BTRFS para Windows

Que maneiro! Funciona bem? Está estável?

Aparentemente sim. Consigo abrir normalmente os arquivos que estão no LMDE no Windows.

1 curtida

@rapoelho Parece que o driver não da suporte a Journaling, a segurança deste driver é baseada apenas em verificação hash e snapshot.
O BTRFS tem varias tecnologias modernas de proteção de dados, mas esse driver esta um tanto capado, ele não suporta ainda todos os recursos de segurança disponível no BTRFS.

É apenas um driver para você poder acessar os seus arquivos do Linux no Windows. Tipo aquela coisa de “Putz, preciso de um arquivo importante, mas ele está no Linux… vou acessar a partição do Linux e usar esse arquivo”.

Para situações básicas como essa, esse driver é funcional.

1 curtida

Oxi, pelo que eu vi do repositório, a lista de recursos está bem grande, e a lista de faltante são poucos itens. Suporta até continuar um “balance” que começou no linux, me parece bastante promissor. Sobre journaling não vai ter mesmo, porque o btrfs usa COW, e a integridade dos dados é confirmada pelo checksum dos chunks. O checksum está na lista de suporte, inclusive novos algoritmos do kernel 5.5. Pena que eu não uso o windows para testar, pois parece uma boa alternativa para partições de acesso mistas.

O ideal seria ver qual suporte está melhor, se o ntfs-3g no linux, ou esse btrfs para windows.

3 curtidas

Rapaz, ne verdade que o btrfs não tem implementação de Journaling, o COW é incompatível com Journaling? @Deleterium

Fonte: Introduction — BTRFS documentation

1 curtida

Então @kalebepsouza mas a autocorreção para funcionar o driver tem que dar suporte, o cara que esta portando o driver do Linux para o Windows se ele quiser ele pode falar, a não vou portar isso porque eu não quero usar meu tempo fazendo porte do código de autocorreção.
Mas da hora essa iniciativa de portar o BTRFS para o Windows, mas o porte ainda não esta terminado, no readme do git esta como “TODO” o que ainda não foi portado mas que será portado no futuro.

1 curtida

Não vi nada sobre a falta de checksum. O ‘fs-verity’ é outra coisa, é um tipo de assinatura nos arquivos para garantir que eles são apenas leitura. Já na implementação feita consta até “New checksum types (xxhash, sha256, blake2) (Linux 5.5)”, então se já tem checksum com sha, o padrão que é CRC, bem mais simples, já deve estar implementado. Digo até que se ele não implementar o checksum não poderia adicionar suporte de escrita ao sistema de arquivos, pois o checksum não é usado apenas para verificar arquivos, mas também pra garantir que os chunks de COW estão válidos. Seria o equivalente a validar o journal no ext4.

3 curtidas

Eu tava falando no btrfs como system file usando no Linux mesmo.

1 curtida

Então, o usuário do repositório tem todo o código fonte de BTRFS e suas ferramentas licenciada com uma licença de software livre, isso significa que ele pode modificar o código fonte e apenas terá que deixar o código fonte das modificações no driver e suas ferramentas disponível publicamente, ou seja a licença do BTRFS permite ele usar todo o código do mesmo no seu porte para o Windows, isso é a liberdade que nos da o software livre.

Se ele vai portar a autocorreção eu não sei, porque ele não escreveu nada no readme.