Pouco espaço em disco em "Sistema de arquivos root" o que fazer?

Já é a segunda vez que recebo um aviso de que o sistema de arquivos root está com pouco espaço disponível. Como sou iniciante, não tenho certeza de que compartimento é esse, daí fica difícil fazer uma limpa pra liberar espaço. Alguém pode me ajudar?! por favor

É a partição do sistema, como se fosse o C do Windows.

Se a sua lixeira estiver com muitos arquivos, limpe a lixeira.
Use o Stacer (tem na loja de aplicativos), para limpar “arquivos temporários”, cache etc.

Caso isso não resolva:
Se você tem partições separadas, uma para o sistema e outra para guardar arquivos, basta mover arquivos da sua pasta pessoal (/home) para a outra partição onde guarda seus arquivos.

Se você tem apenas uma partição, com o sistema, você terá que ou apagar ou mover alguns arquivos para outro lugar (pendrive, SSD externo, nuvem etc.).

1 curtida

Stacer

1 curtida

ok, muito Obrigada :grinning:
vou baixar o stacer

@Adriana_Lira, poderia nos informar o tamanho da partição ou das partições onde está instalado o esse sistema Linux?

1 curtida

seria isso?
sou totalmente iniciante com linux :smiling_face_with_tear:
Sempre usei windows e macos

fiz a limpeza

estava assim

depois da limpeza

apaguei alguns jogos que veio instalado, mais não fez muita diferença

Não exatamente isso.

Você pode usar o comando lsblk – que vai listar os “discos”, o tamanho deles, e as partições dentro deles:

$ lsblk
NAME    MAJ:MIN RM   SIZE RO TYPE MOUNTPOINTS
sda       8:0    0 447.1G  0 disk 
├─sda1    8:1    0     2G  0 part /boot/efi
├─sda2    8:2    0    50G  0 part /run/media/flavio/Linux1
├─sda3    8:3    0    30G  0 part /
├─sda4    8:4    0    30G  0 part /run/media/flavio/Linux3
├─sda5    8:5    0    30G  0 part /run/media/flavio/Linux4
├─sda6    8:6    0    30G  0 part /run/media/flavio/Linux5
├─sda7    8:7    0    30G  0 part /run/media/flavio/Linux6
├─sda8    8:8    0    15G  0 part /run/media/flavio/Home1