Problema ao executar o instalador do davince resolve na minha máquina com Linux

Olá estou tendo muita dificuldade, esse é um problema muito frustante que estou enfrentando não só no Fedora mas em outras distros, como eu queria aprender a editar vídeos como um hobbie mesmo, optei por instalar o Davince resolve na minha maquina no Linux por parecer mais viável em questão de estabilidade e etc… segui todos os passos para que via na internet,pesquisando em foruns, ajuda com IAs como o chatgpt ou copilot… nem mas o problema sempre persiste!
“Missing or outdated system packages detected. Please install the following missing packages: zlib”.
Eu já instalei TODOS os pacotes que necessários para executar a instalação do DaVince, alguém que tenha mais experiência que eu e saiba como resolver? Preciso da sua ajuda :confused:

Olá @Joao_Str, tudo bem contigo?

O Davinci Resolve é um editor fora do comum, porém, ele é muito exigente com o hardware e o sistema operacional. Tenha em mente que o Resolve é pensado para a indústria de cinema, para rodar naquelas máquinas super-parrudas ou até mesmo em “fazendas” de servidores.

Para usar como hobbie, possivelmente o KDEnlive ou o Shotcut seriam bem mais indicados.

Você pode tentar rodar o instalador do Resolve usando o comando abaixo, lembre de trocar o XX pela versão que você está tentando instalar.

SKIP_PACKAGE_CHECK=1 ./DaVinci_Resolve_XX.X_Linux.run

No meu guia de pós-instalação do Debian tem mais alguns truques para corrigir problemas do Resolve. E se você estiver usando GPUs AMD, vai precisar das configurações extras.

:vulcan_salute:

Olha, se é por Hobby, recomendaria o Kdenlive. Achei ele bem mais simples de usar e mais completo do que o Shotcut. A minha experiência com o Shotcut foi tipo assim:
image

Agora, se faz questão do Resolve, tem o MakeResolveDeb. Esse Script cria um arquivo .deb que pode ser instalado em distribuições baseadas no Debian (Debian, Ubuntu, Mint, ZorinOS etc). Para o MakeResolveDeb são esses os passos:

• Baixar o instalador do Resolve
  • Baixar o MakeResolveDeb
  • Descompactar os arquivos baixados. É bom descompactar o Resolve e o MakeResolveDeb na mesma pasta.
  • Abrir o terminal na pasta onde os arquivos estão baixados. Dependendo do ambiente gráfico, tem um “Abrir o Terminal aqui” no menu de contexto.
  • Instalar o fakeroot
sudo apt-get install fakeroot
  • Dar a permissão de execução ao MakeResolveDeb com um
chmod +x makeresolvedeb_1.7.3_multi.sh
  • Por fim,
./makeresolvedeb_1.7.3_multi.sh DaVinci_Resolve_Studio_19.1_Linux.run

Com isso, será gerado um arquivo .deb que pode ser instalado no sistema. É melhor usar o apt install ./nome_do_arquivo.deb para instalar o arquivo, pois isso pode resolver possíveis dependências.

Ao menos foi assim que eu instalei o Resolve para poder testar ele. Mas ele não funciona muito bem na resolução de 1366x768.

Obrigado, de todo o coração.
Vou seguir esse tutorial mais tarde.