Pra você, qual melhor distro para Gnome?

Exatamente o que eu queria dizer!

1 curtida

Compreendi agora.

Nunca usei o Fedora. Sempre estive entre o Manjaro e os derivados do Debian como o Ubuntu. O que sei do Fedora é q tem uma comunidade bem grande, então tem ótimo suporte. O que poderiam me dizer a mais sobre ele? É um sistema descomplicado, rápido, leve…?

Falando de distro que vem pronta, o Gnome no Fedora fica ótimo (até agora, na versão 3.38).

Falando de distro que coloca mais customizações, beleza, etc, Pop!_OS.

No Arch também dá pra fazer ficar legal, though. Simples > sudo pacman -S gnome gdm no tty.

2 curtidas

Por que não incluiu Solaris na escolha?

:sweat_smile:

Coloquei só os mais populares segundo o Distrowatch.
Solaris é pra servidores, então não se encaixaria na proposta pra uso geral.

Furada isso aí, hein

Agora que vi que também não tem Solus na lista! Maldito DistroWatch!

Tem já um tópico desse pro KDE Plasma?

Tive que usar alguma base… no mundo linux é impossível fazer uma lista justa hahaha
Não coloquei Solus pq é “especializado” no Budgie, na real não faço ideia como é o Gnome dele.

Acho que não. Mas com toda certeza meu voto seria o KDE Neon rs.

2 curtidas

Estou testando, e estou gostando dele :smiley:

Usei a versão testing até agora, mas a user também parece ser boa. Vou testar ela agora.

1 curtida

https://distrowatch.com/search.php?ostype=All&category=All&origin=All&basedon=All&notbasedon=None&desktop=GNOME&architecture=All&package=All&rolling=All&isosize=All&netinstall=All&language=All&defaultinit=All&status=Active#simple

Neon usa GRUB! :angry:

Grub police.

Arch tá aí pra isso, mas se eu fosse recomendar pra outra pessoa, teria que ser algo mais simples. Por isso estou testando, com grub ou não.

2 curtidas

Foi o que eu fiz, só não coloquei todas as 76 opções hahaha

Acho q isso nunca vai me incomodar, pois uso sempre mais de um OS na máquina.

É meme, mais por causa do @anon99219498 :joy:

Aaaaahhh… ainda bem :sweat_smile:

Tem que fazer um post no know your meme.

Either way, chega de postar pra não ocasionar um merge nos posts do tópico de memes.

1 curtida

O sistema recebe novas versões de 6 em 6 meses. Cada versão possui uma vida útil de 13 meses. Dia 16, acredito, será lançado o beta da versão 34 já com o GNOME 40. O Fedora é o pilar da família Red Hat, então suporte você vai ter de sobra e a comunidade brasileira é bem amigável — você pode estar participando do grupo no Telegram.

O Fedora é um sistema que leva Open Source e software livre a sério, então por padrão, você não vai encontrar software proprietário a não ser a Steam, Google Chrome, Pycharm e os drivers da NVIDIA, salve engano. Contudo, você pode estar adicionando o Flathub ao sistema.

Você pode estar adicionado via terminal ou baixando o pacote e abrindo ele com a GNOME Software (“Programas”). Segue o link para o instalador: https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Você pode estar optando também por adicionar o RPM Fusion, mas não é essencial. Entretanto, eu recomendo que o faça pelos codecs de multimídia.

Segue o link do instalador dos codecs para o Fedora 33: https://mirrors.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-33.noarch.rpm

Depois de instalar, é só você ir em “Complementos” na GNOME Software (“Programas”) e instalar todos os codecs disponíveis.

Outra coisa é que o Fedora costuma adotar e desenvolver novas tecnologias. Se você gosta de novidades — não estou falando de programas atualizados —, então Fedora é o sistema. O sistema também é bem atualizado, caso isso te interesse.

Você também não precisa abrir o aplicativo de terminal para nada. Só use caso queira. Você também não precisa se preocupar com espelhos de repositórios.

O Fedora Workstation trabalha com atualizações automáticas por padrão. Ele faz o download das atualizações em segundo plano e te notifica quando tudo está pronto para ser atualizado, comportamento que você pode desativar na GNOME Software (“Programas”). Para realizar a instalação das atualizações, o sistema solicita que você reinicie, mas você pode deixar para fazer isso quando você for desligar o PC, por exemplo, já que na hora de você desligar, o sistema pergunta se você quer que ele instale as atualizações e desligue após — você pode optar por não fazer isso. Se você quiser realizar a instalação das atualizações sem reiniciar e nem mesmo quer esperar até desligar o computador, você pode estar usando o sudo dnf up no terminal. Lembre-se, para que as atualizações sejam aplicadas apropriadamente o sistema precisa ser reiniciado e isso se aplica a qualquer sistema, a diferença é que alguns deixam isso explicito e outros não.

1 curtida

Na minha experiência usando o Fedora, achei o DNF bem lento, acho que esse é um ponto a melhorar. Mas no geral, é a distro com Gnome que mais me agradou. Eu gosto do Gnome puro, limpo e estável que o Fedora entrega.
Eu usaria se tivesse uma máquina melhor, infelizmente meu PC atual não dá conta.

2 curtidas

Isso ocorre porque o DNF automatiza alguns processos, por exemplo, o mesmo trata a sincronização com os repositórios e atualização de espelhos, diferente de sistemas onde o gerenciador de pacote é mais manual, por assim dizer, como é o caso do Ubuntu, onde volta e meia você precisa manualmente trocar o servidor do repositório para o principal ou brasileiro, dependendo da ocasião, ou no caso do Arch, onde você precisa atualizar os espelhos, coisa que normalmente eu faço com o reflector.

1 curtida