O MS Edge é o ‘novo’ navegador da Microsoft, que mudou de base para o Chromium recentemente.
É a melhor opção para Windows, por esses motivos:
1- É o mais otimizado e integrado ao Windows, por ser feito pela mesma empresa.
2- É o mais seguro: Além da MS ter focado em segurança nos últimos tempos, o Edge roda com menor hierarquia do sistema possível, usa os mecanismos de segurança do Chromium e recursos extras ligadas ao sistema:
Ambos tem desvantagens quanto à privacidade, uma mais e outro menos, por isso concordo com o relator que o Edge é a opção “ideal”. Se eu usasse Windows não teria porque usar outro browser.
Eu discordo. O Edge no começo era ótimo, leve, rápido, e usava pouca RAM. Nas últimas atualizações piorou bastante, não é leve igual antes, não tem a mesma eficiência na RAM e ainda tem bloatware da MS. Acho que é bobeira isso de navegador otimizado pro sistema, até o macOS que tem o Safari que é super otimizado pra bateria e processador, e ainda existem usuários que preferem usar o Firefox ou outro navegador baseado em Chromium.
Um recurso que gosto muito do Edge é a criação de PWA’s com o uso de extensões como AdBlock e DarkReader. Mas tá longe de ser um navegador ultimate para mim.
Para mim, a grande questão é: o Edge é o navegador padrão do Windows, e ele é bom o suficiente para mim.
Depois de anos sendo apenas uma piada no ramo de browsers, onde o IE/Edge serviam apenas para baixar um navegador decente, a Microsoft acertou em cheio no Edge, trazendo uma engine poderosa (Chromium), suporte às extensões do Chrome (um dos maiores acertos) e, principalmente, integração com os seus serviços e produtos, uma jogada de mestre para quem já usa produtos como o Microsoft 365 e o Outlook.
Sinceramente, eu não diria que o Edge é o melhor navegador para Windows. Entretanto, como já foi dito, ele é o padrão do Windows, ou seja, não há a necessidade de instalá-lo. Esse é o motivo de eu o usar – depois de um fresh install do Windows, o Edge já vem completamente preparado para o uso, já que a conta Microsoft usada na configuração do Windows já é logada no Edge automaticamente, trazendo seus favoritos, senhas, histórico, extensões e etc.
Não sinto necessidade nenhuma de trocar de browser atualmente, ainda mais porque usufruo do ecossistema da MS (OneDrive, Outlook, MS 365, Xbox, etc) e a integração beira a perfeição nesse sentido.
A coisa mais satisfatória a fazer com o MS Edge é fazer isso daqui:
A outra coisa ainda bem mais satisfatória é colocar qualquer distro Linux reputável que respeite licença GPL no lugar do sistema da empresa de Redmond.