Problema com linux no geral

Ok, vou da uma olhada aqui

Então, isso que precisa verificar.
Mesmo que ele fala que ativou o secure boot, caso tenha limpado as keys, é um secure boot de fábrica e ele não valida na confirmação de kernel tanto do Win quanto do Linux.
Daí pra ter certeza tem que entrar no Windows e chamar o msinfo32 pelo run e procurar uma linha que fala do status do secureboot.

Foi primeira coisa que dei uma olhada por enquanto aqui ta ativado

1 curtida

Então bacana…
Agora, você tentou dar boot com o Fedora 39 Workstation? Ou qual distro?
Como vocẽ fez o pen drive? Baixou a ISO, checou o sha-256? Usou qual app pra gravar no pendrive?

Aqui na bios da aorus tem uma parte dentro segure boot chamada “restore factory keys” pra ter acesso a ela tenho que colocar segure boot mode em custom e depois salva e reiniciar. Depois entro de novo e altero segure boot mode pra standard e parece que resolveu de certa forma. Eu fiz pen-drive do fedora pelo balena e o do windows 11 pelo rufus. Testei agora e mesmo com segure boot ativado não apareceu mais aquela mensagem

Opa! Que bom!
Então ele estava no modo setup/custom. É tipo o modo “aberto” pra alterar keys e etc.
Daí sim você ao ativar no standart ele volta pro modo user e fica com as chaves ativas para que os “kernels” confirmem nas assinaturas.

Bom, então agora deve conseguir!

1 curtida

Espero que sim colega vou fazer as instalações aqui, faço att da situação assim que terminar pra ver se correu tudo bem. Mas desde ja agradeço de verdade ^^

1 curtida

Deu tudo certo por aqui

Ate momento ta funciona normal, não conseguir fazer Arch funciona com segure boot ativado então jeito é usar fedora mesmo, vou abrir mão do Arch mesmo. Não acho que vale a pena abrir mão do segure boot só pra utilizar ele. Cara muito obrigado pela força ai <3

2 curtidas

:wave:t2:

Sensacional que deu certo mas…

Um complemento talvez, podemos sim instalar o Arch com o Secure Boot ativo, mas tem um trabalhinho extra ae. Eu li um pouco sobre no Reddit, o link abaixo.

https://www.reddit.com/r/archlinux/comments/glbwjx/help_setting_up_arch_with_secure_boot_on/?rdt=63130&onetap_auto=true

O Fedora é um Sistema Operacional excelente, mas no futuro se você tiver a intenção de instalar o Arch com o Secure Boot ativo, tenta seguir este link e qualquer coisa abre um tópico novo a respeito.

O bom do Arch é que temos mais liberdade porém temos mais trabalho a fazer para o Sistema Operacional ficar legal. Acho que até na vida real é assim, quanto mais liberdade maior o trabalho.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

opa valeu manin, vou dá uma olhada nisso ai. Gosto muito mesmo do arch justamente por causa dessa liberdade.

1 curtida

pro pessoal que tive mesmo problema que eu no Archlinux e não conseguir usar por conta do secure boot. Aqui uma das soluções é Archboot ele tem uma key que é usada no fedora para funcionar corretamente junto do secure boot. Ou se caso você preferir fazer sua própria key encontrei um tutorial que ajuda nesse processo. Tutorial

2 curtidas

Secure boot é uma forma de te prender no Windows. Melhor é não usá-lo em se tratando de Linux.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.