Precisamos conversar sobre o PhotoGIMP AppImage

Avisos:

• Pra quem não conhece, clique aqui pra conhecer o projeto
  • Esse texto cobre apenas a versão AppImage da qual eu sou o mantenedor
Caso queira apenas as conclusões sem saber as justificativas, clique nessa linha
  • O projeto não será cancelado
  • O projeto mudará de nome
  • O projeto será completamente desligado do PhotoGIMP do Diolinux
  • O projeto deixará de ser apenas uma imitação do layout do Photoshop e passará a implementar ativamente funções que estão ou não disponíveis no software da Adobe
  • Ainda não existe uma release, assim que tiver uma release eu faço um post de lançamento, como ocorreu antes

Motivação desse post

O PhotoGIMP AppImage se tornou um projeto muito mais popular que eu pensei que chegaria, foram mais de 3000 Downloads, sendo que 500 vieram de um post que eu fiz aqui no fórum a 1 ano e 2 meses, então acho que seria justo comunicar aqui no fórum uma mudança tão significativa nos rumos do projeto.

Mas afinal o que muda?

As principais mudanças visuais estão mostradas no print abaixo:

• O Wilber não está presente mais, apesar de eu gostar muito do Wilber, um visual mais clean me parece mais produtivo

• Os icones são maiores, conforme alguns usuários pediram, os ícones da caixa de ferramentas está maior

• Adicionada as abas, isso foi outro pedido de usuários, agora as abas Histórico de desfazer, Cores, Paletas e Pintura Simétrica estão ativas, na parte inferior foi adicionada a camada de vetores

• Novo menu “Desenho” esse menu vai permitir um suporte primitivo a shapes usando vetores

Mas porque mudar?

Primeiro e mais óbvio, essas mudanças foram sugeridas pelos próprios usuários do então PhotoGIMP AppImage e outras de insights que eu tive, uma das mais recentes foi o “Ajustes rápidos” de camadas:

screen01

Eu não gostava da ideia de me limitar a imitar o layout do Photoshop, eu queria poder implementar funções “faltantes” no GIMP, e aqui entra o primeiro motivo de desvencilhar do PhotoGIMP do @Diolinux, ao usar o nome do PhotoGIMP eu não poderia simplesmente lançar uma nova função, porque isso causaria dissonâncias com o projeto original, eu teria que por exemplo esperar o Diolinux lançar (se ele quisesse lançar) a feature para só então eu poder lançar a AppImage, até porque de caso contrário no mínimo eu estaria fazendo os usuários de beta tester e isso de longe seria algo bom a se fazer

Mas porque se desvencilhar?

Pra começar o motivo citado anteriormente já seria suficiente, mas tenho vários outros, como por exemplo os scripts geradores a partir de arquivos SVG como o “Sunburst” (Arquivo->Criar->Sunburst):
screen02
Para garantir que o feito funcione em computadores mais fracos mesmo em imagens de alta resolução, a saída encontrada foi usar arquivos SVG para serem usados como máscaras o problema é que isso requer que os arquivos SVG estejam na pasta “data” do gimp para que o arquivo se torne portável, ou seja eu teria que acessar a pasta “usr/share/gimp/” o que nas versões não AppImage iriam requerer mexer com pastas do sistema o que seria ruim, ou no caso de snaps impossível… isso me deixou com a escolha entre desistir desses recursos ou me desligar do PhotoGIMP, porém o que me deu o sinal que esse era o certo a se fazer foi o lançamento do PhotoGIMP 2020 onde não existe até o presente momento qualquer menção a versão AppImage do PhotoGIMP nem do GIMP em si nesse formato (o que é de livre escolha do @Dio e eu não tenho absolutamente nada contra isso, o projeto é dele e ele o toca da forma que achar melhor), porém se passaram mais de 1 anos desde o anuncio da versão em AppImage e em nenhum momento foi feito ao menos um post nos canais oficiais o que sinaliza que mesmo tendo conhecimento sobre o projeto, eles optaram por não associar o PhotoGIMP by @Diolinux com o PhotoGIMP as AppImage, além do mais essa versão é focada em Flatpaks (o que novamente eu não tenho absolutamente nada contra isso, o projeto é dele e ele o toca da forma que achar melhor) o que provavelmente é a forma como ele gostaria de que o projeto fosse distribuído. Esses foram o conjunto de motivos que me levaram a desvencilhar do PhotoGIMP

A nova branding

Devido a separação do PhotoGIMP o meu projeto mudará de nome e terá um novo ícone e splashscreen diferentes com o objetivo de eliminar quaisquer referência ao projeto do @Diolinux

Onde baixar a nova versão?

Ainda não tenho nenhuma release, porém assim que tiver eu faço um post de lançamento como foi da outra vez

Se você chegou até aqui, obrigado e até breve :grinning:

12 curtidas

Boa sorte e esperemos o que vai brotar daí!

6 curtidas

Acho muito legal que o meu projetinho tenha gerado algo maior assim, eu vou ficar de olho na ideia toda e se puder ajudar de alguma forma, conte comigo :slight_smile:

7 curtidas

Olá Dio, boa tarde, desculpe a demora em responder, uma coisa que ajudaria muito no projeto seria uma review em vídeo quanto sair a release pública, pode não parecer mas tem muita coisa nova e diferente nele

1 curtida

Tem alguma previsão para a release ou vai ser lançado baseado no “quando estiver tudo pronto”?

1 curtida

Tenho sim, o lançamento está planejado para 20/08/2020, a partir de quarta feira (12/08/2020) eu vou começar a liberar drops em forma de vídeo mostrando o que já está pronto

2 curtidas

Ficarei no aguardo :wink: