Preciso de recomendações de alternativas ao ZorinOS. Tive uma experiência muito ruim com ele: quando saí do Windows e migrei para o ZorinOS, no começo tudo estava funcionando bem e eu conseguia fazer tudo normalmente. No entanto, com o tempo, o Zorin começou a travar, congelar e até bugou os ícones. Tentei várias soluções, mas nada resolveu. Decidi mudar de distribuição e pensei no Fedora, mas estou em dúvida se ele é realmente estável e se vai atender ao meu uso, que inclui jogar alguns jogos como Roblox e navegar na internet. Alguém tem alguma sugestão de distro que seja boa para isso?
é provável que seu problema tenha relação com pacotes mais antigos, imagino que seu hardware seja recente, o Fedora é uma boa idéia, o Mint Atual também, outras possibilidades estão no OpenSuse Tumbleweed e se for um pouco aventureiro um Manjaro.
Boa noite. Que pena que nao deu pra ti no Zorin. Ate onde eu sei, porem Roblox nao roda no Linux por uma questao do anticheat bloquear. Se for vital pra voce, vai ter que usar o Windows.
Toda distro eh boa pra tarefas normais, though. A minha recomendacao hoje eh o Debian 12, estavel e funcional. Vai ligar a maquina todo dia e as coisas vao estar la do jeito que precisa. Eh meio chatinho de instalar, though.
Fedora tambem eh uma boa opcao, mas eu prefiro o OpenSUSE Tumbleweed se for pra usar distros baseadas em RPM (um estilo de pacote de software no Linux).
Roblox atualmente funciona no Linux por via de um ““emulador”” (não sei qual seria o termo correto) chamado Sober, na minha opinião não perde em nada pro Roblox no windows, pois os fps pode ser até maior dependendo do jogo.
Ah sim, eu nao tinha essa informacao. Sendo assim, procure uma distro que rode esse emulador com facilidade. Boas recomendacoes sao Debian, Fedora, OpenSUSE e Artix Linux (Arch sem um negocio chamado systemd, e que ja vem com um desktop instalado).
- Debian: software mais antigo, porem eh bem estavel
- Fedora: pacotes bem mais novos, mas nao a ponto de ficar instavel o sistema
- Artix: agora independente do Arch Linux, traz um rolling release decente e estavel, e ja vem montado pronto pro uso.
Baseados em debian/ubuntu: MXLinux, Pop!_OS, Linux Mint.
linux mint cinamon
Fedora kde
EndevourOS kde
Qual desses você usaria?
Me interessei no que é baseado no arch, parece ser interessante.
Hoje iria instalar o Zorin… deu tela preta e fui de Mint. Gostei, fiquei feliz com a escolha. É ótimo para quem está iniciando!
Por questoes de facilidade de instalacao e manutencao (leva o usuario pela mao e tem muito pacote disponivel), usaria o Linux Mint.
Por ser um usuario intermediario, com certa experiencia em Linux, usaria o Debian 12 no momento por conta dos meus programas de Wine que preciso rodar e nao consigo fazer em outra distro que nao seja baseada em APT. Estou tentando uns metodos, mas ate agora nada. Do contrario, usaria Artix Linux. Tenho instalado em uma VM, eh muito bom.
PS: systemd nao eh necessariamente algum ruim, nao dentro do Linux. Ele so nao funciona no BSD, aparentemente, e tem umas questoes filosoficas envolvidas. Se isso nao te importa, entao use sem problemas. Porem, o Artix ja vem pronto, e esse negocio de init system eh detalhe irrelevante pra quem so vai ligar o pc, navegar, jogar, e depois desligar. E repetir o processo em outro dia.
Ja viu aquele programa chamado gameimage que empacota jogos de windows com wine em uma flatimage “hibrido de appimage com flatpak”? uso ele para empacotar jogos apesar do nome ser game ele tambem funciona para aplicativos. que vc pode rodar em qualquer pc ate de um pendrive.
O dev e BR tambem.
Boa recomendacao, vou checar!
Pop!_OS: baseado no Ubuntu como o Zorin, porem mais atualizado
Manjaro: baseado no Arch, distro bem atualizada e amigável
Mint: tambem baseada no Ubuntu, usaria como terceira opção
Cara, eu sempre indico esses para quem gosta de uma boa interface:
- PopOS
- Fedora
- OpenSUSE
- TigerOS
Se você quer produtividade, indico esses:
- PopOS
- Fedora
- Ubuntu
Boa noite
Você pode tentar com o biglinux que é baseado no manjaro.
Para aqueles que gostam de jogar é só instalar e jogar.
Antes de baixar a distro se for de seu agrado escolha a versão da distro pois existe 3 tipos diferentes que são com Kernel 6.1, Kernel 6.6 e Kernel 6.10
Escolha quais podem ser compatíveis com sua máquina e boa sorte!!
Uma infinidade de nomes. Boa sorte.
Vai de ubuntu, é pratico e está bem estavel, eu estou utilizando a versão 24.04 em um notebook DEll 3583 processador i5 de 8° geração e esta bem fluido, fora que você consegue encontrar uma gama enorme de material na internet para solucionar eventuais bugs.
As distros mais próximas do Zorin OS em proposta e características são o Linux Mint e o Linux Lite. Estas duas também têm o Ubuntu como base e são organizadas para a experiência do usuário ser muito prática. Oferecem, inclusive, recursos próprios que aumentam a praticidade em relação à base Ubuntu.
Recomendo q vc use o Debian 12 stable mesmo, e rapido, MUITO estavel e simples, se precisar de apps mais recentes, usa apps em flatpak
Vai depender do quanto você já está familiarizado com o Linux, ou o quanto deseja se aprofundar também, pois as mais estáveis, às vezes dependem de um pouco mais de conhecimento pra configurar algumas coisas.
Minhas recomendações seriam:
Mais amigáveis:
- Kubuntu (minha distro atual)
- Ubuntu
- Linux Mint
- Big Linux
Mais estáveis:
- Debian
- Fedora
- OpenSuse Tumbleweed
O ideal é testar cada uma delas e ver qual te atende melhor, seja instalando ou conhecendo no modo live (o que dá pra ter uma noção somente). Só na prática mesmo.
ZorinOS é bom mas me parece que esses bugs nele vem do Gnome dele ser um pouco antigo. Tbm tive problemas. Fedora ou BigLinux vai atender.
Big é mais fácil de usar, principalmente para os brazukas. Para mim o Big é o “Manjaro melhorado”.
O Fedora tem atualizações constantes e é mais “crú”. Uso Fedora KDE que é por ser KDE é menos “crú”. Tenho Roblox aqui para meu filho jogar de vez enquando. Além de Steam, e emulador de PS2 e PS3.