Pessoal, estou pensando em comprar um notebook desses num futuro próximo, vi algumas reviews e foram muitos elogios a essas máquinas. Alguém aqui tem experiência em instalar Linux nessas máquinas da Lenovo? Vi que alguns modelos já vem com Linux, porém não encontrei nenhuma informação sobre qual distribuição vem instalada nem disponibilidade de qualquer driver “meio alienígena” que elas possam ter. Também não encontrei nada sobre Linux no site da Lenovo. Não gosto de fazer uma compra dessas meio no escuro, pra ter que descobrir tudo depois. Recorro ao fórum, pois vocês estão bem mais por dentro e atualizados no assunto hardware.
Já faz um tempo que penso em adquirir uma máquina com Ryzen, então é bem provável que eu opte por essa versão.
instala QUALQUER distro, reconhecendo tudo, sem problemas. Peguei com Linux mesmo, mas nem cheguei a ligar com o Linux que veio. O primeiro boot já foi pelo Debian live e instalei sem problemas.
já instalei (para testes) o Arch, Fedora, Deepin, Debian, Mint, Ubuntu e tantos outros, sempre reconhecendo todo o hardware. Ótimo custo/benefício.
Para vc o modo de suspensão funciona normal? para mim quando o notebook suspende ele retorna com o teclado desligado, preciso desligar para ele voltar.
Existem vários relatos sobre isso e até agora não achei uma solução, estou tendo que usar windows nele.
Não sei exatamente ao que você se refere como “suspensão”. Eu não uso a função SUSPENDER exatamente. Mas baixo a tampa do notebook e ele “hiberna”. Nunca tive nenhum problema no retorno. Veja se tem algum upgrade de BIOS prá fazer. Se tiver o Windows instalado, baixa o LENOVO SYSTEM UPDATE - o programa é para Windows, mas nesta página tem instruções sobre como atualizar no Linux também. Mantenho sempre a BIOS atualizada.
Já testei com:
Mint, Debian, Fedora, Zorin, Deepin, CachyOS, KDE Neon… todas funcionaram sem problemas.
uso o Zorin, é isso mesmo, ao fechar a tampa ou dar um toque no botao de desligar ele suspende, ao retornar ele ativa tudo menos o teclado do notebook.
Você usa o teclado do notebook mesmo ou externo? pois com teclado externo funciona normalmente.
Eu atualizei a BIOS pelo windows, mas depois que fiz isso acabei não testando instalar mais o linux
Testando aqui o Mint base Debian (LMDE 7) no Slim 3 com Ryzen 7. O hardware da AMD se dá ainda melhor com o sistema que o da Intel. O Cinnamon, ainda preso ao X11, não é bom de escalonamento fracionário de tela. Em outras máquinas que uso, o escalonamento em 125% causa ruídos (screen tearing) na movimentação das janelas; mas no Slim 3 com Ryzen 7 e Radeon integrada tudo está rodando perfeitamente. Que belo hardware, aliás!
O LMDE 7 em live teve tudo reconhecido e em bom funcionamento.
Tentou suspender e depois que retornar usar o teclado para digitar?
eu fiz mais dois testes aqui, via windows fiz o update da BIOS, criei duas pendrives com fedora e LMDE 7, em ambos casos o mesmo problema ocorre, ao suspender o teclado não ativa quando retorna.
Ainda vou testar mais extensivamente as distros no meu Lenovo. De todo modo, vi nesse fórum da Lenovo a resposta de um “guru” tentando pôr a culpa em “distribuição de Linux não suportada”… Mas a tréplica do Leonardo pôs os devidos pingos nos is. Concordo com os pontos dele.
@HalysonSampaio instalei novamente o Zorin aqui para testar. Sim, uso teclado externo.
Porém, desta vez retirei o teclado externo para testar e funcionou perfeitamente. Aperto o Power para hibernar, espero uns 2 min e teclo ENTER. O sistema volta e tudo continua funcionando normalmente.
No final das contas mudei totalmente os meus planos. Não vou mais comprar um notebook tão cedo, mesmo porque, no momento, não preciso de um. Fiz um upgrade no meu Optiplex 3020 e o bicho voltou a voar. Troquei processador e dobrei a memória, a mudança foi absurda. Creio que agora tenho computador pra mais alguns anos. Gastei uma fração do que gastaria pra trocar de máquina.
Quando for trocar de máquina, caso resolva partir pra um notebook, provavelmente irei optar por um Thinkpad, que pelo menos por enquanto, ainda é totalmente compatível com Linux. Não estou a fim de quebrar a cabeça pra fazer tudo funcionar no Linux, não tenho mais paciência para essas coisas. O mais engraçado é que já instalei Linux em vários notebooks sem me preocupar com compatibilidade e nunca tive problema, todos funcionaram muito bem. Os tempos mudaram…
@lfmoreno o seu modelo é mais antigo do que foi comentado no titulo do post, possivelmente seja isso…nestes modelos antigos possivelmente a BIOS ainda tinha o modo S3 ativo.
Confirmo o problema do teclado inoperante após suspensão. Aconteceu em todas as distros testadas:
. Linux Mint Debian Edition (LMDE) 7
. Pop!_OS 24.04 LTS Beta
. MX Linux 25 edição SysVinit
Como comprei o notebook com Win11 vindo de fábrica, não pude testar se a distribuição Linux que já vem instalada pela Lenovo está “imune” a essa falha grotesca. Que me conste é de base Debian.
ATUALIZANDO: no Fedora também aconteceu o problema com o teclado. Testei o Fedora 43 Spin Cinnamon. O “guru” no fórum da Lenovo, em resposta ao colega Leonardo, havia sugerido experimentar o Fedora… pois é.
Sim @Sergio_H , tem varios relatos no forum da Lenovo a respeito, mas tudo indica que para resolver o problema a lenovo precisa fazer uma correção de BIOS e do firmware do notebook, por se tratar de uma máquina recente isso ainda pode ocorrer em algum momento.
Infelizmente pra mim é inviavel usar com linux com esse bug, vou ter que ficar no windows 11 por enquanto.
Até tentei localizar para baixar a imagem do Lux (sistema que vem instalado) no site da lenovo mas não encontrei. queria validar se nele também acontece.
É a velha história de hardware muito novo ter problema de compatibilidade com o Linux. O fabricante ainda afirma na cara dura que a questão é causada por “uso de distribuição não homologada”, só que, nesse caso, o erro, grotesco, afeta as principais distros. Estou caçando relatos desse problema com teclado nos modelos que foram vendidos com o tal Linux Lux oficial da Lenovo. Aliás, a Lenovo não deixa o Lux disponível para qualquer pessoa baixar, vai fornecendo só individualmente, em contato direto com cliente que está solicitando. É mais um obstáculo…
(Felizmente para mim, o uso cotidiano é bem compatível com ter mouse e teclado externos. Posso esperar pela correção de firmware sem maiores dificuldades.)
De todo modo, no fórum da Lenovo o Leonardo chegou a pontuar o seguinte:
“Correções Falhadas: Todos os parâmetros de kernel conhecidos falharam em corrigir o bug de suspensão: * `i8042.nopnp`, `i8042.reset`, `atkbd.reset`, `i8042.nomux`, `i8042.dumbkbd`, `i8042.direct`”.
Ele trata de tentativa com o Ubuntu 24.04.x LTS. De todo modo, ele não menciona o parâmetro “i8042.noloop”.
Pois instalei o Fedora 43 (no caso, o Spin em Cinnamon), fiz a edição do GRUB exatamente como indicado, e consegui impedir o problema com o teclado. Depois da suspensão, o teclado do notebook funcionou normalmente.
Comprei esse modelo com Ryzen 7 e também estou tendo esse mesmo problema com o teclado parando de funcionar no suspend, testei no Pop!_OS e atualmente estou no Zorin. Bom saber que não to sozinho nessa, vou seguir esperando alguma solução.
EDIT:
Testei aqui com o “i8042.noloop” e de fato funciona com esse adendo que para de funcionar com as combinações com “Fn”.