Problema com Teclado Interno no Lenovo SlimPad 3 no Linux Mint

Olá, pessoal! Estou enfrentando um problema com o teclado interno do meu laptop Lenovo SlimPad 3, que possui Ryzen 7, quando uso o Linux Mint. No Windows, o teclado interno funciona perfeitamente, mas, no Linux, ele às vezes para de responder, especialmente na tela de bloqueio. Já tentei verificar drivers e configurações, mas o problema persiste. Teclados externos e o teclado virtual funcionam normalmente. Alguém já passou por isso ou tem alguma sugestão do que mais posso tentar?

Olá!

Sua questão já foi tratada neste fórum, no seguinte tópico:

Instalação de Linux no notebook Lenovo IdeaPad Slim 3 com i5 ou Ryzen 7

O problema não é apenas com o Linux Mint, aliás. Acontece com qualquer distribuição de Linux, e é uma falha no projeto desse espetacular notebook. Tem soluções.

1 curtida

Uma solução sem alterar a BIOs, que parece ser a adotada no sistema Linux que vem de fábrica em computadores da Lenovo:

Outra solução que encontrei, ao perguntar para IA como o Lux da Lenovo lida com esse problema, e que achei mais elegante, foi criando dois arquivos para configurar módulos do kernel.

Vou deixar as instruções abaixo, lembrando apenas que as usei com o Pop!_OS 24.04 LTS. Em outras distribuições pode ser necessário fazer ajustes e também pode ser que não funcione devido a versão do kernel ou outras particularidades.

Em /etc/modprobe.d/, com privilégios (sudo), criei o arquivo ideapad.conf, contendo options ideapad_laptop allow_v4_dytc=1, e o arquivo amd_pmc.conf, contendo options amd_pmc enable_stb=1. Após isso, foi preciso atualizar o initramfs com essas novas configurações (sudo update-initramfs -u) e reinicializar.

Com isso, no meu caso, o teclado, inclusive as teclas função de mídia (volume, brilho etc.), voltou a funcionar após suspensões.

https://forums.lenovo.com/t5/Debian/Teclado-não-funciona-após-supensão-IdeaPad-Slim-3-15ARP10/m-p/10017380?page=1#10062746