O Debian 11 cujo nome código será Bullseye, entrou na primeira fase de congelamento se preparando para o lançamento. O termo “freeze” é usado para designar a fase do desenvolvimento onde o foco passa a ser identificar bugs, corrigir os bugs já encontrados e garantir a estabilidade do projeto.
Como o projeto somente lança versões “quando elas estão prontas” não existe uma data oficial de lançamento, mas espera-se que o Debian 11 seja lançado em algum momento próximo a julho deste ano.
Mudanças no Debian 11
Conforme informado em suas listas de discussão, o projeto está gradualmente deixando de suportar oficialmente arquiteturas legadas como o MIPS 32 bits e também algumas versões de softwares que não estão mais sendo ativamente mantidas como: Python 2, Qt4 e KDE 4.
Uma mudança bastante significativa, mas que ainda deverá demorar para ser implementada de forma definitiva, é a adoação do Calamares como instalador padrão do Debian. Já existem imagens disponíveis do Debian Testing com o Calamares incluso, mas tudo indica que não deveremos vê-lo como instalador oficial no Bullseye.
Para poder utilizar o calamares é necessário iniciar a imagem live pelo pendrive e então iniciar o “instalador” na sessão desktop.
O modo Debian de ser
Contando com atualizações de pacotes para as versões LTS ou estáveis dos principais softwares podemos contar com o “jeito Debian” de construir uma distribuição robusta e segura, mesmo que não traga necessariamente os pacotes mais recentes.
O Debian vem com vários aplicativos e ambientes de área de trabalho. Entre outras opções, o Bullseye incluirá os ambientes de área de trabalho GNOME 3.38, KDE Plasma 5.20, LXQt 0.16, MATE 1.24, e Xfce 4.16.
Os aplicativos de produtividade também foram atualizados, incluindo as suítes de escritório:
- O LibreOffice está atualizado para a versão 7.0.x;
- O Calligra está atualizado para 3.2;
- O GNUcash está atualizado para 4.4.
As versões finais podem variar até o lançamento. Você pode procurar por seu software preferido na lista de pacotes do projeto.
Novo tema para desktop
O tema “Homeworld” de Juliette Taka foi selecionado como tema padrão para o Debian 11 ‘bullseye’. Juliette diz que o tema foi inspirado no movimento Bauhaus, um estilo de arte nascido na Alemanha no século XX.
Um pouco sobre performance
O Debian Bullseye deverá chegar com o kernel 5.10.x com os ajustes de segurança padrão do Debian, além de não incluir nenhum driver não livre em sua instalação padrão. Para ter acesso aos drivers e firmwares com restrições de licença será necessário ativar os repositórios ou baixar a mídia “non-free”.
Eu estava utilizando o Debian Testing em minha máquina de produção até o começo de dezembro e não observei nenhum problema de performance, na verdade, eu considero o Debian mais “performático” que o Pop!OS que eu estou utilizando no momento. Mas isso é apenas a minha percepção como usuário, não tenho exatamente nenhum dado para embasar isso.
No meu caso, fui obrigado a migrar porque preciso de alguns pacotes que não estão inclusos no Debian devido a restrições de licença e divergências entre os dev’s como o SCRCPY e o VirtualBox.
Qual distribuição você usa no seu dia a dia? Está ansioso para ativar o modo SDA assim que o Bullseye for lançado?
Deixe um comentário e vamos falar sobre essa distro icônica.