Ok, vou da uma olhada aqui
Então, isso que precisa verificar.
Mesmo que ele fala que ativou o secure boot, caso tenha limpado as keys, é um secure boot de fábrica e ele não valida na confirmação de kernel tanto do Win quanto do Linux.
Daí pra ter certeza tem que entrar no Windows e chamar o msinfo32 pelo run e procurar uma linha que fala do status do secureboot.
Então bacana…
Agora, você tentou dar boot com o Fedora 39 Workstation? Ou qual distro?
Como vocẽ fez o pen drive? Baixou a ISO, checou o sha-256? Usou qual app pra gravar no pendrive?
Aqui na bios da aorus tem uma parte dentro segure boot chamada “restore factory keys” pra ter acesso a ela tenho que colocar segure boot mode em custom e depois salva e reiniciar. Depois entro de novo e altero segure boot mode pra standard e parece que resolveu de certa forma. Eu fiz pen-drive do fedora pelo balena e o do windows 11 pelo rufus. Testei agora e mesmo com segure boot ativado não apareceu mais aquela mensagem
Opa! Que bom!
Então ele estava no modo setup/custom. É tipo o modo “aberto” pra alterar keys e etc.
Daí sim você ao ativar no standart ele volta pro modo user e fica com as chaves ativas para que os “kernels” confirmem nas assinaturas.
Bom, então agora deve conseguir!
Espero que sim colega vou fazer as instalações aqui, faço att da situação assim que terminar pra ver se correu tudo bem. Mas desde ja agradeço de verdade ^^
Deu tudo certo por aqui
Ate momento ta funciona normal, não conseguir fazer Arch funciona com segure boot ativado então jeito é usar fedora mesmo, vou abrir mão do Arch mesmo. Não acho que vale a pena abrir mão do segure boot só pra utilizar ele. Cara muito obrigado pela força ai <3
Sensacional que deu certo mas…
Um complemento talvez, podemos sim instalar o Arch com o Secure Boot ativo, mas tem um trabalhinho extra ae. Eu li um pouco sobre no Reddit, o link abaixo.
O Fedora é um Sistema Operacional excelente, mas no futuro se você tiver a intenção de instalar o Arch com o Secure Boot ativo, tenta seguir este link e qualquer coisa abre um tópico novo a respeito.
O bom do Arch é que temos mais liberdade porém temos mais trabalho a fazer para o Sistema Operacional ficar legal. Acho que até na vida real é assim, quanto mais liberdade maior o trabalho.
opa valeu manin, vou dá uma olhada nisso ai. Gosto muito mesmo do arch justamente por causa dessa liberdade.
pro pessoal que tive mesmo problema que eu no Archlinux e não conseguir usar por conta do secure boot. Aqui uma das soluções é Archboot ele tem uma key que é usada no fedora para funcionar corretamente junto do secure boot. Ou se caso você preferir fazer sua própria key encontrei um tutorial que ajuda nesse processo. Tutorial
Secure boot é uma forma de te prender no Windows. Melhor é não usá-lo em se tratando de Linux.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.