Preciso de ajuda na migração Windows para Linux ao tipo de distro escolher

Olá comunidade Linux.

Preciso de ajuda relacionado a qual distro é a mais fácil durante o processo de migração de Sistema Operacional (SO) Windows para Linux.

Já tive algumas experiências com Ubuntu e Mint, porém o que me fez voltar novamente ao Windows é a necessidade de utilizar comandos no Terminal, sendo que não tenho conhecimento algum nesse programa.
Eu simplesmente aplicava Ctrl+C Ctrl+V nas linhas de comando que encontrava no Google relacionados principalmente a instalação de alguns programas, porém não tinha conhecimento algum sobre aquela linha de códigos (isso gera uma sensação horrível).

De acordo com meu convívio com Windows, normalmente instalações e desinstalações são em sua maioria através de interface gráfica, já no Linux muitas coisas ainda demandam linhas de comando.

Levantei a necessidade de migração pois meu hardware é antigo (notebook Dell Vostro 1520, serie lançada no ano 2009) se tornando difícil de acompanhar as atualizações do Windows 10.

Agradeço àqueles que puderem me auxiliar na escolha da distro :pray:

Acredito que o Zorin Lite seja uma boa alternativa. Ele é leve e geralmente não precisa de muita manutenção, além de ser parecido com o Windows. Você usava o terminal para fazer o que? Pode ser que tenhamos alguma forma mais fácil de te ajudar a fazer as coisas.

2 curtidas

Confere o Zorin OS em sua versão Lite, segue os requisitos mínimos de sistema - Zorin

Link para conferir segue abaixo.

Instruções de como proceder com à instalação.

Vídeo do @Dio sobre está distro.

2 curtidas

O Linux tem essa fama de “necessidade de uso do terminal” porque a comunidade construiu isso. Há o hábito de ficar sugerindo a utilização do terminal a novatos sem sequer mencionar que existem ferramentas gráficas para realizar o mesmo trabalho. Isso ocorre porque diversas pessoas consideram o terminal mais fácil ou prático.