Preciso de um bom tutorial para aprender a configurar o i3-gaps

Galera, gostaria de saber onde posso aprender a configurar o i3-gaps, customizar o terminal, e esse tipo de coisa que a galera costuma fazer juntamente com esses gerenciadores de janelas, mas não encontrei pela internet um tutorial em uma linguagem acessível que ensinasse como configurar i3-gaps, bspwm, dwm nem nada do gênero. Tentei pegar uns arquivos de configurações no Github, mas normalmente tem uma lista de arquivos extensas e por eu ser leigo no assunto nem sei onde organizar e nem o que fazem aqueles arquivos.

5 curtidas

Invoco o @Lavrudinho para nos ajudar, também tenho esse interesse.

3 curtidas

O @Lavrudinho poderia fazer um tutorial pra nós, que tal? :thinking: :slightly_smiling_face: :v:

2 curtidas

Então, gravarei um vídeo hoje ou, no máximo, amanhã.
Só estou terminando de ajustar os últimos detalhes aqui.

Sairá em breve lá no canal do Pinguim Criativo.

4 curtidas

Boa 06, assim que sair nos avise, por favor

:laughing:

1 curtida

Espero que o vídeo possa, no mínimo, dar a todos uma base.
Façam pipoca, pq é um filme kkkkkkkkkk.

10 curtidas

Obrigado, @Lavrudinho :v: :slightly_smiling_face:

1 curtida

Eu não acredito que estou presenciando tamanha consideração, porque você não apenas respondeu a pergunta como criou todo o conteúdo que eu precisava, muito obrigado cara; muito obrigado mesmo, tô muito feliz.

3 curtidas

E eu fico extremamente feliz aqui por conseguir ajudar.

Criei esse tópico aqui para que outras pessoas, procurando pelo assunto em questão, possam ser redirecionadas para lá:

6 curtidas

@Lavrudinho ainda não acabei de ver o vídeo todo. De qualquer forma, o conteúdo ficou fantástico! Meus parabéns, acho que é o melhor vídeo com esse tipo de conteúdo sobre o i3 que vi até agora. :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Esses dias estava começando a tentar aprender sobre algum desses “ambientes” mais leves. Instalei o Awesome. Mas, com o vídeo, acho que vou tentar o i3-gaps.

Apenas por curiosidade, você utilizou o dmenu. Acha que ele tem alguma vantagem em relação aos outros, como o rofi, por exemplo? Alias, substitui aqui o Rofi pelo whisker-menu, estou achando mais prático.

2 curtidas

Muito obrigado, @Tuxraldo :heart:
Fiquei até “emocionante” aqui shuahusaa.

Em relação ao dmenu vs rofi, um ser mais ou menos vantajoso do que o outro é muito subjetivo. Eu gosto de ferramentas simples e considero o dmenu mais simples do que o rofi, além de suprir perfeitamente as minhas necessidades. Sendo assim, ainda não vi motivos para substitui-lo.

1 curtida

kkkkkkkkkkkkkkk é porque o i3 é bem simples, como você mostrou no vídeo. Não tem muito fru fru nem nada, é só configurar algumas coisas e usar. O que gostei do vídeo foi isso. Muita gente complica esses passos. E, para quem não tem conhecimento, achei seu vídeo bem interessante, porque é um passo a passo. Você explica a função de alguns pacotes, os instala separadamente, que muita gente pode não saber para que serve.

Uma coisa que você não falou no vídeo, e sempre tive curiosidade, por não conhecer quase nada desses ambientes leve. É se tem como trocar e personalizar os atalhos do i3, ou só podemos usar os atalhos padrão dele?

2 curtidas

Sim, meu intuito foi mostrar o básico, dar uma base para que, a partir dela, as pessoas pudessem continuar conhecendo, aprendendo. Afinal, não dar para mostrar tudo que é possível fazer no i3 em um único vídeo shuashuahusaa.

É possível mudar todos os atalhos lá no arquivo de configuração do i3 sim.

2 curtidas

cara vc explicar muito bem,gostaria que vc fizesse a parte 2,ensinando com instalar o polybar e como colocar blur nas transparencia…

1 curtida

eu consegui graças a esse video, lavrudinho mito

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.