Pra você, qual melhor distro para Gnome?

Eu uso ou usava o Manjaro como minha distro principal, mas dei uma cansada dele depois de uns bugs bem chatos que andou acontecendo. Não sei se por negligência minha nas configurações, creio que não, mas estou migrando.

Para vocês, qual distro oferece o melhor Gnome para uso geral em termos de out-of-the-box, configurações, leveza, funcionalidades, update e tudo mais?

Particularmente prefiro as “rolling-release”. Qual você indicaria?

Não precisam depender da enquete, pode mandar comentários.

  • Arch Linux
  • CentOS
  • Debian
  • Endeavour OS
  • Fedora
  • Garuda
  • Kali
  • Mageia
  • Manjaro
  • openSUSE
  • Pop!_OS
  • Ubuntu
  • Zorin OS

0 votantes

3 curtidas

Pra mim, o Pop!_OS por causa da loja, e também por estar acostumado com a base Ubuntu.

edit: não que eu use o Gnome, mas se usasse provavelmente seria esse. Eu uso o KDE Neon.

4 curtidas

20.10 ou 20.04?

(sensação que vai dar Pop de lavada aqui rs)

2 curtidas

20.04 por ser LTS, claro.

Pensando em ir direto pro 20.10 por causa do Gnome 3.38
Como uso /home separada, não tenho problema em instalar nova versão qdo atualizar em junho.

É a melhor distro of the world pra mim… só que pra meu modo de uso, prefiro o Gnome como interface gráfica. Se existisse um KDE misturado com Gnome seria perfeito.

1 curtida

Cara se for pelo quesito rolling-release, pelo amor de deus não vai de Pop kkkkkkk

1 curtida

O Fedora tem o gnome mais puro e mais recente, porem eu acho o Pop melhor no geral. O Ubuntu tbm mas eu costumo fazer varias mudanças nele.

1 curtida

Usei o Pop!_OS por algumas semanas e gostei bastante. Me pareceu bastante estável.

1 curtida

meu hardware é BASTANTE modesto (i3 380m, 4gb ram ddr3, ssd), então eu sinto qualquer pequeno aprimoramento de performance que o sistema possa ter. eu testei o ubuntu 20.04 e o 20.10, e a diferença que a versão do gnome fez foi perceptível. fiz o mesmo com o pop os, e isso se repetiu. se puder usar o 20.10. usa que é uma boa. algo que não gostei do pop é que no “debloat” que fizeram do ubuntu, tiraram o samba, a funcão de compartilhar até aparece no gnome settings, mas não funciona, faltam várias dependencias (a opção de compartilhar em rede sequer aparece no nautilus por exemplo)é fácil de resolver, mas é chato que não venha funcionando, até porque a função aparece pro usuário, deveria funcionar. fora isso nada a reclamar, meu pai tá usando o pop disfarçado de windows com arc menu e dash to panel, e não quer outra vida (isso que o computador dele tem dual boot, ele poderia usar o janelas se quisesse)

1 curtida

Então, dá pra customizar o KDE Plasma pra deixar bem igual ao Gnome haha

Terrivelmente enganado.

1 curtida

Definitivamente Pop!OS. Tem as facilidades do Ubuntu, mas sem os problemas do Ubuntu.

Ubuntu - Ubuntu = Pop!_OS?

2 curtidas

Por você gostar de rolling-release vai de Fedora. Ele não é rolling-release, porém sempre vai ter a versão mais nova do Gnome e traz ele como ele deveria ser… Puro! Além disso, ele em minha experiencia foi a unica distro que eu não precisei encostar em nada pra funcionar. E também tem a vantagem de usar o DNF, que é sensacional! Todos os pacotes funcionam como deveriam e não quebram do nada. É difícil usar o Fedora e não gostar.

1 curtida

De fato, a cada versão o Gnome está mais leve e democrático. O 3.38 deu um bom salto em desempenho, por isso mesmo acabei me rendendo ao 20.10.

Mmmmmm dá… mas o ainda será só o KDE. Eu viajei na ideia dos melhor dos dois mundos mesmo.

Me surpreendi rs, mas pensando bem faz certo sentido, já que o Fedora oferece a versão mais pura do Gnome. Vai ver a galera prefira um Gnome folha branca pra cada um customizar como bem entender.

Boa! Taê porque o Pop cresceu tanto.

Então, mas nem é esse meu questionamento. Não tô atrás do Gnome “mais puro”, mas sim daquele que entrega o ambiente mais out-of-the-box e com os melhores recursos. A não ser q vc ache que o mais puro seria o preferido nessas considerações, então ok rsrs

O meu ponto é que, as outras distros em sua maioria trazem o gnome cheio de firulas, e volta e meia essas firulas acabam quebrando e zoando tudo. Ou atrapalham na experiencia, já vi muita gente que usa gnome no ubuntu dizer que não quer nunca mais usar o gnome, sendo que elas nem usaram o gnome de verdade. O bom do Fedora diante das outras distros com gnome é que ele vem cru e você faz o que bem entender com ele. Já nas outras distros ele já vem customizado e você vai alterar encima de algo que já foi alterado. O Fedora não é o rei da usabilidade do gnome, trazendo facilidades, atalhos e etc. Quer atalhos já predeterminados e uma customização pré-pronta? passe longe do Fedora. Quer customizar do zero e deixar do seu jeito? Fedora sem medo.

Pop!_OS é a melhor pedida para um gnome customizado

2 curtidas

Minha opinião, o jeito que eu montei o Sistema Operacional que eu uso, o por que o Gnome se encaixar melhor com o Arch? Porque ele não aparece, mas suas funções e comportamentos, “por trás das cenas”, são bem úteis para mim. :innocent:

1 curtida

Sim, concordo totalmente sobre o que vc diz dos benefícios de um ambiente minimamente ou nada customizado, mas como eu disse, o questionamento aqui não é sobre “qual é o Gnome mais puro” e sim o mais prático e eficiente.

Mas entendi seu ponto de vista. Prefere o puro, mas ao escolher customizações, vota no Pop por ter as ferramentas mais interessantes e funcionais.

O mais prático em termos de GNOME é o Fedora. O sistema oferece de longe a melhor experiência com o GNOME e não se põe em seu caminho. A base do sistema e a interface gráfica são bem integradas e andam de mãos dadas no que se refere a tecnologia, especialmente por estarem sob o mesmo guarda-chuva, não é a toa que os responsáveis pelo projeto dizem que o Fedora Workstation foi pensado para ser um sistema onde não há diferenciação entre a interface e base do sistema. De resto, o que você for fazer com ele, é com você.

3 curtidas