Preciso de alternativas Linux ao meus programas do Windows

1. Video Downloader, um dos melhores
  2. Geralmente distros acompanham um app para gerir arquivos compactados
  3. Hanbrake
  4. Existe versão para Linux, olhe a loja
  5. De novo, Hanbrake
  6. Tem várias opções, emuladores para Linux é algo que não falta
  7. Shotwell e diversas outras opções
  8. De novo, tem vários
  9. Kdenlive, Shotcut e entre outros
  10. Como disse, geralmente já vem disponível um app para gerenciar arquivos compactados, e descompactar arquivos .rar no Linux é de boas com qualquer um desses.
  11. Tem versão para Linux

Eu realmente tive problemas uns tempos atrás com um HD externo, mas ele já estava dando pau. Mesmo assim, recomendo usar exFAT.

1 curtida

Olha, nunca tentei usar um SSD particionado como um SSD externo, mas eu creio que não deve dar problemas.

Exato, semana passada instalei o LM22 mas ele não montou os meus outros discos de backup que estão em ntfs então desinstalei. Agora uso 3 sistemas win11/biglinux/peppermint.

Sempre usei ssd externo em ntfs e no fedora pelo menos não foi um problema.

Só queria deixar uma mensagem.

Quando alguém vai do android para o iphone, não se espera que as coisas funcionem do mesmo jeito, quando se vai do windows para o MacOs, não se tenta instalar programas e usar o sistema da mesma forma.

Não tente simular oq você faz no windows usando o Linux, pois isso pode causar frustrações, tenta descobrir como o usuario de linux faz isso.

Instalar jogos de windows? Use bottles. Instalar jogos da epic? Use o heroic. Pesquisar novos programas, entre diretamente no flathub ou no snapcraft. Pesquisar como corrigir um problema, fuja do YouTube e procure no google mesmo, não é difícil encontrar threads no reddit ou nos fóruns em como solucionar problemas.
E claro a gente sempre vai estar aqui pra ajudar.

Não fuja do pinguim pq ele é diferente, fique no Linux pq ele pode fazer tudo que você precisa que seu computador faça, do jeito que você quer q ele faça.

4 curtidas

Salve, em uma lista curta:

• 4K tem versão para Linux
  • 7zip é desnecessário instalar geralmente, o que gestor de arquivos compactado do sistema já conta, mas também tem versão pra Linux.
  • Any Video Converter por ser substituído por várias aplicações, o Handbrake é uma das melhores, mas outro simples de usar é FORMAT LAB.
  • Brave tem para Linux
  • Format Factory é o mesmo caso do Any Video Converter.
  • Gens, confesso que não conheço. O que ele é?
  • Existe muitas formas de editar ffoto e inclusive da pra instalar o PhotoScape 3.7 via Snap.
  • Movie Maker pode dar lugar ao VLC sem problemas.
  • Winrar é desnecessário, mesmo caso do 7zip.
  • ZNES, existe versão de Linux também.

Se o Gens e o Project64 forem emuladores, apesar de não saber o nome deles de cabeça, eu sei que tem para Linux também, possivelmente várias opções. Recomendo conferir a lista dos que fazem parte do projeto RetroArch, sempre tem boas opções.

O Zorin OS é uma distro interessante para novatos que tem acesso a todos esses softwares da lista diretamente pela loja de apps.

Boa sorte! :slight_smile:

5 curtidas

Seja bem vindo ao forum,
Queria contribuir com mais 5 centavos.

De modo geral tem muitas alternativas como já disseram eu em particular vim de WIndows e não sinto nenhuma falta não tenho nem dual boot.

Todos os aplicativos de sua lista ou tem o mesmo ou tem muitas alternativas.

Indico você ir para Zorin Os ou Linux Mint vai ser mais simples a transição.

E se precisar de um curso, tem os videos do Gustavo Guanabara sobre Linux Mint que me ajudaram bastante de inicio a entender como tudo funciona.

Boa Sorte! :+1:

2 curtidas

Emulador de genesis.
Captura de tela_2024-10-28_16-01-17
Rodando no wine.

2 curtidas

Como instalar o WINE no Linux Mint?
Acesse a loja de software do Mint, filtre por Synaptic, instale…
Após isso, acesse-o abrindo o Synaptic no menu e pesquise “WINE” e então instale-o…
Agora baixe o executável de instalação do Gens para MS Windows 10 e click 2 vezes no instalador baixado, siga o passo a passo na tela.

Eu instalei o wine uma vez no LM mas no peppermint era mais divertido.

Essa é a versão 9.0
No biglinux eu instalei a versão 9.15

Porque seu terminal esta com essa cara dos anos 70?

1 curtida

kkkkkkk
Esse aí é o “Cool-retro term” que instalei para o peppermint no synaptic

2 curtidas

Eu lembro que primeiras vezes que usei o Wine ele sempre deu essas msg de erro, ai fui pesquisar no google como resolver, me deparei com a informação de que isso nem sempre é erros.

1 curtida

Eu indicaria o Bottles ou o Lutris em Flatpak. Ao menos o Wine fica mais separado do sistema.

2 curtidas

Tem driver para Windows do BTRFS:

1 curtida