Boa noite.
Atualmente, estou à procura de alguma alternativa ao não tão bem sucedido Windows 11. Principalmente, depois que o meu PC deu problema na placa, acredito eu, que devido ao uso de um OS tão pesado e problemático. Ainda mais, em se tratando de um dispositivo simples.
Já pensava em fazer isso, meses atrás. Mas por falta de tempo entre outros, acabei adiando.
Recentemente, agora com mais tempo disponível, fiz uma pesquisa e vi que o Linux Mint parece ser basicamente oque eu procuro. Pois, eu quero um OS que seja similar ao Windows no seu uso, mas sem tantos recursos que parecem inúteis em segundo plano, a possibilidade de uma menor privacidade (principalmente agora, com inclusão de IAs) e todo aquele uso desnecessário de recursos.
Contudo, não quero mudar sem saber se de fato me vai ser viável devido à algo que me assola, em se tratando do Linux: Terminal
Poderia alguém por favor, me confirmar se o Linux Mint (pode ser algum outro, também) me permite de fato usar o PC sem a necessidade do uso quase que constante do Terminal/CMD?
Vale acrescentar (se é que ajuda) que eu só jogo via emuladores e que meu uso de programas se limita aos listados, abaixo:
- 4K Downloader
- 7Zip
- Any Video Converter
- Brave Browser
- Format Factory 2.6
- Gens
- Photo Scape 3.7 e Photo Scape X
- Project 64
- Windows Movie Maker
- Winrar
- ZSNES
Sei que alguns desses programas parecem ser ser exclusivos do Windows. Contudo, li algo sobre a possibilidade de “emular” eles no Linux.
Confere?..
Pra fechar, faz alguns anos que li num fórum sobre a impossibilidade de abrir armazenamentos NTFS nas plataformas Linux.
Isso, é um mito ou verdade?
Tenham todos um bom domingo, e obrigado desde já pela ajuda.