para cada distro, e tem um programa que você gerência todas as /home num só lugar(nesse programa)?

1 curtida

Mais ou menos isso… eu uso o Gnome discos para fazer a montagem automática das partições home de uma distro na outra, usando este tutorial (adaptado)

Não é difícil

1 curtida

Pra fazer isso vc vai precisar de três pre-requisitos:

1. Saber montar partições no boot
  2. Saber configurar permissões de arquivos
  3. Entender como funcionam links simbolicos no sistema de arquivos.

Partição no boot

Use o gnome disks ou edite manualmente o arquivo /etc/fstab

Usuários e Permissões de arquivos

Aulas 23 e 24 do curso de GNU do Kretcheu: https://www.youtube.com/watch?v=MNT6V9Mf4cI&list=PLuf64C8sPVT9L452PqdyYCNslctvCMs_n&index=23

Links simbólicos

https://www.edivaldobrito.com.br/aprenda-a-utilidade-do-comando-ln-no-linux/

1 curtida

pela minha experiência eu acredito que não haja problema nesse estilo de /home, o ‘x’ dá questão é que vc escolheu dois sistemas com a mesma interface, então elas ficam em conflito uma com a outra.
vc pode ter esse estilo de /home sem problemas, mas vai ter que usar interfaces diferente para cada sistema.

1 curtida

@Talls hmmmm, vou testar essa possibilidade também, será que tem um site com um lista das interfaces das distros?

ou até, como mudar a interface de uma? é possível? muito complicado?

pessoal, a comunidade aqui tem Discord ou algum outro canal?

listas vc encontra algumas pela internet mas nenhuma contem todas as interfaces possíveis (só as mais comuns).
sobre mudar tem sim,mas não vale apena acaba deixando o sistema cheio de tralha desnecessária.
vale mais apena instalar um sistema que já traga a interface que vc queira.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.