Problema com drivers legados NVIDIA

Olá amigos do fórum.

Estou tendo problemas para instalar os drivers de uma placa de vídeo antiga da nvidia (GeForce 2600tc), pois seus drivers são antigos e o suporte a linux por parte da nvidia é limitado. Após verificar com o programa nvidia-detect percebi que deveria usar um driver versão na versão 304. Consegui esse driver online mas nao fui capaz de realizar a instalação pois o script usado para compilar sempre dá erro ao gerar os módulos do kernel e eu nao sei identificar o porque. Segue abaixo o log da tentativa de instalação:

creation time: Wed Oct 7 16:14:24 2020
installer version: 304.116

PATH: /usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games:/usr/local/games:/snap/bin

nvidia-installer command line:
./nvidia-installer

Unable to load: nvidia-installer ncurses user interface

Using built-in stream user interface
→ License accepted.
→ Installing NVIDIA driver version 304.116.
→ Would you like to register the kernel module sources with DKMS? This will allow DKMS to automatically build a new module, if you install a different kernel later. (Answer: No)
WARNING: The path to the modprobe utility reported by ‘/proc/sys/kernel/modprobe’, /sbin/modprobe, differs from the path determined by nvidia-installer, /usr/sbin/modprobe. Please verify that /sbin/modprobe works correctly and correct the path in ‘/proc/sys/kernel/modprobe’ if it does not.
→ Performing CC sanity check with CC=“cc”.
→ Performing CC version check with CC=“cc”.
→ Kernel source path: ‘/lib/modules/5.4.0-48-generic/build’
→ Kernel output path: ‘/lib/modules/5.4.0-48-generic/build’
→ Performing rivafb check.
→ Performing nvidiafb check.
→ Performing Xen check.
→ Cleaning kernel module build directory.
executing: ‘cd ./kernel; make clean’…
→ Building kernel module:
executing: ‘cd ./kernel; make module SYSSRC=/lib/modules/5.4.0-48-generic/build SYSOUT=/lib/modules/5.4.0-48-generic/build’…
NVIDIA: calling KBUILD…
make -f ./scripts/Makefile.build obj=arch/x86/entry/syscalls all
make -f ./scripts/Makefile.build obj=scripts/basic
rm -f .tmp_quiet_recordmcount
make -f ./scripts/Makefile.build obj=arch/x86/tools relocs
make[3]: *** No rule to make target ‘arch/x86/tools/relocs_32.c’, needed by ‘arch/x86/tools/relocs_32.o’. Stop.
make[2]: *** [arch/x86/Makefile:232: archscripts] Error 2
NVIDIA: left KBUILD.
nvidia.ko failed to build!
make[1]: *** [Makefile:247: module] Error 1
make: *** [makefile:59: module] Error 2
→ Error.
ERROR: Unable to build the NVIDIA kernel module.
ERROR: Installation has failed. Please see the file ‘/var/log/nvidia-installer.log’ for details. You may find suggestions on fixing installation problems in the README available on the Linux driver download page at www.nvidia.com.

estou no Xubuntu 20.04 com kernel na versão 5.4.0-48-generic. E preciso de fazer a placa funcionar para usar mais de um monitor e melhorar meu workflow e produtividade.

Obrigado desde já pela ajuda, espero conseguir resvoler o problema.

Olá @gvbX, tudo beleza?

Por se tratar de uma placa bastante antiga, sugiro utilizar o drive Noveau ao invés dos drivers da Nvidia.
Já verificou se o driver Noveau não libera recurso de multi-monitores nessa placa?

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

Sim eu usei os drivers nouveau xserver-xorg-video-nouveau que ja vem instalados e estão disponíveis nos repositórios. Porém estes drivers apenas espelham os monitores e não extendem, e tambem a resolução não é configurável o que deixa meu desktop com icones gigantes e de uma forma bagunçada. também tentei o tutorial do amigo aqui [Dica] Instalar driver legado 304.137 (Geforce 6 Series) em distros atuais com base no Ubuntu 18.04 que também não deu certo. Estou desconfiando que seja impossível usar essa placa nessa versão do kernel e estou considerando um downgrade, mas nao sei se vale a pena.

Situação complicada, nunca testei o driver Noveau em hardwares tão antigos. Já testou outras distros como o Pop!OS ou Zorin para ver como elas se comportam?

Compilar o driver até deve ser possível, mas certamente não será algo trivial.

:vulcan_salute:t2:

Ainda nao testei outras distribuições mas imagino que o resultado seja parecido, ja que a maioria das distros se basea no mesmo ubuntu que estou utilizando. Além disso os drivers que o Pop!OS utiliza são os mais modernos que não suportam esta placa. Eu posso testar essas distrubuições em modo live cd pra ver se consigo bons resultados mas como este é um pc do trabalho só poderia realizar estes testes amanhã pra te trazer um parecer.

Você está parcialmente correto em sua análise sobre o Pop e Zorin serem mais atualizados, porém, por se tratarem de distribuições mais focadas em ambientes corporativos do que no usuário comum, muitas vezes elas fazem seus próprios ajustes nos drivers aumentando a compatibilidade em vários cenários.

Claro que, no caso dessa placa é praticamente uma questão de sorte. Mas acredito que vale a pena testar.

:vulcan_salute:t2:

Poderia testar no Debian, que tem uma compatibilidade melhor com o nouveau. (Não me lembro ao certo aonde eu li isso).

Boa Tarde amigos!

Hoje pude fazer os testes com outras distribuições e obtive resultados interessantes porém que me deixaram ainda com algumas dúvidas. As distros que testei foram:

   Debian Kde 10.6 livecd kernel 4.19
   Pop!OS Gnome 20.04 livecd kernel 5.4 (o mesmo do xubuntu que estou utilizando)
   Manjaro Kde 20.1 livecd kernel 5.8

O motivo para testar kernels em versões diferentes foi justamente para conferir como estava o suporte em cada um deles e eu acabei me surpeendendo, afinal o Debian com kernel 4.19 Reconheceu todas as resoluções com a placa e carregou a resolução certa para o meu monitor porem acabou me surpreendendo com artefatos, que ainda não sei se são provenientes da poeira/mal contato ou se a placa está realmente morrendo :frowning:

A mesma coisa para o manjaro com kernel 5.8, porém com artefatos ainda mais graves, impedindo ate a leitura de palavras nos menus do kde. Já o Pop!OS apresentou o mesmo problema do ubuntu carregando a interface numa resolução pequena e deixando tudo desproporcional na tela explicitando que o driver não estava mesmo presente, me deixando com a impressão que o problema está realmente no kernel fornecido pela canonical. Estes testes me deixaram considerando as seguintes opções:

Fazer Downgrade do kernel para uma versao 4.x não fornecido pela canonical
Fazer upgrade do kernel para uma versão superior a 5.4 também não fornecido pela canonical

Em ambos os casos acredito que a placa funcionaria bem

O que vocês acham melhor/mais prático? Não quero formatar/trocar de distro, apenas trocar o kernel. Eu imagino que seria o suficiente, porém não sei se geraria incompatibilidade/instabilidade a instalação de um kernel nao fornecido pela canonical por baixo de um sistema que teoricamente foi feito para trabalhar com o kernel feito por eles.

Desde ja obrigado pela ajuda ^^

Se vai trocar o kernel, escolhe Manjaro, muito mais tranquilo de fazer pelo Manjaro Settings…

Sim, mas estou no xubuntu e não quero trocá - lo por ser um pc do servico configurado pro meu uso e reconfigurar seria uma dor de cabeça que eu não posso ter, então pretendo apenas trocar o kernel, mas nao sei se colocar um kernel não fornecido pela canonical pode quebrar alguma coisa

Acredito que possa. Ao menos, quando eu usava Mint, tentei usar o Ukui e acabei conseguindo kernel panic… ao menos o Mint tem uma boa ferramenta nativa de gerenciamento de kernel. Do Xubuntu não sei…

Uma opção é testar as flags de “modset” e ver se elas trazem algum benefício:

https://wiki.archlinux.org/index.php/kernel_mode_setting
https://wiki.archlinux.org/index.php/Intel_graphics_(Português)

Sobre os testes com o kernel, você pode testar o Kernel PPA - que ao menos é mantido pela Canonical.
https://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Acabei testando a placa em outros PCs e aparentemente ela está mesmo com artefato, e a partir disso desisti de tentar usar ela ja que está com problemas. Vou tentar conseguir outra placa, que pelomenos seja mais compatível com o kernel do ubuntu que eu estou utilizando. Mas de todo modo obrigado pelas dicas e respostas, acabei aprendendo coisas interessantes no caminho apesar de nao conseguir usar a placa. Ate uma proxima ^^

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.