Sou Iniciante no Mundo Linux e queria ajuda para escolher uma distro linux
#Uso
ºApenas Para Programação
#Config-PC
ºIntel® Celeron(R) CPU J1800 @ 2.41GHz
ºRam-1,8 GiB
ºIntel® HD Graphics
ºHd - 320,1 GB
(Distro Atual -Ubuntu 20.04.2 LTS)
Sou Iniciante no Mundo Linux e queria ajuda para escolher uma distro linux
#Uso
ºApenas Para Programação
#Config-PC
ºIntel® Celeron(R) CPU J1800 @ 2.41GHz
ºRam-1,8 GiB
ºIntel® HD Graphics
ºHd - 320,1 GB
(Distro Atual -Ubuntu 20.04.2 LTS)
O importante aqui não é a distro, mas a interface, já que vc tem pouca RAM… escolha alguma com XFCE, LXQt ou MATE que sua experiência deve melhorar
Olha só! É exatamente o mesmo que o meu!
Uma distro que eu recomendo pra programar é o Debian. Mas se você é iniciante no Linux eu não recomendo muito ele. Só que o Ubuntu também é uma boa opção pra você programar.
Então recomendo que você use assim como o @Rodrigo_Chile falou, use o Lubuntu ou o Xubuntu que são flavours mais leves dele. (Recomendo o Lubuntu!)
Você me recomenda alguma versão especifica do lubuntu ou pode ser a mais atual ? Fico Grato pela resposta
Pode ser a mais atual, Eu já usei ele como distro principal e é bem rápido. Veja abaixo outras opções.
Opções (que eu recomendo):
Testa e decida, cada um aqui vai te recomendar o que achar melhor, so que a interface tem que ser leve, um XFCE, LXDE, LXQT ou um WM.
Manjaro ou Mint, com XFCE, I3 ou XFCE+I3(ideal)
O Raspbian é levíssimo (com LXDE muito customizado) e vem com um monte de ferramentas para programadores. E ainda está disponível em versão 32 bits.
No site oficial está sendo chamado de “Debian with Raspberry Pi Desktop”:
Lubuntu, Xubuntu ou Lubuntu. São distros mais leves pra esse seu hardware.
É verdade, numa série onde testavam distros num atom de 2gb de ram, o Raspbian foi o escolhido.
Linux Mint XFCE ou Mate. Sendo iniciante, o Mint vai lhe ajudar muito nisso, tanto pela interface mais organizada, quanto pelas facilidades que ele traz consigo.
Essa mesmo. @Kaik-Junior