Pouco espaço na pasta do sistema

Olá.
Sou iniciante no linux e sempre estou cometendo alguns erros na hora da instalação. Um deles, creio que foi o particionamento. Vi em muitos lugares dizendo que o \ não precisaria de muito espaço, mas estou agora com ele praticamente lotado.
Meu particionamento está errado ou tem coisa demais no meu sistema? Já tentei utilizar o BleachBit e não resolveu muito. O que eu posso fazer?
Outra dúvida: ao instalar jogos ou programas, a parte “pesada” fica nessa partição ou fica na home?

o problema é o /var

/ root em si nào precisa de muito, 25 a 30 é mais que o suficiente
Normalmente recomendo instalar o var em outra partição, principalmente para quem usa ssd.

por exemplo
/boot/efi - 50MB já é o suficiente
/boot - 200 MB e 500 MB se for UEFI.
Ele requer apenas cerca de 100 MB, mas se tem várias imagens de kernels no /boot pode ser util aumentar o uso, 200 MB ou 300 MB é a melhor escolha e 500 MB se for UEFI.
/ - 15-20 GB
Tradicionalmente contém o diretório /usr, que pode crescer significativamente dependendo de quanto software está instalado. 15-20 GB deve ser suficiente para a maioria dos usuários com discos rígidos modernos. Se você planeja armazenar um arquivo swap aqui, talvez seja necessário um tamanho de partição maior.
/var - 8-12 GB
Conterá, entre outros dados, a árvore ABS e o cache pacman. Manter esses pacotes é útil no caso de uma atualização de pacote causar instabilidade, exigindo um downgrade para um pacote arquivado mais antigo. O cache do pacman, em particular, vai crescer à medida que o sistema é expandido e atualizado, mas pode ser limpo com segurança se o espaço se tornar um problema. 8-12 GB em um sistema de desktop deve ser suficiente para /var, dependendo de quanto software será instalado. Não é recomendado usar em um SSD já que trabalha com muitos arquivos pequenose logs do sistema. Neste caso armazene em um HDD separado.
/home - [varia]
É tipicamente onde residem dados de usuários, downloads e multimídia. Em um sistema de desktop, /home geralmente é o maior sistema de arquivos na unidade. O uso também é recomendado em um HDD,
swap - [varia]
Historicamente, a regra geral para o tamanho da partição swap era alocar duas vezes a quantidade de RAM física. Como os computadores ganharam capacidades de memória cada vez maiores, esta regra está desatualizada. Por exemplo, em máquinas desktop médias com até 512MB RAM, a regra 2x é geralmente adequada. Se uma quantidade suficiente de RAM (mais de 1024MB) estiver disponível, talvez seja possível ter uma partição de swap menor.
/data - [varia]
Pode-se considerar a montagem de uma partição “dados” para cobrir vários arquivos para serem compartilhados por todos os usuários. Usar a partição / home para esta finalidade é muito bom também.
/tmp
Já é uma partição separada por padrão, em virtude de ser montado como tmpfs pelo systemd. Portanto, não há necessidade de criar uma partição para ele.

recomendo instalar

via efi

/boot/efi 5OMB
/ 30MB
/var 20-30MB - para esquecer que existe
/home o restante

via bios
/boot 300MB-500MB
/ 30MB
/var 20-30MB
/home o restante

Qual distro você usa?

1 Curtida

sobre swap

pode usar o swapfile
https://wiki.archlinux.org/index.php/Swap#Swap_file

1 Curtida

Realmente não precisa muito, a princípio.

Geralmente, isso ocorre porque o gerenciador de pacotes guarda muita coisa no cache. Tente rodar sudo apt-get clean pra limpar o cache dele. Quando fiz essa operação aqui, liberei quase 20GB (dos 75GB do meu /) de uma tacada só.

2 Curtidas

Hmmm nem sempre o problema é o gerenciador de pacotes seria bom fazer um limpeza mais profunda, verifique se tem muito coredump em /var/lib/systemd/coredump/ e também é interessante fazer um limpeza com journalctl.

1 Curtida

pro journalctl
recomendo limitar o tamanho
para isso edite o arquivo
sudo seu editor /etc/systemd/journald.conf

e faça as alteração

#SystemMaxUse=

para

SystemMaxUse==50M

2 Curtidas

Tenho 3,4GB Ali, devo apagar manualmente?

1 Curtida

Olá @esoliveira, tudo beleza?

O tamanho das partições vai depender do que você espera fazer e também do tamanho do seu disco, não existe uma matemática pronta que sirva para todo mundo.

No meu micro de trabalho o “/” tem 70GB e já estou utilizando 37GB (tenho muitos flatpaks instalados) porque eu costumo não criar as demais partições para evitar desperdício de espaço em disco.

Principalmente para discos pequenos como é o seu caso, criar partições demais vai simplesmente desperdiçar boa parte do espaço… imagina assim (somente um exemplo)

• / (30GB) - 25GB ocupados (sobram 5GB, no caso do root isso não é um problema)
  • /var (5gb) - 3GB ocupados (sobram 2GB que você não pode usar com mais nada)
  • /data (10GB) - 6GB ocupados (sobram 4GB que você não pode usar com mais nada)

Somente nesse exemplo, você está deixando de aproveitar 6GB de espaço em disco devido ao particionamento excessivo, a menos que você tenha um fluxo de trabalho muito específico, que esteja configurando um servidor ou se você realmente quiser fazer… não existem maiores motivos para criar mais partições do que o “/, swap, /home, /boot/efi”.

Outro ponto sobre o “/boot/efi” eu utilizo o Pop!OS e criei uma partição de 512MB dos quais somente ele está consumindo 193MB, porque além dos arquivos de boot em uso ele também guarda ao menos um kernel de versão mais antiga para usar como opção caso o kernel principal sofra algum tipo de corrompimento.

Pense com cuidado no seu uso e particione da forma a manter a manutenção do ambiente simples e sem desperdício de recursos. Lembre-se do método KISS (keep it simple, stupid). Se você quiser aprender mais sobre particionamento sugiro usar uma VM e brincar à vontade, assim você não arrisca suas informações ou arquivos do trabalho.

Formatação longa e próspera. :vulcan_salute:

2 Curtidas

Sim você pode apagar sem problemas, porém é interessante saber quais programas estão gerando os arquivos, pois eles são criados quando um programa fecha inesperadamente e ficam lá para caso seja necessário ao reportar um bug.
Eu mantenho pois utilizo muitos programas instáveis mas também como o @swatquest falou do journalctl, você pode fazer o mesmo, limitar o tamanho ou desativar o serviço, o arquivo de configuração normalmente fica em /etc/systemd/coredump.conf.
https://www.freedesktop.org/software/systemd/man/coredump.conf.html

2 Curtidas

Volta e meia precisa limpar o lixo acumulado. Os dois maiores vilões são os logs do sistema (que as vezes dá erro em um serviço e ele fica infinitamente gerando entrada no log) e o cache do apt, que deixa salvo todos os pacotes que você já baixou na vida!

Outros pontos que podem ser o caso:

• Armazenamento de máquinas virtuais (geralmente no /var quando usando gnome box ou virt-manager)
  • Pastas compartilhadas (que foi copiado arquivos grandes de outro computador e voce acabou esquecendo de limpar)
2 Curtidas

Boa noite, também sou iniciante, instalei o /mint 19, numa partição de 60GB, e depois de um ano mais ou menos, já está toda ocupada, nem consigo iniciar o sistema mais, fiz algo de errado?

1 Curtida

Possivelmente é o cache lotando.

Infelizmente o sistema não liga para rodar sudo apt clean, mas se ainda tiver o pendrive de instalação, pode tentar o chroot.

1 Curtida