Preciso de ajuda relacionado a qual distro é a mais fácil durante o processo de migração de Sistema Operacional (SO) Windows para Linux.
Já tive algumas experiências com Ubuntu e Mint, porém o que me fez voltar novamente ao Windows é a necessidade de utilizar comandos no Terminal, sendo que não tenho conhecimento algum nesse programa.
Eu simplesmente aplicava Ctrl+C Ctrl+V nas linhas de comando que encontrava no Google relacionados principalmente a instalação de alguns programas, porém não tinha conhecimento algum sobre aquela linha de códigos (isso gera uma sensação horrível).
De acordo com meu convívio com Windows, normalmente instalações e desinstalações são em sua maioria através de interface gráfica, já no Linux muitas coisas ainda demandam linhas de comando.
Levantei a necessidade de migração pois meu hardware é antigo (notebook Dell Vostro 1520, serie lançada no ano 2009) se tornando difícil de acompanhar as atualizações do Windows 10.
Agradeço àqueles que puderem me auxiliar na escolha da distro
Acredito que o Zorin Lite seja uma boa alternativa. Ele é leve e geralmente não precisa de muita manutenção, além de ser parecido com o Windows. Você usava o terminal para fazer o que? Pode ser que tenhamos alguma forma mais fácil de te ajudar a fazer as coisas.
O Linux tem essa fama de “necessidade de uso do terminal” porque a comunidade construiu isso. Há o hábito de ficar sugerindo a utilização do terminal a novatos sem sequer mencionar que existem ferramentas gráficas para realizar o mesmo trabalho. Isso ocorre porque diversas pessoas consideram o terminal mais fácil ou prático.
Na maioria das situações, em distros amigáveis, não existe “necessidade” de usar o terminal. Aqui no meu Manjaro KDE, por exemplo, nem me lembro a última vez em que usei o terminal, se é que usei alguma vez em minha última instalação. A loja de aplicativos (Pamac GUI) permite fazer tudo, e não vejo a necessidade de usar o terminal (muito embora pudesse).
Qual é o hardware exato do seu laptop? A princípio, se o hardware suportar, recomendo sem dúvidas o ZorinOS Core. É um sistema muito bonito e amigável.
Hoje as distros linux são, em grande parte, amigáveis ao usuário iniciante, incluindo o Linux Mint.
É um equívoco (mito) achar que é necessário o uso do terminal para utilizar o sistema. Eu sempre uso distros baseadas em Debian/Ubuntu em 99% do tempo eu não preciso de terminal (às vezes eu uso porque gosto, pq estou aprendendo e, no fundo, é mais prático). Meu uso de computador é muito básico e eu nem se quer sou da área de tecnologia (sou da área da saúde) e consigo me virar muito bem com sistemas linux.
Independente da distro que te indicarem aqui e de qual você escolher, passe um tempinho explorando o sistema e aprendendo sobre ele. Te garanto que você vai encontrar uma forma de resolver praticamente tudo que precisa através da interface gráfica: configurações, instalação/desinstalação de programas, etc.
Outro ponto para você considerar, é o fato de possuir distribuições como o modo live disponível. Basicamente você pode iniciar a distro sem necessidade de instalar, somente para conhecer como ela funciona durante aquela sessão e isso é uma mão na roda, pois você pode ter mais ou menos a ideia de como pode ser o desempenho, se você terá dificuldades ou não e por aí vai.
Na verdade, não mais. Hoje em dia as coisas estão mais amigáveis com as lojas de cada distro. Esse lance de terminal para lá, terminal para cá, é coisa mais da antiguidade, de alguns anos atrás. Você usa o terminal SE QUISER e se considerar viável.
Você pode testar distros como:
Pop!_OS
Zorin OS
Linux Mint
Ubuntu
Fedora
Manjaro
Big Linux
Essa é uma pequena lista de sugestões para você. Você pode testar todas elas de uma só vez, caso deseje. Pra isso, você pode utilizar o Ventoy como boot em seu pen-drive. É uma mão na roda.
Hoje em dia você só usa o terminal se realmente quiser ou precisar em um caso muuuito especifico. O ubuntu, Linux Mint, Zorin dispensam o uso do Terminal para instalar o pacote de um programa ou atualizar o sistema, fazer um backup pois todos os softwares necessários pra essas funções estão lá de modo grafico, sem contar o fato de você poder ir direto no site do programa e instalar por lá mesmo como fazemos no Windows. Como você já citou que já tentou usar o Ubuntu e Mint vai de Zorin.!
Olá @marshallishere, muito obrigado pelo feedback.
Essa distro Zorin eu não conhecia.
Já tive contato com Ubuntu e Mint.
Os comandos no terminal que utilizei na época era para tentar instalar alguns drives e também para tentar compatibilidade do Wine com programas Windows.
Localizava algo pronto na busca do Google, copiava e colava mas sem conhecimento alguns dos comandos, isso me traz incômodo em não saber o que está acontecendo.
Vou me informar sobre essa distro que mencionou.
Agradeço o suporte
Geralmente o Ubuntu e derivados (Mint, Zorin etc) tem instalações de drivers gráficas, provavelmente será mais simples. Quanto ao Wine existe um app chamado Bottles que visa facilitar o uso de apps Windows no Linux, pode instalá-lo pela loja de apps ou pelo Flathub. Se tiver algum problema, estamos aqui .
Não conheço Zorin, Pop!_OS, e outras que os colegas ultimamente passaram a recomendar. – Por isso, não posso recomentá-las, nem des-recomendá-las.
O que posso recomendar – por experiência própria – é:
Mantenha o Windows em dualboot, e vá montando um novo workflow no Linux. – Provavelmente, será um pouco diferente do seu workflow no Windows. – Não adianta tentar fazer “tudo igual”, pois são sistemas diferentes, com ferramentas diferentes. – Só delete o Windows, depois que você puder fazer todas as suas tarefas no Linux. – Ou não delete, se achar que vale a pena manter o Windows para algumas coisas específicas.
O Mint Cinnamon é bastante “amigável” para quem está habituado ao Windows. – É o que eu costumava recomendar, nesse caso.
Conforme os amigos já disseram, não há necessidade de usar comandos no Terminal – Você pode fazer quase tudo, só na interface gráfica.
No começo, só raramente eu usava comandos no Terminal – e usava os recursos man (manual) e --help para entender os comandos que os blogueiros ensinavam:
$ man COMMAND
$ COMMAND --help
… antes de executar qualquer comando na base do CTRL+C / CTRL+V.
Só depois de alguns anos, comecei a preferir alguns comandos (em vez dos aplicativos de interface gráfica), para algumas tarefas – mas só após entender o que significavam – e com o tempo, mais e mais comandos.
Olá @marshallishere, muito obrigado pelo feedback.
Essa distro Zorin eu não conhecia.
Já tive contato com Ubuntu e Mint.
Os comandos no terminal que utilizei na época era para tentar instalar alguns drives e também para tentar compatibilidade do Wine com programas Windows.
Localizava algo pronto na busca do Google, copiava e colava mas sem conhecimento alguns dos comandos, isso me traz incômodo em não saber o que está acontecendo.
Vou me informar sobre essa distro que mencionou.
Agradeço o suporte texto em negrito
Olá @KairanD , obrigado pelo feedback!
A última vez que tentei usar Linux foi em meados de 2020, com o Mint, porém não consegui seguir em frente devido a dificuldade com o terminal.
Não me recordo se nessa época existia a loja de apps.
Meu hardware é o seguinte:
Notebook Dell Vostro 1520
SSD 120GB
Memória 4GB DDR2
CPU Intel Core 2 Duo T6670 2,20GHz
Minha utilização do Linux seria para aplicações mistas: editor de texto e planilhas, arquivos CAD (equivalente a AutoCAD), arquivos vetoriais (equivalente a Illustrator), editor de imagens (equivalente Photoshop) e programas de cálculos de engenharia (equivalente a Matlab).
O Linux é um sistema operacional muito bom, porém assim como Windows, possui suas particularidades.
Eu gostaria de aprender a utilizar o terminal, pois muitos relatos que já vi na Web informam que ele agiliza muito o trabalho (em alguns casos), mesmo que a versão gráfica esteja disponível.
Saberia me indicar algum curso ou vídeos que exploraram o lado do terminal?
A última vez que tentei utilizar foi meados de 2020 com o Linux Mint.
Tive que recorrer ao terminal para tentar instalar alguns programas para rodar no Wine, mas todos os comandos tive que recorrer ao Google no Ctrl+C Ctrl+V (eu não entendia nada o significado dos comandos).
Vou tentar novamente agora em 2023 em alguma dessas distros que estão sugerindo.
Que bom que a utilização do terminal atualmente se tornou opcional, para usuários que estão migrando do Windows isso é realmente muito bom!
Não sou da área de TI ou áreas relacionadas (sou da engenharia elétrica), por isso não conheço a linha de programação usada no Terminal, porém tenho interesse em aprender.
Saberia me indicar cursos ou vídeos que ensinem o uso do terminal?
Olá. Vendo seu post amigo me fez lembrar quando comecei a usar o linux a quase 10 anos atras, foi em um curso técnico e mesmo não terminando o curso me apaixonei pelo linux tudo era novidade para mim e depois de vários tópicos e posts fui aprendendo sobre esse sistema incrível. Sobre o terminal como o pessoal disse a maior (se não todas) as coisas pode ser feita sem uso do terminal com exceção de algumas distros mais difíceis como: Arch, SlackWare e Gento, que precisam usar mais a linha de comando. Eu não sou da área de ti e me viro bem mas nem sempre foi assim e acredite eu erro algumas coisas em tudo. Quanto ao Mint é uma boa distro assim como as outras que o pessoal sugeriu. Não tenha pressa em aprender sobre o terminal vai com calma logo você s e acostuma com ele. Espero ter ajudado e peço desculpas se disse alguma coisa errada sobre as distros… Estou por fora de tudo .