Preciso de ajuda na migração Windows para Linux ao tipo de distro escolher

Olá comunidade Linux.

Preciso de ajuda relacionado a qual distro é a mais fácil durante o processo de migração de Sistema Operacional (SO) Windows para Linux.

Já tive algumas experiências com Ubuntu e Mint, porém o que me fez voltar novamente ao Windows é a necessidade de utilizar comandos no Terminal, sendo que não tenho conhecimento algum nesse programa.
Eu simplesmente aplicava Ctrl+C Ctrl+V nas linhas de comando que encontrava no Google relacionados principalmente a instalação de alguns programas, porém não tinha conhecimento algum sobre aquela linha de códigos (isso gera uma sensação horrível).

De acordo com meu convívio com Windows, normalmente instalações e desinstalações são em sua maioria através de interface gráfica, já no Linux muitas coisas ainda demandam linhas de comando.

Levantei a necessidade de migração pois meu hardware é antigo (notebook Dell Vostro 1520, serie lançada no ano 2009) se tornando difícil de acompanhar as atualizações do Windows 10.

Agradeço àqueles que puderem me auxiliar na escolha da distro :pray:

Acredito que o Zorin Lite seja uma boa alternativa. Ele é leve e geralmente não precisa de muita manutenção, além de ser parecido com o Windows. Você usava o terminal para fazer o que? Pode ser que tenhamos alguma forma mais fácil de te ajudar a fazer as coisas.

2 curtidas

Confere o Zorin OS em sua versão Lite, segue os requisitos mínimos de sistema - Zorin

Link para conferir segue abaixo.

Instruções de como proceder com à instalação.

Vídeo do @Dio sobre está distro.

2 curtidas

O Linux tem essa fama de “necessidade de uso do terminal” porque a comunidade construiu isso. Há o hábito de ficar sugerindo a utilização do terminal a novatos sem sequer mencionar que existem ferramentas gráficas para realizar o mesmo trabalho. Isso ocorre porque diversas pessoas consideram o terminal mais fácil ou prático.

Na maioria das situações, em distros amigáveis, não existe “necessidade” de usar o terminal. Aqui no meu Manjaro KDE, por exemplo, nem me lembro a última vez em que usei o terminal, se é que usei alguma vez em minha última instalação. A loja de aplicativos (Pamac GUI) permite fazer tudo, e não vejo a necessidade de usar o terminal (muito embora pudesse).

Qual é o hardware exato do seu laptop? A princípio, se o hardware suportar, recomendo sem dúvidas o ZorinOS Core. É um sistema muito bonito e amigável.

7 curtidas

Hoje as distros linux são, em grande parte, amigáveis ao usuário iniciante, incluindo o Linux Mint.

É um equívoco (mito) achar que é necessário o uso do terminal para utilizar o sistema. Eu sempre uso distros baseadas em Debian/Ubuntu em 99% do tempo eu não preciso de terminal (às vezes eu uso porque gosto, pq estou aprendendo e, no fundo, é mais prático). Meu uso de computador é muito básico e eu nem se quer sou da área de tecnologia (sou da área da saúde) e consigo me virar muito bem com sistemas linux.

Independente da distro que te indicarem aqui e de qual você escolher, passe um tempinho explorando o sistema e aprendendo sobre ele. Te garanto que você vai encontrar uma forma de resolver praticamente tudo que precisa através da interface gráfica: configurações, instalação/desinstalação de programas, etc.

6 curtidas

Outro ponto para você considerar, é o fato de possuir distribuições como o modo live disponível. Basicamente você pode iniciar a distro sem necessidade de instalar, somente para conhecer como ela funciona durante aquela sessão e isso é uma mão na roda, pois você pode ter mais ou menos a ideia de como pode ser o desempenho, se você terá dificuldades ou não e por aí vai.

Na verdade, não mais. Hoje em dia as coisas estão mais amigáveis com as lojas de cada distro. Esse lance de terminal para lá, terminal para cá, é coisa mais da antiguidade, de alguns anos atrás. Você usa o terminal SE QUISER e se considerar viável.

Você pode testar distros como:

1. Pop!_OS
  2. Zorin OS
  3. Linux Mint
  4. Ubuntu
  5. Fedora
  6. Manjaro
  7. Big Linux

Essa é uma pequena lista de sugestões para você. Você pode testar todas elas de uma só vez, caso deseje. Pra isso, você pode utilizar o Ventoy como boot em seu pen-drive. É uma mão na roda.

Hoje em dia você só usa o terminal se realmente quiser ou precisar em um caso muuuito especifico. O ubuntu, Linux Mint, Zorin dispensam o uso do Terminal para instalar o pacote de um programa ou atualizar o sistema, fazer um backup pois todos os softwares necessários pra essas funções estão lá de modo grafico, sem contar o fato de você poder ir direto no site do programa e instalar por lá mesmo como fazemos no Windows. Como você já citou que já tentou usar o Ubuntu e Mint vai de Zorin.!

Olá @marshallishere, muito obrigado pelo feedback.
Essa distro Zorin eu não conhecia.
Já tive contato com Ubuntu e Mint.
Os comandos no terminal que utilizei na época era para tentar instalar alguns drives e também para tentar compatibilidade do Wine com programas Windows.
Localizava algo pronto na busca do Google, copiava e colava mas sem conhecimento alguns dos comandos, isso me traz incômodo em não saber o que está acontecendo.
Vou me informar sobre essa distro que mencionou.
Agradeço o suporte :pray:t4:

Geralmente o Ubuntu e derivados (Mint, Zorin etc) tem instalações de drivers gráficas, provavelmente será mais simples. Quanto ao Wine existe um app chamado Bottles que visa facilitar o uso de apps Windows no Linux, pode instalá-lo pela loja de apps ou pelo Flathub. Se tiver algum problema, estamos aqui :grin:.

Não conheço Zorin, Pop!_OS, e outras que os colegas ultimamente passaram a recomendar. – Por isso, não posso recomentá-las, nem des-recomendá-las.

O que posso recomendar – por experiência própria – é:

• Mantenha o Windows em dualboot, e vá montando um novo workflow no Linux. – Provavelmente, será um pouco diferente do seu workflow no Windows. – Não adianta tentar fazer “tudo igual”, pois são sistemas diferentes, com ferramentas diferentes. – Só delete o Windows, depois que você puder fazer todas as suas tarefas no Linux. – Ou não delete, se achar que vale a pena manter o Windows para algumas coisas específicas.

• O Mint Cinnamon é bastante “amigável” para quem está habituado ao Windows. – É o que eu costumava recomendar, nesse caso.

Conforme os amigos já disseram, não há necessidade de usar comandos no Terminal – Você pode fazer quase tudo, só na interface gráfica.

No começo, só raramente eu usava comandos no Terminal – e usava os recursos man (manual) e --help para entender os comandos que os blogueiros ensinavam:

$ man COMMAND
$ COMMAND --help

… antes de executar qualquer comando na base do CTRL+C / CTRL+V.

Só depois de alguns anos, comecei a preferir alguns comandos (em vez dos aplicativos de interface gráfica), para algumas tarefas – mas só após entender o que significavam – e com o tempo, mais e mais comandos.

1 curtida

Olá @marshallishere, muito obrigado pelo feedback.
Essa distro Zorin eu não conhecia.
Já tive contato com Ubuntu e Mint.
Os comandos no terminal que utilizei na época era para tentar instalar alguns drives e também para tentar compatibilidade do Wine com programas Windows.
Localizava algo pronto na busca do Google, copiava e colava mas sem conhecimento alguns dos comandos, isso me traz incômodo em não saber o que está acontecendo.
Vou me informar sobre essa distro que mencionou.
Agradeço o suporte :pray:t4:texto em negrito

Olá @KairanD , obrigado pelo feedback!
A última vez que tentei usar Linux foi em meados de 2020, com o Mint, porém não consegui seguir em frente devido a dificuldade com o terminal.
Não me recordo se nessa época existia a loja de apps.
Meu hardware é o seguinte:

Notebook Dell Vostro 1520
SSD 120GB
Memória 4GB DDR2
CPU Intel Core 2 Duo T6670 2,20GHz

Obrigado! :pray:

Olá @Ana , obrigado pelo feedback.

Minha utilização do Linux seria para aplicações mistas: editor de texto e planilhas, arquivos CAD (equivalente a AutoCAD), arquivos vetoriais (equivalente a Illustrator), editor de imagens (equivalente Photoshop) e programas de cálculos de engenharia (equivalente a Matlab).
O Linux é um sistema operacional muito bom, porém assim como Windows, possui suas particularidades.
Eu gostaria de aprender a utilizar o terminal, pois muitos relatos que já vi na Web informam que ele agiliza muito o trabalho (em alguns casos), mesmo que a versão gráfica esteja disponível.
Saberia me indicar algum curso ou vídeos que exploraram o lado do terminal?

Obrigado!

Olá @rafa.k , obrigado pelo feedback!

A última vez que tentei utilizar foi meados de 2020 com o Linux Mint.
Tive que recorrer ao terminal para tentar instalar alguns programas para rodar no Wine, mas todos os comandos tive que recorrer ao Google no Ctrl+C Ctrl+V (eu não entendia nada o significado dos comandos).
Vou tentar novamente agora em 2023 em alguma dessas distros que estão sugerindo.

Obrigado!

Olá @iGunu , obrigado pelo feedback!

Que bom que a utilização do terminal atualmente se tornou opcional, para usuários que estão migrando do Windows isso é realmente muito bom!
Não sou da área de TI ou áreas relacionadas (sou da engenharia elétrica), por isso não conheço a linha de programação usada no Terminal, porém tenho interesse em aprender.
Saberia me indicar cursos ou vídeos que ensinem o uso do terminal?

Obrigado!

Olá @marshallishere , agradeço o feedback.

Nossa, não conhecia o Bottles, alternativa ao lendário Wine.
Vou instalar alguma distro com base em Ubuntu para testar esse programa.

Obrigado pela dica! :pray:

1 curtida

Uma outra vantagem do flatpak é que o Bottles está disponível para qualquer distro, não somente Ubuntu :face_with_peeking_eye:

1 curtida

Olá. Vendo seu post amigo me fez lembrar quando comecei a usar o linux a quase 10 anos atras, foi em um curso técnico e mesmo não terminando o curso me apaixonei pelo linux tudo era novidade para mim e depois de vários tópicos e posts fui aprendendo sobre esse sistema incrível. Sobre o terminal como o pessoal disse a maior (se não todas) as coisas pode ser feita sem uso do terminal com exceção de algumas distros mais difíceis como: Arch, SlackWare e Gento, que precisam usar mais a linha de comando. Eu não sou da área de ti e me viro bem mas nem sempre foi assim e acredite eu erro algumas coisas em tudo. Quanto ao Mint é uma boa distro assim como as outras que o pessoal sugeriu. Não tenha pressa em aprender sobre o terminal vai com calma logo você s e acostuma com ele. Espero ter ajudado e peço desculpas se disse alguma coisa errada sobre as distros… Estou por fora de tudo :sweat_smile:.

1 curtida

Obrigado pela ajuda de todos.
Pelas recomendações dos colegas, seguirei com o Zorin Lite.
Encerrarei este tópico.

1 curtida

Eu a aprender Terminal aqui mesmo pelo canal do Dio no YouTube, mas ver esse topico aqui Quais os melhores sites e canais sobre linux?
tem umas sugestões lá tbm.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.