Dual Boot Debian + MX Linux

Uso o Debian Buster já faz um tempo mas sinto que meu pc perde muito processamento, tendo que tem vez que o sistema até congela, então testei o MX Linux em live cd e gostei muito, estou querendo migrar.
Sei que pode parecer uma peegunta boba, mas não achei nada na internet, como posso fazer Dual Boot entre Debian e MX Linux sem precisar formatar meu pc?

1 curtida

Oi, Paulo. O MX Linux é o Debian com algumas modificações. Mas é Debian.

O que há de diferença significativa é que uma versão do MX Linux, a ahs (advanced hardware support), vem com kernel 5.10. Mas a versão padrão do MX vem com o mesmo kernel usado no Buster, o 4.19.

Mas você pode instalar kernel mais avançado no Debian Buster. Ou já ter em seu computador o Debian 11, que já vem com o kernel 5.10.

1 curtida

Olá @Paulo_Oliveira tudo bem contigo?

Você não precisa ver um conteúdo específico sobre estas duas distribuições, o conceito básico de dual-boot pode ser aplicado na maioria das vezes. Tenha em uma coisa em mente, por mais que você possa usar a mesma partição “home” nas duas distros, é recomendável que você crie usuários diferentes em cada uma.

Isso evitará diversos problemas com configurações e ajustes diferentes entre as distros, além de diminuir a chance de problemas de incompatibilidade entre versões diferentes dos mesmos programas.

Sugiro assistir estes dois conteúdos:

Você já instalou Linux desse jeito? /HOME compartilhada

Como INSTALAR LINUX com /HOME SEPARADA

:vulcan_salute:

2 curtidas

Na verdade, o que a gente “formata” é o disco, não o PC.

Se você tem 1 ou 2 partições dando sopa, você não precisa “formatar” nada. Basta usá-las.

Se tiver “espaço não-alocado” no disco, basta criar 1 ou 2 partições nele.

Se não tiver partição livre, nem espaço não-alocado, então você vai precisar fazer algum remanejamento no seu disco. Por exemplo, reduzir (shrink) uma partição existente, e usar o espaço liberado para criar outra partição. ─ Essa é uma operação um tanto delicada. ─ Ao instalar uma distro, o instalador costuma oferecer para fazer isso, se você quiser.

Por coincidência, eu tenho Debian Testing e tenho MX Linux instalados na mesma máquina, em dualboot ─ e não tive problemas com isso.

(Na verdade, em “multiboot”, pois também tenho outras 10 distros. São 12 ao todo).

Aqui está um relato da minha instalação do Debian (que fiz primeiro). ─ E aqui está o relato da minha instalação do MX Linux, que fiz depois.

1 curtida

eu não sei qual é o instalador do mxlinux mas normalmente eles oferecem a opção de instalar ao lado sem muita enrolação, de forma totalmente altomatica.

2 curtidas