Problema com H264 no Opera

Como sanar este empecilho? NetFlix e Twitter rodam de boa no Brave e no Firefox, exceto no Opera.

Pelo que encontrei isso não é um bug, os desenvolvedores não dão suporte ao H.264 por restrições legais.

Alguns usuários disseram que instalar o pacote chromium-codecs-ffmpeg-extra resolve o problema. Outros sugeriram o uso deste script:

1 Curtida

resolvi uma parte através do comando:

sudo cp /usr/lib/chromium-browser/libffmpeg.so /usr/lib/x86_64-linux-gnu/opera 

Agora falta eu conseguir ativar o widevinecdm no Opera.

Amigo, já passei por esse problema também, fiz uma solução e postei no meu GitHub.

Só seguir os passos la. ( Está em inglês, qualquer dificuldade só usar o Google tradutor).

4 Curtidas

Boa. Agora falta eu conseguir ativar o widevine no Opera. Marquei como solução pois serve. muito bom

1 Curtida

@Karan_Luciano, o link do Dropbox parece estar offline.

https://www.dropbox.com/s/raw/jm3hkzrlyatt6qw/opera-ffmpeg-codecs-67.0.3396.87-1-x86_64.pkg.tar.xz

1 Curtida

Sim, eu também reparei, já consertei. Valew.

2 Curtidas

@Karan_Luciano, sua solução não funcionou!
Tenho o Opera (v.60.0.3255.170) instalado e no diretório “/usr/lib” não tem a pasta “opera”, criei esta pasta, extrai o arquivo “libffmpeg.so”, reiniciei o Opera algumas vezes e nada de vídeos HTML5, H.264, do Youtube, Facebook, Twitter, Netflix, WhatsApp Web… rodarem!

1 Curtida

O arquivo “libffmpeg.so” é funcional e resolve o problema, porém o diretório correto para extrair o mesmo é /usr/lib/x86_64-linux-gnu/opera !

1 Curtida

não é aí, o caminho é o que eu mencionei /usr/lib/x86 bla bla bla/opera

Isso. basta mover o .so para dentro da pasta opera que funciona. porem ainda falta o widevine pro netflix, entao decidi migrar pro vivaldi

Vou experimentar. Eu queria evitar snap e flatpak no sistema porque meu note abre lento esses programas

1 Curtida

Na real estou usando o Vivaldi e estou curtindo kkk. Único problema é que ainda não encontrei a opção para desabilitar mudar de guia ao abrir algo em nova guia

@williamcardoso, mais fácil usar o Vivaldi apenas para ver Netflix, e o Opera para o restante.
Gosto demais do Opera, largo ele fácil não… no Ruindows não tenho problema nenhum com o Opera, só esse problema no Linux, mas que pode ser contornado, com exceção do Netflix, com o arquivo “libffmpeg.so”.

1 Curtida

É que não gosto de ter algo para um uso específico, sabe? Estou baixando o Opera via Snap para ver se contorno esse problema do widevine. Caso contrário irei permanecer no Vivaldi.

1 Curtida

Tive de usar o Vivaldi mesmo. até solucionei o problema do H264, mas não do Widevine

2 Curtidas

@williamcardoso, olha se seguindo esse mesmo raciocínio no Linux, da certo como no Ruindows.

Fonte: Opera forums

2 Curtidas

Pro Widevine e outros vídeos rodarem no Opera fiz o seguinte

Copiei o arquivo libffmpeg.so para a pasta do Opera:
sudo cp /usr/lib/chromium-browser/libffmpeg.so /usr/lib/x86_64-linux-gnu/opera

Copiei o arquivo libwidevinecdm.so do Chrome para a pasta do Opera:
sudo cp /opt/google/chrome/libwidevinecdm.so /usr/lib/x86_64-linux-gnu/opera

E por último editei o arquivo que aponta para o plugin Widevine:
sudo gedit /usr/lib/x86_64-linux-gnu/opera/resources/widevine_config.json

Com o arquivo aberto, apaguei tudo e colei as linhas abaixo:

[
   {
      "preload" : "/usr/lib/x86_64-linux-gnu/opera/libwidevinecdm.so"
   }
]

Depois só salvar e abrir o Opera e estava tudo funcionando.
OBS: Pra funcionar, o Chrome e o pacote ‘chromium-codecs-ffmpeg-extra’ tem que estar instalados. Teste feito no Ubuntu 18.04.

4 Curtidas

@_Diogo, gostaria de pedir um pequeno favor, poderia por favor disponibilizar um link para download, um arquivo.zip contendo esses 3 arquivos citados ( libffmpeg.so, libwidevinecdm.so, widevine_config.json “este já editado”) e um arquivo TXT com as instruções, extraia/substitua o arquivo “X” para o diretório “Y”.

Isso facilitaria a vida de todos que tenham esse problema e venham a ler esse tópico, eu por exemplo teria que baixar/instalar o Chrome apenas para obter o arquivo “libwidevinecdm.so”.

1 Curtida