Pra você, qual melhor distro para Gnome?

Bem interessante. Pensando em instalar e fazer ao menos 1 semana de teste de uso.

Só me preocupou um pouco sobre a aceitação de softwares proprietários. Eu curto o Opera ou Vivaldi como navegadores… dá pra instalar de boas? Me parece que o empacotamento RPM é amplamente usado e tão fácil de achar quanto o DEB.

E se por acaso eu precisar de suporte pra placa de vídeo dedicada ou hibrida?

1 curtida

O Opera eu sei que tem versão em RPM o Vivaldi eu já não sei…

Existe pacote RPM do Vivaldi e também para o Brave.

Placa dedicada, sem problemas, é só instalar o driver da NVIDIA, se for o seu caso. Híbrida eu não sei dizer porque não possuo e nunca possui, mas pelo que vejo se falando, funciona também. Qualquer coisa, você pode recorrer ao grupo no Telegram.

Meu hardware que já é meio antigo também deve influenciar nisso, acho que com uma máquina melhor, a experiência com o Fedora Workstation deve ser outro nível.

Realmente ele é mais lento, porém 100% funcional e tem uma apresentação muito melhor.

2 curtidas

Pode crer que é. Eu fiquei apaixonado no Fedora por conta do desempenho que ele tem na minha maquina (Que é bem parruda). Enquanto outras distros engasgavam, ficavam com screen tearing ou outros bugs. O Fedora foi simplesmente instalar e funcionar. As distros debian based me trouxeram pro mundo Linux, mas o que me fez ficar mesmo foi o Fedora.

1 curtida

Sinceramente, estou terminando aqui de criar a mídia de instalação do Fedora e experimentá-lo mais a sério com suas considerações.

Olha, minha máquina é i3, e já funcionava rasoavelmente bem com 4gb de ram, claro que dependendo da interface, precisava limitar bastante minha multitarefa. Depois que inseri um pente de 8, pude realmente viver como um usuário hiperativo hahaha.

1 curtida

Então eu diria que o Pop atenderia super bem. Ele vem com o GNOME bem puro e o workflow sugerido é o padrão. Contudo, adiciona window tiling, que é um recurso bastante útil. Além disso, o pacote de gerenciamento de energia da System76 é simplesmente brilhante. Já testei muitas distros, TLP e um monte de coisas, e nada chegou perto do gerenciamento de energia do Pop. Meu notebook roda bem mais frio e a bateria dura mais.

Há duas opções de .iso: uma para quem usa placa gráfica Intel/AMD e outra para quem usa placa gráfica Nvidia. Drivers proprietários, se necessários, são instalados por padrão e você não precisa de passos adicionais (o que vale também para computadores híbridos). Além disso, a Pop! Shop funciona extremamente bem (ao contrário da vergonhosa Ubuntu Software) e tem suporte a Flatpaks habilitado por padrão (também ao contrário da Ubuntu Software), lhe permitindo escolher entre arquivos .deb ou Flatpaks. Você encontra um bocado de software proprietário ali. Por isso, considero uma ótima experiência out-of-the-box, bem facilitada.

Por essas e outras eu digo que ele é o Ubuntu, mas sem os problemas do Ubuntu. Usei Ubuntu por um ano e estava evitando trocar, mas troquei e não quero voltar atrás. Eu ainda amo o Ubuntu, mas o Pop conserta muitas coisas.

O Pop!OS usa systemd-boot. Isso pode ser uma vantagem ou desvantagem, a depender do ponto de vista. Mas a tendência é o systemd-boot ir substituindo o GRUB. De cabeça, sei que o Pop!OS e o Arch estão puxando isso. Não sei como anda nas outras distros.

3 curtidas

Debian SID + Gnome + Matcha Theme + Paper Icons: é onde fico mais confortável. :smiley:

:vulcan_salute:

2 curtidas

Pra mim o Pop!_OS oferece a melhor experiência, mas se a sua ideia é ser um GNOME puro, acho que o Fedora é uma ótima opção também.

Como você falou em rolling, isso restringe um pouco as coisas, então teria o Arch, mas aí o GNOME vai ser tão bom quanto você consequir deixar, e tem o openSUSE Tumbleweed, que é bem legal também, mas tem seus próprios pormenores.

Tecnicamente o Debian SID é uma rolling, como falou o @eddiecsilva também, mas no caso dele é importante saber gerir o sistema, essa versão do Debian tem esse nome, não é a toa.

5 curtidas

Apesar de eu ser usuário do Ubuntu já testei e sei que um dos Gnomes mais polidos é o do Fedora.

1 curtida

Alguém já testou essa aqui? https://clearlinux.org/, achei muito rápida mesmo testando no pendrive. Usa Gnome também!

2 curtidas

Bom, essa aqui não vem default, vc tem que instalar com sudo apt install gnome-desktop (ou algo assim), mas vale a pena mencionar. Gostei bastante de usar o Gnome no mint, tanto pela facilidade dos updates, drivers e etc Você tem que colocar algumas extensões pra ficar mais legal, como o system tray e etc. Lembro que quando eu estava no mint, usava o gnome pra mouse e teclado, e o cinnamon pra touchpad. Funcionava que uma beleza

1 curtida