Problema com a Mesa digitalizadora: One by Wacom CTL472 no Linux Mint

Boa tarde à todos, eu possuo um pequeno Netbook, antes eu havia instalado windows nele e o mesmo ficou muito lento, pois precisaria do sistema windows pelo menos o 7 ultimate, só para trabalhar com uma mesa digitalizadora da marca: One by Wacom CTL472, então como realmente não dava para trabalhar com esse sistema por ser muito pesado para a máquina, decidi migrar para o Ubuntu, para minha surpresa ele já reconheceu os drivers da mesa digitalizadora e eu até cheguei a utilizar ela um tempo por intermédio do GIMP, mas esse sistema também ficou pesadão no Netbook, então depois de tanto procurar e pesquisar achei uma referência muito legal no canal do Dio, falando sobre o Mint, pois era um sistema super leve, seguro, e com uma interface legal, então decidi instalar o Mint no Netbook. Então após instalar no Netbook percebi que o sistema se adaptou bem, e ficou bem rápido e funcional, mas para minha infelicidade a mesa digitalizadora não reconheceu, já tentei de tudo mesmo, peguei várias e várias dicas na internete e nada deu certo, tentei instalar pacotes, atualizar o kernel, instalar outros pacotes de terceiros e nada deu certo. A mesa fica como se nem tivesse plugado nada na USB, ela só acende a luz e mais nada, daí se for possível eu gostaria que eu tentasse me ajudar nessa batalha para fazer a mesa digitalizadora funcionar no Linux Mint. OBS: Minha versão do Mint é a última lançada, todo atualizado e certo ok? Agradeço à todos desde já, um forte abraço e até logo.

1 curtida

Estou no telefone
Qualquer coisa adiciono mais informação depois

O link é do arch, mas procure o pacotes no mint e configure como esta no link
https://wiki.archlinux.org/index.php/Wacom_tablet

Pode mudar o nome um pouco

No arch é xf86
No mint deve ser x11 , não lembro direito

3 curtidas

certo amigo, no caso eu utilizo o terminal para fazer todo esse processo?

1 curtida

OK.
Instale os pacotes
Para 32 se quiser: xserver-xorg-input-wacom:i386

sudo apt search xserver-xorg-input-wacom

se já estiver instalado

veja o xorg
grep “Using input driver ‘wacom’” /var/log/Xorg.0.log
exemplo de saida

[ 25059.351] (II) Using input driver ‘wacom’ for ‘Wacom Intuos BT M Pen’
[ 25059.409] (II) Using input driver ‘wacom’ for ‘Wacom Intuos BT M Pad’
[ 25059.428] (II) Using input driver ‘wacom’ for ‘Wacom Intuos BT M Pen eraser’
[ 25059.429] (II) Using input driver ‘wacom’ for ‘Wacom Intuos BT M Pen cursor’

crie o diretório caso não exista

sudo mkdir -p /etc/X11/xorg.conf.d/

e crie o arquivo

sudo xed /etc/X11/xorg.conf.d/72-wacom-options.conf

com o conteúdo feito a partir do exemplo

Section “InputClass”
Identifier “WACOM OPTIONS pen”
MatchDriver “wacom”
MatchProduct “Pen”
NoMatchProduct “eraser”
NoMatchProduct “cursor”
EndSection

Section “InputClass”
Identifier “WACOM OPTIONS pad”
MatchDriver “wacom”
MatchProduct “Pad”
EndSection

Section “InputClass”
Identifier “WACOM OPTIONS eraser”
MatchDriver “wacom”
MatchProduct “eraser”
EndSection

Section “InputClass”
Identifier “WACOM OPTIONS cursor”
MatchDriver “wacom”
MatchProduct “cursor”
EndSection

3 curtidas

Eae, qual a versão do seu Kernel??? pois eu tenho a mesma mesa digitalizadora e também uso o Linux Mint (19.2) e funciona normalmente, só que tem um detalhe, eu estou usando o Kernel 5.0, não o 4.15 que vem no Mint.

A versão 4.15 do Kernel não vem com o driver mais recente da wacom que inclui o modelo especifico que você está usando, o driver só foi adicionado no 4.16.

2 curtidas

Tive esse problema com minha mesa digitalizadora Wacom e o problema era a versão do kernel e/ou drivers Wacom que estavam desatualizados. O *ubuntu 18.04.3 (não a versão 18.04.2 ou anteriores!) já vem com tudo atualizado. Você já deve saber que o Linux Mint é baseado na última versão LTS do *ubuntu.

Primeiro tente conseguir a versão mais atual do driver Wacom. Não precisa de PPA e nem nada, pesquise por pacotes com nome wacom e veja se o xserver-xorg-input-wacom-hwe está instalado (procure instalar os pacotes com esse hwe). Tente instalar e depois reinicie, se não der certo, atualize o kernel para a versão 5.0 ou mais recente; então reinicie e cheque pra ver se a mesa é reconhecida.

Se não der certo, teste uma liveCD (ou LiveUSB…) do *ubuntu 18.04.3 pra ver se ao menos com essa versão do *ubuntu sua mesa é reconhecida.

2 curtidas

Eu fiz exatamente como descrito, daí reiniciei e quando inicio novamente fica uma tela preta pedindo um login e senha, não tem problema não, qualquer coisa eu formato e instalo o Ubuntu mesmo, ficando pesado. :slight_smile:

Eu tinha atualizado antes o Kernel, mas não havia dado resultado. Qualquer coisa eu instalo dinovo uma instalação limpa do sistema e atualizo novamente, pois o meu Kernel do Linux Mint 19.2 também era esse de 4.15 mas irei atualizar novamente para o 5.0 com uma instalação limpa para ver, obrigado. :slight_smile:

Eu tlg amigo, é que por incrível que pareça o Ubuntu fica pesado no Netbook kkkk a única distro que roda legal foi o Mint, entende :slight_smile:

2 curtidas

o procedimento pode mudar dependendo de sua configuração

sobre pedir senha
GDM - ArchWiki.

Rapaz, essa nova atualização do *ubuntu 18.04.3 trouxe umas correções de segurança do Meltdown, Spectre, etc que diminuem a potência do notebook (dê uma olhada no meu último post do tópico deste link). Tente usar o *ubuntu sem essas correções.

Mas e aí, ao menos você testou se a mesa é reconhecida no *ubuntu 18.04.3?

Sim amigo, eu reinstalei o sistema com o novo Ubuntu, e está funcional assim como era no Windows. :slight_smile: Muito obrigado por tudo e todo o suporte.

1 curtida