Antes de abrir este tópico, pesquisei para ver se já havia alguma discussão recente sobre o assunto, mas não encontrei nada.
Estou no Linux desde novembro e ainda não me encontrei em relação à suíte office. Tenho uma assinatura ativa do MS Office, mas, infelizmente, ele não funciona no Linux. Na minha opinião, o MS Office é o mais simples e rápido de usar.
Normalmente, tenho utilizado o LibreOffice, já que ele vem por padrão na maioria das distribuições, mas hoje decidi testar o OnlyOffice. A interface dele me agradou bastante, mas a performance me fez desistir em 5 minutos.
Quais suítes office vocês utilizam e recomendam? Para o meu uso diário, o que mais preciso são planilhas.
O problema de fazer essas trocas, é que será necessário passar por uma curva de aprendizado, às vezes uma curva até longa.
Mas você poderia esclarecer quais dificuldades específicas você vem tendo em relação a essas opções testadas. De repente o pessoal pode te ajudar melhor. Se for em relação à interface, o LibreOffice tem uma opção de aparência similar ao da Microsoft, que dá uma facilitada no uso.
Infelizmente não conseguirei te ajudar muito, porque o máximo que uso são as ferramentas do Google. Mas deixo aqui minha opinião sincera: se está de faltando uma função específica que está difícil encontrar em outras ferramentas, não vejo por que não continuar com o que vc já usava e funcionava. Fica muito inviável para você usar um dual boot, por exemplo?
As vezes leio umas coisas aqui no fórum e penso “poxa, mas a pessoa não colocou todas as informações relevantes, me ajude a te ajudar”, aí venho abro um tópico e cada vez que alguém responde penso “que vacilo esqueci dessa informação” rs.
No libreoffice, minha maior dificuldade é em achar as mesmas funções que uso no MS, semana passada precisava imprimir um documento e apanhei, parecia que nunca tinha usado computador na vida.
Então, um dos motivos que me fez vir para o Linux é que não quero mais utilizar software pirata, então não vale a pena.
Toda essa minha aventura de migrar definitivamente para o Linux está me ajudando a ter mais empatia com o “usuário final”, trabalho com suporte e acho que tinha esquecido como as vezes é complicado aprender algo novo.
Acho que vou tentar usar uma e ir aprendendo no dia-a-dia ao invés de ficar no “Office hopping”
Passei por isso uns anos atrás. Na faculdade só tinha libreoffice e eu levava umas duas horas a mais para fazer algo que no da Microsoft levava 5 minutos rs Porém, hoje em dia melhorou demais a interface e um pouquinho do design dos ícones, o que facilita um bocado.
Você poderia continuar no Windows + Office da Microsoft (se for por trabalho, compensa pagar) e os demais softwares open source. Tem muito software open source que funcionam no Windows tbm, sem necessidade de optar por pirataria.
Eu sempre recomendo isso mesmo. Se é da sua vontade realmente mudar para outra opção, a melhor forma é evitar ficar pulando de galho-em-galho e focar no aprendizado de uma coisa só. Nessa etapa, o manual do software em questão, o Youtube e o ChatGPT serão seus melhores amigos hehe
No Linux, não existe suíte de escritório mais completa que o LibreOffice na minha visão. As únicas observações a serem feitas são
Visual datado. Antigamente eu gostava do estilo “Microsoft Office 2003”, mas hoje em dia eu gostaria de um visual similar às outras suítes de escritório modernas.
Sim, eu sei que existe uma maneira de aplicar o visual “estilo Ribbon” no LibreOffice (Menu Exibir => Interface de usuário), mas o visual é muito feio aos meus olhos
Esse não é exclusivo do LibreOffice: Suporte não tão perfeito aos formatos fechados/proprietários do Microsoft Office. Outras suítes de escritório também terão seus problemas de suporte, em certos aspectos o LibreOffice será melhor, em outros o WPS Office terá melhor suporte e para outras features o OnlyOffice conseguirá entregar melhores resultados. É um formato fechado, é de se esperar que outras suítes de escritório que não o próprio Microsoft Office tenham dificuldades de entregar um resultado perfeito. Se você se interessa por esse ponto, talvez você tenha interesse de dar uma olhada neste tópico, é de 2019 e espero que muita coisa tenha melhorado, mas ainda assim acho interessante de se ver.
Como eu disse, o LibreOffice é bem completo, você vê outras suítes de escritório fornecendo apenas um processador de texto, um editor de planilha eletrônica e um editor de apresentações, já o LibreOffice ainda oferece mais coisa como o LibreOffice Base (equivalente ao Microsoft Access) e o LibreOffice Draw (programa de desenho e excelente editor de PDF!). Sem contar que o editor de fórmulas do LibreOffice é bem completo também!
Sendo honesto com você. O Onlyoffice está sendo usado pela Unesco e pela fabricante de motos Honda. Logo, um órgão internacional e uma das maiores empresas estão usado pois o projeto oferece ambiente compartilhado e multiplataforma que roda em computadores antigos a troco de pinga, claro, se compararmos o preço de usar ambientes como o da Google ou Microsoft.
Então, creio que será uma questão de pouco tempo para que toda a Europa e Ásia leste use o Onlyoffice, com isso, Brasil, Argentina e Chile vão começar a usar na parte estatal também. Lhe digo isso pois canais de televisão de cunho estatal na Alemanha, Espanha e Britânia começaram a aderir Linux com o Onlyoffice online para poupar custos.