Boa noite antes utilizar um setup que tinha placa mae asus prime b450 depois recentemente troquei pra uma aorus b550m elite fiquei bastante feliz com troca. Mas depois que fui colocando meus M2/SSD com arch linux e pop os nenhum deles sair de tela de loading. Ate ai pensei que fosse alguém problema de driver por conta de ser outro sistema, tranquilo resolvi instalar tudo do zero e mesmo em live dava esse mesmo problema ele ficava carregando infinito, consegui de certa forma resolver isso ativando csm na placa mãe, consegui ate instalar arch linux e funcionou normal. Mas ai aconteceu outra coisa que não entendi, se caso eu inicia Windows antes e depois reiniciar o pc e voltasse pro linux dava mesmo problema de loading infinito.
Detalhe importante esse problema acontecia com todas distros pensei que fosse algo exclusivo do arch mas não era, alguém tem alguma ideia do que possa ser isso? de primeira achei que fosse alguma configuração de bios porem parece tudo certo segure boot ta desativado ate.
Penso que é importante você relatar a sequência de instalação que realizou.
Qual Windows?
Criou algum esquema de montagem personalizado para o Linux?
Chegou a verificar se há novas versões para seu BIOS pelo site oficial?
Agora, como seu hardware é todo AMD, fazer todas instalações com Secure Boot ativo para funcionar junto com Win é até melhor, dado que na parte do Win, novos apps estão validando isso. Ainda se joga coisas mais recentes os anticheats vão querer o Secureboot ativo no Win e etc…
Opa, boa noite então tentei de duas formas diferente achei, fazendo instalação do linux primeiro e outra forma instalando windows primeiro e ainda sim problema continuava. pensei em fazer toda instalação com segureboot ativado mas por alguma razão pendriver arch não inicia com ele ativado. Sobre bios estou usando mais atual.
SecureBoot Ativo;
Instala Windows (não falou qual, é o 11?)
Depois instala um linux. Recomendo Fedora que faz detecção e instalada lado a lado fácil.
Assim deve funcionar. O arch que você esta usando é o arch distro mesmo ou um arch based?
De qq forma no wiki do arch atualizado a 5 dias atrás:
" There has been no support for Secure Boot in the official installation medium ever since . In order to boot an installation medium in a Secure Boot system, you will need to either disable Secure Boot or modify the image in order to add a signed boot loader."
Vou tentar dessa forma, tentei Archlinux porque é que sempre usei nas minhas maquinas então to mais acostumado, vou tentar aqui dessa forma e ver que acontece
Foi que pensei não consigo iniciar nenhum pendriver linux com segureboot ativado, e quando instalo sistema linux com segureboot desativo e ativo de novo ele dá esse problema tambem
Estranho
Difícil saber o que é, pode ser o secureboot ou alguma outra config da sua bios. Eu tentaria acessar um tty com o combo de teclas ctrl + alt + F2, caso consiga acessar, logue com o seu user e edite o arquivo de configuração do grub /etc/default/grub e edite a linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT, adicione nomodeset noresume dentro das aspas duplas, depois salve e de um sudo update-grub, depois é só dar um reboot.
Tentei aqui e continuo na mesma, mas teve uma coisa que percebi, nao tinha notado antes porque era muito rapido mas aparece “r8169 - rtl_counters_cond == 1 (loop: 1000, delay: 10)”.
como você desativou o secure boot pela primeira vez?
Você deu reset das keys? Pediu pra ele restaurar as keys pra fabrica?
Se em algum momento fez isso será bem chatinho arrumar.
Bom, para testar, o Windows detectou e instalou com Secure Boot?
Se o Windows instalar normal e apresentar o secure boot ativo via msinfo então tudo beleza, mas nem ele conseguir, então você pode ter pedido as informações das keys do secure boot.
Mas tem que confirmar.
Outra, quando você ativa, da boot volta no cmos setup ele consta como secure boot ativo? Modo usuário ou modo setup?
Olhando novamente… essa tela é do próprio cmos setup, do firmware que detectou problema nas keys. Não é nem do boot do Win nem de Linux. Ou seja, acredito que tenha perdido as chaves da área de NVRAM.
Entre no setup vá nas opções e printe as telas do secure boot e as opções como estão quando você deixa ele no modo ativado e também depois quando desativa. Para termos ideia.
Se tiver ao menos a parte de ver a PKKey e etc, printa para ver se aparece número de keys armazenadas.
Acho que posso ter dado reset nas keys mesmo, como arrumo isso? Cheguei a resinstalar bios da placa mae e continuo da mesma forma, acabei de instalar pro windows sem problema com segure boot ativado. Pela bios mesmo, tem uma parte la de segure boot e so coloco disable la