Preciso de sugestões de Suite Office

Olá a todos!

Antes de abrir este tópico, pesquisei para ver se já havia alguma discussão recente sobre o assunto, mas não encontrei nada.

Estou no Linux desde novembro e ainda não me encontrei em relação à suíte office. Tenho uma assinatura ativa do MS Office, mas, infelizmente, ele não funciona no Linux. Na minha opinião, o MS Office é o mais simples e rápido de usar.

Normalmente, tenho utilizado o LibreOffice, já que ele vem por padrão na maioria das distribuições, mas hoje decidi testar o OnlyOffice. A interface dele me agradou bastante, mas a performance me fez desistir em 5 minutos.

Quais suítes office vocês utilizam e recomendam? Para o meu uso diário, o que mais preciso são planilhas.

2 curtidas

O melhor a fazer no seu caso, é usar a suíte 365 Online, já que tem uma assinatura.

Instalou flatpak ou direto do site?

Esqueci de comentar isso na postagem inicial, no meu trabalho tenho alguns arquivos com senha e o Office online não abre estes arquivos.

Instalei a versão nativa que está disponível no Big Linux, será que a versão flatpak é melhor ou pior?

Flatpak deverá ser mais pesada mesmo, ideal para o seu caso, é usar a versão nativa.

baseado na minha humilde experiencia, planilha do ms office abre melhor no onlyoffice. aliás, o onlyoffice é melhor em compatibilidade que o libre.

1 curtida

O problema de fazer essas trocas, é que será necessário passar por uma curva de aprendizado, às vezes uma curva até longa.

Mas você poderia esclarecer quais dificuldades específicas você vem tendo em relação a essas opções testadas. De repente o pessoal pode te ajudar melhor. Se for em relação à interface, o LibreOffice tem uma opção de aparência similar ao da Microsoft, que dá uma facilitada no uso.

Infelizmente não conseguirei te ajudar muito, porque o máximo que uso são as ferramentas do Google. Mas deixo aqui minha opinião sincera: se está de faltando uma função específica que está difícil encontrar em outras ferramentas, não vejo por que não continuar com o que vc já usava e funcionava. Fica muito inviável para você usar um dual boot, por exemplo?

1 curtida

As vezes leio umas coisas aqui no fórum e penso “poxa, mas a pessoa não colocou todas as informações relevantes, me ajude a te ajudar”, aí venho abro um tópico e cada vez que alguém responde penso “que vacilo esqueci dessa informação” rs.

No libreoffice, minha maior dificuldade é em achar as mesmas funções que uso no MS, semana passada precisava imprimir um documento e apanhei, parecia que nunca tinha usado computador na vida.

Então, um dos motivos que me fez vir para o Linux é que não quero mais utilizar software pirata, então não vale a pena.

Toda essa minha aventura de migrar definitivamente para o Linux está me ajudando a ter mais empatia com o “usuário final”, trabalho com suporte e acho que tinha esquecido como as vezes é complicado aprender algo novo.

Acho que vou tentar usar uma e ir aprendendo no dia-a-dia ao invés de ficar no “Office hopping”

5 curtidas

Faz parte :joy:

Passei por isso uns anos atrás. Na faculdade só tinha libreoffice e eu levava umas duas horas a mais para fazer algo que no da Microsoft levava 5 minutos rs Porém, hoje em dia melhorou demais a interface e um pouquinho do design dos ícones, o que facilita um bocado.

Você poderia continuar no Windows + Office da Microsoft (se for por trabalho, compensa pagar) e os demais softwares open source. Tem muito software open source que funcionam no Windows tbm, sem necessidade de optar por pirataria.

Eu sempre recomendo isso mesmo. Se é da sua vontade realmente mudar para outra opção, a melhor forma é evitar ficar pulando de galho-em-galho e focar no aprendizado de uma coisa só. Nessa etapa, o manual do software em questão, o Youtube e o ChatGPT serão seus melhores amigos hehe

Boa sorte aí!

2 curtidas

No Linux, não existe suíte de escritório mais completa que o LibreOffice na minha visão. As únicas observações a serem feitas são

• Visual datado. Antigamente eu gostava do estilo “Microsoft Office 2003”, mas hoje em dia eu gostaria de um visual similar às outras suítes de escritório modernas.
    • Sim, eu sei que existe uma maneira de aplicar o visual “estilo Ribbon” no LibreOffice (Menu Exibir => Interface de usuário), mas o visual é muito feio aos meus olhos
  • Esse não é exclusivo do LibreOffice: Suporte não tão perfeito aos formatos fechados/proprietários do Microsoft Office. Outras suítes de escritório também terão seus problemas de suporte, em certos aspectos o LibreOffice será melhor, em outros o WPS Office terá melhor suporte e para outras features o OnlyOffice conseguirá entregar melhores resultados. É um formato fechado, é de se esperar que outras suítes de escritório que não o próprio Microsoft Office tenham dificuldades de entregar um resultado perfeito. Se você se interessa por esse ponto, talvez você tenha interesse de dar uma olhada neste tópico, é de 2019 e espero que muita coisa tenha melhorado, mas ainda assim acho interessante de se ver.

Como eu disse, o LibreOffice é bem completo, você vê outras suítes de escritório fornecendo apenas um processador de texto, um editor de planilha eletrônica e um editor de apresentações, já o LibreOffice ainda oferece mais coisa como o LibreOffice Base (equivalente ao Microsoft Access) e o LibreOffice Draw (programa de desenho e excelente editor de PDF!). Sem contar que o editor de fórmulas do LibreOffice é bem completo também!

1 curtida

Sendo honesto com você. O Onlyoffice está sendo usado pela Unesco e pela fabricante de motos Honda. Logo, um órgão internacional e uma das maiores empresas estão usado pois o projeto oferece ambiente compartilhado e multiplataforma que roda em computadores antigos a troco de pinga, claro, se compararmos o preço de usar ambientes como o da Google ou Microsoft.

Então, creio que será uma questão de pouco tempo para que toda a Europa e Ásia leste use o Onlyoffice, com isso, Brasil, Argentina e Chile vão começar a usar na parte estatal também. Lhe digo isso pois canais de televisão de cunho estatal na Alemanha, Espanha e Britânia começaram a aderir Linux com o Onlyoffice online para poupar custos.

3 curtidas

Não existe uma suíte alternativa melhor do que o WPS Office.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.