Sou Iniciante no Mundo Linux e queria ajuda para escolher uma distro linux
#Uso
ºApenas Para Programação
#Config-PC
ºIntel® Celeron(R) CPU J1800 @ 2.41GHz
ºRam-1,8 GiB
ºIntel® HD Graphics
ºHd - 320,1 GB
(Distro Atual -Ubuntu 20.04.2 LTS)
Sou Iniciante no Mundo Linux e queria ajuda para escolher uma distro linux
#Uso
ºApenas Para Programação
#Config-PC
ºIntel® Celeron(R) CPU J1800 @ 2.41GHz
ºRam-1,8 GiB
ºIntel® HD Graphics
ºHd - 320,1 GB
(Distro Atual -Ubuntu 20.04.2 LTS)
O importante aqui não é a distro, mas a interface, já que vc tem pouca RAM… escolha alguma com XFCE, LXQt ou MATE que sua experiência deve melhorar
Olha só! É exatamente o mesmo que o meu!
Uma distro que eu recomendo pra programar é o Debian. Mas se você é iniciante no Linux eu não recomendo muito ele. Só que o Ubuntu também é uma boa opção pra você programar.
Então recomendo que você use assim como o @Rodrigo_Chile falou, use o Lubuntu ou o Xubuntu que são flavours mais leves dele. (Recomendo o Lubuntu!)
Você me recomenda alguma versão especifica do lubuntu ou pode ser a mais atual ? Fico Grato pela resposta
Pode ser a mais atual, Eu já usei ele como distro principal e é bem rápido. Veja abaixo outras opções.
Opções (que eu recomendo):
Testa e decida, cada um aqui vai te recomendar o que achar melhor, so que a interface tem que ser leve, um XFCE, LXDE, LXQT ou um WM.
Manjaro ou Mint, com XFCE, I3 ou XFCE+I3(ideal)
O Raspbian é levíssimo (com LXDE muito customizado) e vem com um monte de ferramentas para programadores. E ainda está disponível em versão 32 bits.
No site oficial está sendo chamado de “Debian with Raspberry Pi Desktop”:
Lubuntu, Xubuntu ou Lubuntu. São distros mais leves pra esse seu hardware.
É verdade, numa série onde testavam distros num atom de 2gb de ram, o Raspbian foi o escolhido.
Linux Mint XFCE ou Mate. Sendo iniciante, o Mint vai lhe ajudar muito nisso, tanto pela interface mais organizada, quanto pelas facilidades que ele traz consigo.
Essa mesmo. @Kaik-Junior
No seu caso, recomendo formente o Linux Mint Xfce.
A distro Linux Mint usa a base Ubuntu, mas eu a considero mais indicada para usuários com pouca experiência com o Linux do que as flavors oficiais do Ubuntu (como Xubuntu e Lubuntu).
Das interfaces mais leves, a Xfce é a mais moderna e é a minha primeira opção para computadores modestos, como o seu. Existem opções ainda mais leves, mas essas têm bem menos recursos (ex: LXDE) ou ainda não estão tão maduras (LXQt).
Quando você estiver mais experiente, uma coisa que você pode tentar é fazer uma instação mínima do Ubuntu (usando a mini.iso) e depois instalar o xorg (ou wayland), um gsetor de login (display manager) da sua escolha, e um ambiente gráfico (desktop environment) da sua escolha. Isso deve reduzir bastante seu consumo de RAM (se comparado a usar uma distribuição completa, como o Linux Mint ou Xubuntu). Mas você terá que instalar manualmente TUDO que for precisar usar, até mesmo browser de internet, gestor de arquivos zip,. etc. Então só recomendo essa abordagem para quem já tem bastante experiência com o Linux.
Essa mesmo. Já a experimentei em meu netbook com Atom e 1 Giga de RAM, e funcionou muito bem. O LXDE está bem trabalhado aí ─ eu diria até que equivale ao trabalho com o XFCE que a gente vê no Zorin Lite.
A ISO é grande porque vem com uma pá de ferramentas de programação. Várias são educacionais.
Ele mesmo
, é que eu esqueci o nome dele.
Tem algum site onde posso encontrar, os arquivos para customizar ?Fico grato pela ajuda
Fiquei com dúvida: o que você pretende customizar?
Queria deixa-lo parecido com o big Sur como :Dock legal a barra de tarefas,area de notificaçoes,icons