Problema ao digitar: acentos e til não funcionam ao abrir jogos através do Proton - Steam

Boa tarde, pessoal!

Há cerca de um mês, tornei-me usuário de Linux. Instalei o Ubuntu 18.04 em meu notebook, para trabalho, e adorei. Consegui fazer tudo o que queria nele. Sempre tive interesse em experimentar alguma distribuição Linux, e o canal Diolinux foi fundamental para incentivar essa mudança. Percebi que o sistema também poderia ser viável para jogos, e então instalei o Ubuntu 19.10 em meu desktop, que é utilizado praticamente só para jogar. Bem, os jogos realmente funcionaram muito bem! Contudo, estou com um problema estranho. Primeiramente, a configuração do meu computador:

*Processador: Core i5 4670K @ 3.8 GHz.
*Cooler: Deepcool Maelstrom 120T.
*Placa-mãe: Gigabyte GA-Z87-D3HP (BIOS F6).
*Memória: 16GB (4x 4GB) 1600 MHz Corsair Vengeance.
*Placa de vídeo: EVGA GTX 1070Ti SC.
*SSD: Sandisk Plus 240GB.
*HD: Seagate Barracuda 1TB.
*Fonte: OCZ ModXStream Pro 600W.
*Sistema: Ubuntu 19.10 Eoan Ermine (x64).
*Drivers de vídeo: Nvidia 440.59
*Versão Proton: 5.0-5
*Monitor: LG LED IPS 29" 29UM69G-B (Ultrawide 2560x1080p @ 75Hz).
*Mouse: Logitech G402 Hyperion Fury.
*Teclado: Cougar 200K ABNT2.

Meu sistema funciona perfeitamente e os jogos instalados através do Proton também rodam sem qualquer anomalia. Consigo digitar perfeitamente letras com acentos e til em todos os aplicativos e também no Steam chat: á, é, í, ó, ú, ã, ñ. Contudo, ao abrir qualquer jogo que utilize o Proton, tanto o Steam chat quanto o chat do próprio jogo deixam de receber esses comandos. No Steam chat, acentos e til não aparecem (fica apenas a, e, o). No chat dos jogos, aparecem antes das letras (´i, ´e, ~a): testei no Elder Scrolls Online e Super Animal Royale, que rodam via Proton.

O estranho é que consigo digitar perfeitamente em editores de texto, no navegador e qualquer outro lugar. Jogos nativos, como o CS:GO, também não apresentam o problema. Ou seja, o erro é provocado por alguma configuração do Proton/Wine.

Tentei diversas soluções online, como inserir o comando para configurar o teclado em ABNT2 e alterar o Input Method do sistema. Nada resolveu. Gostaria de saber se alguém enfrentou/enfrenta esse problema e conhece a solução. Preciso digitar o tempo inteiro em jogos como os citados e perdi incontáveis horas tentando resolver. Não quero ter que voltar ao Windows 10 por conta de um problema desses. Não sei configurar o Wine dentro do Proton e sequer se o problema pode ser uma simples configuração de língua ou local.

Alguns jogos não suportam caracteres especiais, não sei se é o caso. Tipo eu jogava Robocraft e mesmo rodando nativo no linux/steam não funcionava caracteres acentuados.

1 curtida

@Deleterium Obrigado pela resposta. Mas não seria o caso, pois em ambos os jogos testados (ESO e SAR) eu conseguia digitar os caracteres normalmente quando usava o Windows 10.

Acabei abrindo um tópico no GitHub: Unable to type letters with accents in any game that runs with Proton · Issue #3791 · ValveSoftware/Proton · GitHub

Encontrei também esta discussão no Steam: [FIXED] Can't use accents :: Steam for Linux General Discussions

Se eu encontrar alguma solução, volto a comentar aqui.

1 curtida

Depois de muito batalhar, consegui ficar livre do problema. Ver solução (e discussão) no link do GitHub acima. Basicamente:

1. Inserir o comando: PROTON_DUMP_DEBUG_COMMANDS=1 %command% para o jogo desejado nas configurações de inicialização no Steam;
  2. Rodar o jogo e fechar;
  3. Procurar o diretório /tmp/proton_seunickname;
  4. Clicar com o botão direito e abrir no terminal;
  5. Abrir o regedit digitando ./run regedit nesse diretório;
  6. Navegar até [HKCU\Software\Wine];
  7. Criar uma chave com o nome X11 Driver;
  8. Criar um valor texto com o nome UseXIM e o valor y;
  9. Remover o comando inicial das configurações de inicialização do jogo no Steam;
  10. A pasta em tmp irá desaparecer automaticamente na próxima vez que o sistema for reiniciado.

Caso não funcione, você pode tentar forçar a configuração de locale no jogo: LC_ALL=pt_BR.UTF-8 LANG=pt_BR.UTF-8 %command%

2 curtidas