Problema ao instalar Linux em notebook HP 246 G6

Alguma alma já conseguiu solucionar esse problema ? ódio desse modelo!

A HP tem um longo histórico de problemas com o Linux.

Ao que eu saiba, esse teu 246 G6 tem compatibilidade com o UBUNTU 16.04 (que já vai para o EOL).

E acredito que apenas com imagem instalada pelo fabricante.

Você pode consultar a compatibilidade na página

A pesquisa que eu fiz foi essa :

E também nessa outra

https://certification.ubuntu.com/hardware/201703-25470

já tentou instalar apenas o linux no HD ???

Boa noite,

Desativei a placa Wifi na Bios, os travamentos pararam e hoje tenho instalado o Ubuntu 22.4, rodando perfeitamente.
Efeito Colateral: comprei uma USB wifi.

1 curtida

Pelo que eu já percebi. Alguns notebooks da Samsung, HP e Sony não deixam instalar nenhuma distro Linux. Eu pesquisei algumas coisas a respeito na época em que eu tinha um notebook Samsung e li que esses notebooks vem bloqueados de fábrica pra não aceitarem nenhum outro SO a não ser Windows.
Conclusão da história: passei a diante o notebook da Samsung.

A gente põe no mecanismo de busca “HP”, “G6” e “Linux”, e topa com uma série de queixas na comunidade de suporte da fabricante, exatamente sobre travamentos em qualquer tentativa de instalação de uma distro.

A resposta do pobre-coitado encarregado de dar suporte é invariavelmente irritante: “Esses sistemas não são homologados, então não podemos ajudar”. Lixo tecnoburocrático do pior tipo.

Já digo que um computador que só se dá bem com Windows é, por si mesmo, uma porcaria. Não quero uma tranqueira dessas perto de mim! Até os modelos populares e “baratinhos” Compaq Presario lidam bem com sistemas Linux…

Já que a Samsung foi mencionada, devo dizer que tenho um notebook da linha Essentials, e seu histórico é muito bom quanto a aceitar distribuições de Linux. Hoje, tem instalado o Mint 20.03 Cinnamon, que roda macio. Mas já teve instalados, com bom desempenho, o Kubuntu 21.10, o Arcolinux, o Endeavour OS, o Q4OS e o MX Linux. O único sistema que instalei e me deu problemas foi o RebornOS, que tinha um instalador próprio, meio que beta, e me parece que isso influenciou.

4 curtidas

Mas os notebooks da Samsung, até uma certa data, ainda poderiam aceitar distros Linux como SO. E, baseado em uma pesquisa que fiz, vi em um site que os notebooks da Samsung estariam sendo bloqueados para instalação de outros sistemas operacionais não a nível de BIOS e, sim, através de um chip acoplado a placa mãe do notebook e que a Samsung teria um contrato de exclusividade com a Microsoft. Posso afirmar isso? Não. Mas, baseado na tentativa de instalação de distros Linux (Linux Mint Cinnamon, Linux Mint XFCE, Xubuntu, Ubuntu, PopOS, EndlessOS, Debian, Fedora, ZorinOS e ZorinOS Lite) me leva a crer que o que eu li no site é verdade. Tentei instalar usando tanto Legacy quanto UEFI e não funcionava de jeito nenhum. Dava erro no momento da instalação do sistema.

@ACMM, qual é o modelo da Samsung que está “resistindo” à instalação de distros?

E qual é o site em que afirma que “que os notebooks da Samsung estariam sendo bloqueados para instalação de outros sistemas operacionais etc.”?

Tem uns 3 anos que eu ja me livrei desse notebook, eu só sei que era um Samsung Essentials. E quanto ao site, foram tantos sites, que na época em que eu tentei encontrar solução pro problema eu pesquisei, que eu nem me lembro mais. A única coisa que eu lembro é que não era um site nacional, era tipo um fórum ou algo do tipo. Tinha um nome bem estranho.
Mas, eu cheguei a encontrar essa mesma informação em mais outros três sites estrangeiros, na época.
Em resumo, eu não compro notebooks da Samsung de jeito nenhum. Se eu ganhar um, logo eu procuro um jeito de negociar ele.

Pois então. A linha Essentials é a de meu notebook “titular”. Comprado há dois anos e meio. Aliás, embora encontremos computadores dessa linha ainda à venda, ao que me parece, a linha Essentials foi substituída pela Book.

O meu Samsung Essentials é muito amigável às distribuições de Linux.

Alguém conseguiu resolver ? Comprei um desse e o Fedora 36 trava na instalação também.

Consegui instalar o Debian 11 depois de ler este artigo Installing Linux on HP 246 G6

Fiz a instalação sem internet. Depois conectei o cabo de rede. Aí configurei o espelho de rede e baixei. Baixei esses este firmware: http://ftp.br.debian.org/debian/pool/non-free/f/firmware-nonfree/firmware-realtek_20210315-3_all.deb e bingo!

Agora vou ver se consigo instalar o Gnome 42.

1 curtida

:warning: Na verdade isso aqui está dando ruim

O firmware da Realtek, quando instalado, começa a ocupar rapidamente espaço no meu SSD, e o processador começa a subir o uso para 80%.

Alguém sabe o que pode ser ?

Provavlemente o driver possui erros e está gerando muitos logs ou coredumps em /var/lib/systemd/coredump/ e /var/log/journal , infelizmente não vejo muitas opções de solucionar pois vocẽ precisa do driver o que vocẽ pode fazer é limitar o tamanho dos logs ou tentar resolver o problema com o driver analisando esses logs.

Entendi. Se tiver algum material de como limitar o tamanho desses logs eu agradeceria. Acho que vou tentar de novo neste final de semana.

Eu abri um tópico sobre esse assunto, caso queira comentar lá: Driver wifi realtek rtl8723be está devorando o armazenamento do meu SSD

Seguem as respectivas páginas no freedesktop.

https://www.freedesktop.org/software/systemd/man/coredump.conf.html

https://www.freedesktop.org/software/systemd/man/journald.conf.html

Solução para o problema dos logs: Driver wifi realtek rtl8723be está devorando o armazenamento do meu SSD

Pessoal, consegui instalar o Debian 11 Bullseye e o Ubuntu 22.04! Abaixo é um tutorial de como eu fiz a instalação.

Instalando o Debian 11:

Você provavelmente vai conseguir instalar o Debian normalmente, pois ele não carrega o driver rtl8723be. Sendo assim, complete a instalação usando cabo de rede.

Após a instalação ser concluída, você pode acessar este site do Debian e baixar o firmware da Realtek.

Vamos adicionar nosso usuário ao sudo no Debian:

su -
usermod -aG sudo username
exit

Após isso, reinicie o notebook.

Vamos adicionar uma configuração do pci=noaer no grub. Essa configuração vai impedir que o nosso hd/ssd tenha todo seu espaço consumido em pouquíssimos minutos por causa de logs de erros provavelmente gerados por causa desse firmware. Edite /etc/default/grub e substitua a linha do GRUB_CMD_LINE_LINUX_DEFAULT por isto:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash pci=noaer"

Rode:

sudo update-grub

Por fim, reinicie

reboot

Instale o firmware

sudo dpkg -i firmware-realtek_20210315-3_all.deb

Reinicie e veja se está tudo OK!

Instalando o Ubuntu 22.04:

Desabilite Wireless LAN e Bluetooth na BIOS do HP 246 G6 ( Pressione F10 para acessar a BIOS ).

Conclua a instalação do Ubuntu usando o cabo de rede.

Vamos adicionar uma configuração do pci=noaer no grub assim como fizemos no Debian. Edite /etc/default/grub e substitua a linha do GRUB_CMD_LINE_LINUX_DEFAULT por isto:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash pci=noaer"

Rode:

sudo update-grub

Por fim, reinicie. Você não precisa instalar o firmware, pois ele já vem no Ubuntu 22.04.

Pressione F10 para acessar a BIOS e ative o Wireless LAN e Bluetooth.

Veja se está tudo OK.

Referências:

2 curtidas

Pessoal, eu tive de colocar essa linha do grub da seguinte maneira para funcionar no Fedora 37:

GRUB_CMDLINE_LINUX="rhgb quiet splash reboot=efi,pci pci=nomsi,noaer"
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash reboot=efi,pci pci=nomsi,noaer"