Jogos 3D dando lag no meu notebook

Não entendo o que está acontecendo, antigamente os jogos funcionavam normalmente, mas agora está dando lag. Mas entendam, não é aquele lag de quando o computador não aguenta o jogo, mesmo atualmente os jogos rodam lisinho, mas durante apenas por uns 3 ou 5 segundos para então eu experienciar um lag.

OBS: Eu estava achando que este problema era só no Wine, mas percebi que o emulador Dolphin está apresentando os mesmos problemas, fiz o teste agora. É um problema generalizado.

Percebi isso quando eu fui inventar de tentar instalar o D9VK no meu prefixo Wine (e acho que nesta época tentei instalar o Vulkan mais drivers atualizados de uma PPA nessa época), mas além de eu ter deletado o prefixo Wine mais tarde, formatei a partição raiz (não por causa disso, mas por outros motivos).

Percebi uma segunda vez, mas pensei que o motivo tinha sido por causa eu fui inventar de instalar o Vulkan com drivers novos de uma PPA para aproveitar melhor o Lutris, mas depois formatei a partição raiz de novo (para testar o Manjaro, mas logo voltei a minha distro anterior).

Ainda continuo com esse problema e não há nenhuma modificação no sistema, só fiz instalar o Lutris (que não modificou nenhum pacote, só fez instalar novos pacotes) e mais nada, de forma que o sistema está “puro”.

Mas tenho que dizer que apesar de todas as formatações, a /home ficou intacta, de forma que tenho duas hipóteses:

  1. Alguma atualização do próprio *ubuntu ferrou com o suporte a jogos da minha placa de vídeo. Não acredito que seja isso, mas…

  2. Na minha /home ainda deve ter algum arquivo de configuração das modificações que fiz tentando adicionar o suporte ao Vulkan que está confundindo meu driver de vídeo.


Minha placa de vídeo é uma Intel HD Graphics 620, uso o Kubuntu 18.04

Mano, o que pode estar acontecendo é que está falando VRAM, eu tenho esse problema principalmente com jogos nativos, CS:GO, Rocket League e Insurgency, todos ficam rodando bem demais a quase 100 fps e depois de um tempo ficam lagados a 20 fps, no meu caso eu tenho um GTX 750 de apenas 1GB, no seu caso, talvez vc esteja compartilhando só 1GB com a iGPU, vc não tem uma placa de vídeo, vc tem uma GPU integrada, e ela é bem fraquinha pra falar a verdade, se não for isso, provavelmente é o deaempenho dela…

1 curtida

É verdade que minha GPU é fraca assim como meu computador como um todo (não é um computador gamer, sei disso), mas são jogos de mais de 10 anos atrás, um computador com 128MB de VRAM roda tranquilo o GTA. Todos esses jogos estavam funcionando tão bem…

E como você resolveu o seu problema?

Rodei um comando aqui para ver a quantidade de VRAM e diz que tenho 256MB (no Windows só são detectados 128MB). E não, até onde eu vi não tem como por mais memória RAM na GPU através da BIOS.

$ lspci -v -s 00:02.0
    00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation HD Graphics 620 (rev 02) (prog-if 00 [VGA controller])
    Subsystem: Samsung Electronics Co Ltd HD Graphics 620
    Flags: bus master, fast devsel, latency 0, IRQ 127
    Memory at f6000000 (64-bit, non-prefetchable) [size=16M]
    Memory at e0000000 (64-bit, prefetchable) [size=256M]
    I/O ports at f000 [size=64]
    [virtual] Expansion ROM at 000c0000 [disabled] [size=128K]
    Capabilities: <access denied>
    Kernel driver in use: i915
    Kernel modules: i915

Posta a saída do comando: vulkaninfo

Você disse que reinstalou o sistema e usou drivers do PPA, eu tive um problema parecido, no caso, os drivers do PPA não habilitavam mais o Vulkan após a reinstalação.

1 curtida

Não tenho mais o Vulkan instalado, pois formatei a máquina e o driver de vídeo é o mesmo “de fábrica” do Ubuntu 18.04.3.

Tanto até que esse comando nem funciona por motivos óbvios.

.

Também me perguntei se meu sistema tinha mudado pro Wayland sem eu perceber, mas continuo usando o Xorg.

$ echo $XDG_SESSION_TYPE
    x11
1 curtida

No caso, você já ativou o SNA?

1 curtida

Estou culpando minha placa de vídeo, mas estou começando acreditar que o problema está na CPU (embora o driver da placa de vídeo possa ter alguma interferência, não sei). Fiz um teste aqui agora com o Dolphin e “coincidentemente” os lags acontecem quando a CPU sobe em um pico de 80% de uso.

OBS. 1: Esse problema só acontece com jogos.

OBS. 2: Joguei há pouco AssaultCube (jogo 100% nativo) com configurações de vídeo razoavelmente altas e o jogo roda bem em boa parte do tempo, mas de momentos em momentos há uma queda para 40~30 FPS, mas em boa parte do tempo o FPS é de 60







Achei tópicos de pessoas tendo problemas similares, mas ninguém os respondeu:

Eu não conhecia nada a respeito desse SNA. Fui pesquisa e vi que falavam dele lá em 2012 e que hoje em dia ele vem ativado por padrão ao que parece.

.

A propósito, dá uma olhada no post acima. Talvez a resposta problema esteja ali.

Não vem ativado não, em nenhuma distribuição, que eu saiba.

1 curtida

Só estou deixando este link aqui para referência e para eu mesmo consultar depois.

1 curtida

Foi daqui que eu instalei esses pacotes.

Mas como eu já disse, já formatei a partição raiz e não tenho mais esses arquivos, se sobrou algo foi algum ou alguns arquivos de configuração na partição /home.

O problema é que testei um jogo em live-USB (*ubuntu 18.04.3) e ficou com esse travamento, o que me deixa com duas suposições.

  1. Meu hardware tá fu4140, mas o computador não tem nem 1 ano de comprado e está com a temperatura perfeitamente normal. Vou tirar a prova com o Windows(ver comentário no final deste post).

  2. A nova versão do kernel (ou mesa ou seja lá o que for), que já vem no *ubuntu 18.04.3 está dando problema na minha GPU/CPU. Eu poderia testar um *ubuntu 18.04.1 ou 18.04.2 para tirar a prova, mas terei que atualizar o sistema do mesmo jeito, então nem perco meu tempo.




Se não for um problema de hardware, certamente há solução, mas não gosto de ficar futucando no sistema (e essa besteira de ter instalado esse vulkan e novos drivers cimentaram essa posição). Mas, mesmo assim, lerei suas sugestões de solução, entretanto:

Amanhã, quando eu voltar pra casa, vou separar 100GB do meu HDD de 1TB para instalar o Windows 10 sem conexão com a internet (sem internet por causa disto) só para eu jogar meus games com tranquilidade e deixo o resto pro Linux para eu fazer o resto das minhas atividades.

Tirei a prova, formatei minha máquina toda e instalei o Windows numa partição de 100GB (só pra jogar mesmo) e o resto pro Linux (tinha instalado o Linux Mint MATE, mas depois coloquei o instalei o Xubuntu 18.04.3, mas antes de instalar este último deletei todos os arquivos de configuração na /home criados pelo Linux Mint).


O desempenho no Windows está perfeitamente normal. Não é problema de hardware! :smiley:

No *ubuntu 18.04.3, mesmo numa instalação pura o problema persistiu (só fiz um teste com o Mario Kart do Game Cube no emulador Dolphin). O problema vem da atualização do *ubuntu mesmo!
Dois fatos interessantes:

  1. No Xubuntu os travamentos demoram um mais para acontecer. Tudo bem que o XFCE é mais leve, mas a diferença é gritante.
  2. Os travamentos aconteciam em outros momentos também, mas reparei que eles nitidamente ocorriam quando aparecia o efeito de raio. Hmmm…

Não pretendo mexer no meu sistema para ver se consigo fazer minha GPU voltar a funcionar normalmente, Linux é bastante flexível, creio com conhecimento daria para consertar, mas só quero que minha máquina seja capaz de me deixar assistir a vídeos em 1080p e desenhar no Krita sem problemas.

Mas se alguém puder me informar onde exatamente eu posso reportar esse BUG, eu ficaria grato! Passa o link do site, por favor

@Ma-chan trouxe a solução para mim (muito o obrigado, Ma-chan!!!) , parece que esta versão 18.04.03 do *ubuntu LTS trouxe essas questões de segurança dos processadores Intel ativadas, ou se essas mudanças já estavam, então pelo menos essa dica ajudou a mitigar a perda de desempenho trazida por outra coisa da terceira versão do *ubuntu LTS 18.04.







Mas tem algo que necessitei fazer diferente. O site recomenda que eu deixe uma linha do arquivo do GRUB no seguinte jeito:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”quiet splash noibrs noibpb pti=off spectre_v1=off spectre_v2=off l1tf=off no_stf_barrier nospec_store_bypass_disable pr_spec_disable_noexec mds=off mitigations=off”

Entretanto, durante o boot, o sistema diz:

Não foi possível encontrar o comando 'no_stf_barrier' .
Não foi possível encontrar o comando 'pr_spec_disable_noexec' .

Removi esses comandos, deixando assim:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash noibrs noibpb pti=off spectre_v1=off spectre_v2=off l1tf=off nospec_store_bypass_disable mds=off mitigations=off"

Não testei os outros jogos, mas o Mario Kart funcionou muito bem. Deu umas três travadinhas, mas além de eu ter estado com o Firefox aberto (fiz questão de testar o jogo com a memória e processador já em uso porque não dá para perceber o problema com jogos muito leves), está infinitamente melhor do que antes que estava travando a cada 3~5 segundos.

2 curtidas