Preciso de ajuda relacionado a qual distro é a mais fácil durante o processo de migração de Sistema Operacional (SO) Windows para Linux.
Já tive algumas experiências com Ubuntu e Mint, porém o que me fez voltar novamente ao Windows é a necessidade de utilizar comandos no Terminal, sendo que não tenho conhecimento algum nesse programa.
Eu simplesmente aplicava Ctrl+C Ctrl+V nas linhas de comando que encontrava no Google relacionados principalmente a instalação de alguns programas, porém não tinha conhecimento algum sobre aquela linha de códigos (isso gera uma sensação horrível).
De acordo com meu convívio com Windows, normalmente instalações e desinstalações são em sua maioria através de interface gráfica, já no Linux muitas coisas ainda demandam linhas de comando.
Levantei a necessidade de migração pois meu hardware é antigo (notebook Dell Vostro 1520, serie lançada no ano 2009) se tornando difícil de acompanhar as atualizações do Windows 10.
Agradeço àqueles que puderem me auxiliar na escolha da distro
Acredito que o Zorin Lite seja uma boa alternativa. Ele é leve e geralmente não precisa de muita manutenção, além de ser parecido com o Windows. Você usava o terminal para fazer o que? Pode ser que tenhamos alguma forma mais fácil de te ajudar a fazer as coisas.
O Linux tem essa fama de “necessidade de uso do terminal” porque a comunidade construiu isso. Há o hábito de ficar sugerindo a utilização do terminal a novatos sem sequer mencionar que existem ferramentas gráficas para realizar o mesmo trabalho. Isso ocorre porque diversas pessoas consideram o terminal mais fácil ou prático.
Na maioria das situações, em distros amigáveis, não existe “necessidade” de usar o terminal. Aqui no meu Manjaro KDE, por exemplo, nem me lembro a última vez em que usei o terminal, se é que usei alguma vez em minha última instalação. A loja de aplicativos (Pamac GUI) permite fazer tudo, e não vejo a necessidade de usar o terminal (muito embora pudesse).