Se o pessoal do Mint quiser atrair mais usuários, terão que melhorar e muito o visual, o padrão é muito feio
Se inspirarem no Deepin é uma ótima ideia
Eu sempre mudo o tema GTK, pois aquele verde é horrível
Design é algo muito importante, quanto mais bonito for, mais atenção irá chamar
Todos precisam se inspirar no deepin, começando pela loja que nenhuma das distros antigas e tradicionais conseguem.
Certamente, a loja do Deepin é muito bonita
A cor é o de menos.
Acontece que o ser humano vive de fazer comparações. Então, quando alguém sai de um Windows 10 e cai em um Linux Mint da vida, pode estranhar. Não que o Mint seja horrível, mas pode dar uma impressão geral de que o sistema não foi feito por mãos profissionais ou que não houve um investimento considerável na interface. Fato é que a maioria das pessoas “compram” uma ideia primeiramente pela aparência; uma avaliação subconsciente que ocorre em milésimos de segundo.
Também sou adepto da simplicidade/xfce, o layout do mint me agrada justamente por ser simples. Outra coisa, DARK!!! Eu jogo dark em tudo, até aqui no diolinux eu uso o dark kkkkkkk
Acho que o linux em geral né, quando a pessoa sai do windows e vai pra qualquer distro linux, ela fica com essa impressão que você mencionou kkkk e querendo ou não, é o tal da coisa, primeira impressão é a que fica… Eu demorei pra largar essa “primeira impressão” quando comecei a usar linux, confesso que até voltei pro windows, só depois que resolvi dar uma segunda chance que a coisa fluiu
Eu também hahaha
Eu até achava o Ubuntu bonitinho (mas não o suficiente para eu não querer modificá-lo). Mas como estava acostumada ao windows, eu achava o painel superior do Ubuntu detestável. Tentei tirá-la na força e adivinha? Consegui a proeza de quebrar o sistema kkkkk Hoje já me acostumei com esse painel, tanto que “adaptei” um no Linux Mint Cinnamon rs Enfim, demora até se acostumar a algo novo, portanto, facilitaria mais se tivesse um design mais polidinho hehe
Como já foi mencionado, não se trata de preconceito mas uma aversão natural criada pelo humano, Windows e MacOS os padrões de mercado oferecem mais “perfeição” no acabamento das suas interfaces.
Tenho de concordar com a frase, os olhos são os primeiros a comer, com isto digo que a interface do Mint tem de se reinventar e olhar para outras interfaces actuais mais bonitas e funcionalmente optimizadas como Deepin e o Plasma.
Numa preferência mais pessoal penso que o mint beneficiaria mudar de verde para azul menta devido a ser um tipo de cor mais padrão e poderia criar mais aceitaçam por parte dos iniciantes, mas certamente envolve um reinventar da própria marca Linux Mint.
Nunca tive preocupação excessiva com aparência. Pode parecer com os Windows antigos, tipo o 3.1, pode parecer um TinyCore ou PuppyLinux da vida, que se o desempenho for bom e eu tiver acesso as aplicações que uso, não estou nem ai.
O Mint, por exemplo, usei por pouco tempo, mas gostava da aparência justamente por ser diferente. Gostei mais ainda quando eles adotaram o tema escuro. As vezes, até uso o conjunto de ícones + tema (o verde mesmo) deles aqui no Debian. Acho que já passou dá hora de a gente ficar vendo apenas aparência. E sem esquecer que, no linux, praticamente tudo é personalizável. Não gosta do verde? É muito simples, apenas mude seus ícones e temas. Existem duas formas super fáceis de fazer isso. Vamos a elas:
- entre no sei diretório /home e crie duas pastas, “.icons” e “.themes”. Para visualiza-las é só usar o atalho “ctrl + h” para exibir diretórios ocultos. Ou ir no menu do seu gerenciador de arquivos e marcas a opção para exibir os diretórios ocultos. No xfce é “ver/mostrar arquivos ocultos”.
- entre na / (raiz) e nas pastas /usr/share/themes e /usr/share/icons. O efeito é o mesmo da dica acima, porém, copiando os ícones e temas para as pastas na raiz, você torna a mudança local e não apenas para o usuário que está logado no momento.
Feito algum dos procedimentos acima, é só entrar em alguma site tipo o gnome-look, xfce-look, box-look etc. e baixar e copiar os temas para as respectivas pastas. Lembrando que, caso queira trocar o tema do ponteiro do mouse, você só precisará copiar os temas para a mesma pasta dos ícones.
https://www.gnome-look.org/
https://www.xfce-look.org/
https://www.box-look.org/
Não é querendo ser chato, porém, acho uma tremenda perda de tempo esse tipo de discussão.
Entendo sua opinião, mas “super fáceis” para quem tem aptidão e curiosidade com tecnologia e gosta de mexer no sistema, né?
Instalei Linux para minha vizinha que é super leiga e não faz a menor ideia do que é tecla “Ctrl” muito menos o que é diretório /home. Como era para uso básico, coloquei um sistema mais parecido com Windows (Xubuntu), personalizei e expliquei o básico, pq sem chances dela saber mexer. Acho que se eu não tivesse deixado tudo pronto, ela teria desistido do sistema e pedido para algum parente instalar o windows que ela já estava acostumada.
Estes dias fiz o mesmo no computador de um amigo, basicamente perguntei o que ele precisava no computador, a resposta foi internet, gmail e netflix, instalei um linux básico, e somente o chromium e criei as aplicações que ele precisava todas rodando no chromium como janelas individuais.
Deixei bem claro que iria instalar linux pois o notebook era bem limitado, apesar disto instalei o cinnamon “que eu particularmente não gosto” e o desempenho foi satisfatório bem melhor que o Windows 7 que estava nele, até tentei utilizar uma versão 32bits, mas o plugin widevine do chromium só rola legal no 64bits, futuramente o instrui a comprar mais um pente de memória de 2GB para complementar os 2GB que já tem, foi a solução que encontrei para um Hardware antigo, o note em questão é um Samsung RV415 AMD-E300 2GB deve ser de meados de 2012 pois já tive um parecido que tinha uma Radeon integrada só dá pra setar a memória máxima para 512MB, até que não teve muitos engasgos, pois o driver gallium funciona bem.
Mas testei pelo menos umas 3 distros e acabei colocando o EndeavourOS básico o desempenho com o XFCE e com o Cinnamon foi praticamente o mesmo.
PS: Não instalei o gnome-shell por ser diferentão do que ele está acostumado, mas também rodou tranquilo, pena que o zorin 32 bits não aceitou o plugin widevine.
Cara, o problema não é poder personalizar ou não, mas sim que muita gente já vai ficar com pé atrás só de ver que o visual não é lá essas coisas.
Coloque um leigo em frente ao Mint e ao Deepin e pergunte qual ele quer usar, muito provavelmente escolherá o mais bonito (o Deepin)
Personalização é simples de se fazer, mas até os temas que vem por padrão no Mint também não são bonitos. E convenhamos, ir num site tipo gnome-look e baixar um tema, extrair para .icons ou .themes na /home não é algo muito simples para um novato
Design é algo muito importante atualmente, e usar um visual defasado não é nada vantajoso
Exato, para nós que estamos acostumados é algo muito simples, mas para um leigo é um pouco complicado
A gente tem que pensar nas pessoas que estão iniciando, pois para elas é algo totalmente novo e desconhecido
Concordo contigo, eu nunca personalizei o Cinnamon, pois não o utilizo mas coloquei um tema claro e um conjunto de ícones bonito e o resultado foi positivo, pois aquele cinza e verde me dá nauseas.
Eu gosto dos temas do PaulXFCE pois funcionam muito bem, utilizei durante muito tempo os temas GNOME-Veteran e o GNOME-PRO, hoje não uso mais pois o Adwaita está bem mais polido, não sou muito de ficar trocando temas o conjunto atual do GNOME me agrada, só sinto falta dos mimetypes, por este motivo estou utilizando o Suru++ por enquanto, até que o adwaita-icon-theme esteja completo como era o gnome-icon-theme.
Não sei como está a compatibilidade deles hoje com o gtk, atualmente pois ví coisas estranhas principalmente nos switches de alguns temas que testei, então acabo ficando com o adwaita mesmo.
Acabei de testar o GNOME-Veteran e está perfeitamente compatível inclusive com o detalhe transparente na barra lateral do nautilus que eu gosto.
Retiro o que disse acabei de achar um bug aqui, como o tema não está atualizado observem o bug na central de controle, essa parte branca aí não deveria existir
GNOME-Veteran:
Adwaita:
Por este motivo e outros você deve verificar a compatibilidade do tema, as vezes coisas mínimas influem em todo funcionamento do ecossistema GTK/GNOME, a CC sofreu algumas alterações no código e alguns temas não foram atualizados.
Eu entendo o que você @Lee e a @Ana falaram. Só que a pergunta inicial do autor não envolvia nível do usuário nem se ia chamar a atenção de um novo usuário para o sistema ou não. Isso ai já é outra discussão. Ele apenas questionou porque as pessoas não tem gostado do tema padrão do Mint. Tudo bem, se o gostar ou não envolve nível de usuário ou um atrativo para a distro, ai já é outra história.
Não discordo completamento do que vocês falaram. Só acho que existem muitas coisas além da aparência do sistema, embora, como eu disse, não veja problemas na do Mint. E, por exemplo, se a pessoa nem sabe mexer no sistema, porque ele iria querer alterar o visual? A maior parte dos usuários acha que isso nem existe, porque no Mac e no Win esse aspecto é muito mais limitado. Entenderam meu ponto? E, se não quiserem instalar os temas e ícones manualmente, existem várias ferramentas que fazem isso de forma gráfica.
A questão é que o Mint usa um tema “inadequado”, verde não combina muito com Sistema Operacional
Um visual “inadequado” como o do Mint pode afastar as pessoas “no primeiro olhar”. E essas pessoas acabam preferindo algo visualmente mais bonito.
Aparência é muito importante pra atrair as pessoas, não adianta um Sistema Operacional ter “mil e uma” funcionalidades sendo que tem um visual “feio”, as pessoas vão ter preconceito com esse Sistema Operacional, por mais funcionalidades que ele tenha
O Deepin, por exemplo, conseguiu muito usuário por seu visual, mesmo que tenha suas desvantagens
Sobre as pessoas leigas: Se o Mint tiver um visual mais “moderno”, poderá atrair mais pessoas do que com esse tema que utiliza atualmente.
Bom, é isso que eu penso, e entendo quem curte o tema atual do Mint
Cara, se puder explicar como fez isso.
Acho uma função bem interessante de saber.
Dá um espiada neste tópico.
Eu dou mais valor no que tem por de baixo do capô, o sistema sendo estável e rodando o que preciso se torna minha primeira opção, não é atoa que agora estou usando o KDE Neon por conta que ele roda todos meus programas sem dificuldades e sem dores de cabeça para instalar, e mexo no KDE o suficiente para ser produtivo no meu dia a dia.
Gosto muito do linux mint cinnamon/matte, mas sempre troco as cores dele, preto com verde n me agrada, mas verde e a cor da logo deles, do site deles, então queiram ou não, o tema padrão deles sempre haverá verde em alguma parte rsrsrs.