Pouco espaço na pasta do sistema

Olá.
Sou iniciante no linux e sempre estou cometendo alguns erros na hora da instalação. Um deles, creio que foi o particionamento. Vi em muitos lugares dizendo que o \ não precisaria de muito espaço, mas estou agora com ele praticamente lotado.
Meu particionamento está errado ou tem coisa demais no meu sistema? Já tentei utilizar o BleachBit e não resolveu muito. O que eu posso fazer?
Outra dúvida: ao instalar jogos ou programas, a parte “pesada” fica nessa partição ou fica na home?

o problema é o /var

/ root em si nào precisa de muito, 25 a 30 é mais que o suficiente
Normalmente recomendo instalar o var em outra partição, principalmente para quem usa ssd.

por exemplo
/boot/efi - 50MB já é o suficiente
/boot - 200 MB e 500 MB se for UEFI.
Ele requer apenas cerca de 100 MB, mas se tem várias imagens de kernels no /boot pode ser util aumentar o uso, 200 MB ou 300 MB é a melhor escolha e 500 MB se for UEFI.
/ - 15-20 GB
Tradicionalmente contém o diretório /usr, que pode crescer significativamente dependendo de quanto software está instalado. 15-20 GB deve ser suficiente para a maioria dos usuários com discos rígidos modernos. Se você planeja armazenar um arquivo swap aqui, talvez seja necessário um tamanho de partição maior.
/var - 8-12 GB
Conterá, entre outros dados, a árvore ABS e o cache pacman. Manter esses pacotes é útil no caso de uma atualização de pacote causar instabilidade, exigindo um downgrade para um pacote arquivado mais antigo. O cache do pacman, em particular, vai crescer à medida que o sistema é expandido e atualizado, mas pode ser limpo com segurança se o espaço se tornar um problema. 8-12 GB em um sistema de desktop deve ser suficiente para /var, dependendo de quanto software será instalado. Não é recomendado usar em um SSD já que trabalha com muitos arquivos pequenose logs do sistema. Neste caso armazene em um HDD separado.
/home - [varia]