Pouco espaço em disco em "Sistema de arquivos root" o que fazer?

Já é a segunda vez que recebo um aviso de que o sistema de arquivos root está com pouco espaço disponível. Como sou iniciante, não tenho certeza de que compartimento é esse, daí fica difícil fazer uma limpa pra liberar espaço. Alguém pode me ajudar?! por favor

É a partição do sistema, como se fosse o C do Windows.

Se a sua lixeira estiver com muitos arquivos, limpe a lixeira.
Use o Stacer (tem na loja de aplicativos), para limpar “arquivos temporários”, cache etc.

Caso isso não resolva:
Se você tem partições separadas, uma para o sistema e outra para guardar arquivos, basta mover arquivos da sua pasta pessoal (/home) para a outra partição onde guarda seus arquivos.

Se você tem apenas uma partição, com o sistema, você terá que ou apagar ou mover alguns arquivos para outro lugar (pendrive, SSD externo, nuvem etc.).

1 curtida

Stacer

1 curtida

ok, muito Obrigada :grinning:
vou baixar o stacer

@Adriana_Lira, poderia nos informar o tamanho da partição ou das partições onde está instalado o esse sistema Linux?

1 curtida

seria isso?
sou totalmente iniciante com linux :smiling_face_with_tear:
Sempre usei windows e macos

fiz a limpeza

estava assim

depois da limpeza

apaguei alguns jogos que veio instalado, mais não fez muita diferença

Não exatamente isso.

Você pode usar o comando lsblk – que vai listar os “discos”, o tamanho deles, e as partições dentro deles:

$ lsblk
NAME    MAJ:MIN RM   SIZE RO TYPE MOUNTPOINTS
sda       8:0    0 447.1G  0 disk 
├─sda1    8:1    0     2G  0 part /boot/efi
├─sda2    8:2    0    50G  0 part /run/media/flavio/Linux1
├─sda3    8:3    0    30G  0 part /
├─sda4    8:4    0    30G  0 part /run/media/flavio/Linux3
├─sda5    8:5    0    30G  0 part /run/media/flavio/Linux4
├─sda6    8:6    0    30G  0 part /run/media/flavio/Linux5
├─sda7    8:7    0    30G  0 part /run/media/flavio/Linux6
├─sda8    8:8    0    15G  0 part /run/media/flavio/Home1
├─sda9    8:9    0    15G  0 part /home
├─sda10   8:10   0    15G  0 part /run/media/flavio/Home3
(...)

Ou então, só abrir o GParted e fazer uma captura de tela – ou mais de 1 captura, se tiver mais de 1 disco:

Ou o KDE Partition Manager – mesma coisa:

2 curtidas

2 curtidas

Você tem muitos jogos ou arquivos??? Seu disco está cheio.
A capacidade dele é de 230GB e 219GB já estão ccupados.

O aviso “o sistema de arquivos root está com pouco espaço disponível” ocorreu quando faltava muito pouco para o seu disco ficar completamente cheio.

Você precisa transferir arquivos para um dispositivo externo (SSD, pendrive) ou para a nuvem (Google Drive etc), ou apagar arquivos que você julgue desnecessários.

2 curtidas

Às vezes um problema no computador ou de compatibilidade do sistema Linux com o computador pode levar o sistema a gerar logs em sequência, que formam arquivos enormes ou em quantidades enormes, que enchem o disco:

2 curtidas

Obrigado.
isso define a situação:

• Existe apenas 1 “disco”
  • A partição RAIZ é bem grande e não tem como aumentá-la
  • A pasta /home está dentro da partição RAIZ

Usar 219 GiB da partição RAIZ não me parece muito comum. – Dá impressão de que existe muita coisa, que poderia ser eliminada.

Minhas distros ocupam menos de 20 GiB (exceto openSUSE e Redcore, por motivos especiais). – Meu Debian está usando 13,8 GiB.

Minhas /home também ocupam menos de 15 GiB (mesmo com Wine). – Somando RAIZ + /home, eu usaria 35 a 50 GiB, com muito exagero.

Só que eu guardo Fotos, Vídeos etc. em outras partições. – No seu caso, devem estar na sua partição RAIZ, com a pasta /home. – Neste caso, só você pode decidir quais Fotos, Vídeos etc. precisa manter no disco, e quais pode mover para um Pendrive, SSD externo, Nuvem etc.

O Stacer, sugerido pelo @wmassis, deveria ajudar nessa limpeza. – Já vi outros colegas preferirem o Bleachbit, que também serve para isso. – Infelizmente, não uso essas 2 ferramentas, então é melhor que eles digam como usá-las.

Existem várias coisas, que poderiam estar ocupando esse espaço todo, e os colegas já citaram algumas:

• Lixeira muito cheia
  • Acúmulo de arquivos Temporários
  • Acúmulo de Logs muito grandes
  • Cache de navegadores – Firefox, Chrome, GoogleEarth etc.
  • Cache de indexadores – por exemplo, tracker-miners
  • Cache de pacotes baixados
  • Wine (para rodar aplicativos do Windows)
  • Arquivos pessoais, como Fotos, Vídeos etc.

Seria complicado, falar de cada uma dessas coisas – mas o Stacer, o Bleachbit e outras ferramentas existem exatamente para simplificar e agilizar.

É uma resposta muito curta. – Seria bom examinar isso melhor.

1 curtida

Nao tenho muitos aplicativos!
Não entendi o porque desse aviso🥹

Vou tentar analisar isso!
Porém meu notebook reiniciou e aparece essa mensagem :clown_face:

Não sei o que aconteceu🥺

Aplicativos não encheriam 230GB.
Ou você tem muitos arquivos (jogos, filmes, vídeos, fotos etc) ou alguma coisa está errada.

1 curtida

Filmes, vídeos e fotos eu não tenho Nesse notebook
Em relação a jogos eu apaguei todos que vieram instalados nele. Deve ser arquivos ou cache

Agora eu só quero entender o que é essa mensagem aqui

:pleading_face:

O Filelight pode ajudar a “ver” quais pastas ocupam espaço demais.

Pasta /var

Pasta/home

Mas não é ferramenta para “limpar”. – É só para “ver” e diagnosticar.

1 curtida

Obrigada!
Vou dar uma olhada, assim que conseguir resolver o erro de reiniciar

1 curtida