Porque não vemos muitos emuladores Android no Linux?

Sempre tive essa dúvida, enquanto no Windows temos emuladores Android aos montes, no Linux ficamos restritos a Genymotion, Anbox e talvez alguns outros gatos pingados.

1 Curtida

Bom, acredito que seja pelo fato dos desenvolvedores ainda não possuírem muito interesse em desenvolver tais emuladores para Linux, mas acredito que já haja emuladores suficiente aqui no Linux para suprir a necessidade de muitos usuários. Enfim, eu não tenho problemas com falta de emuladores por aqui, mas só posso falar por mim.

1 Curtida

Na verdade não entendo porque se desenvolveria um emulador android pra linux se você pode simplesmente instalar o android ao lado do linux…

2 Curtidas

Você pode instalar o Android ao lado de qualquer sistema operacional, mas o emulador acaba sendo mais prático para o usuário final.

2 Curtidas

Mas isso tecnicamente não se aplica a qualquer sistema operacional?
Pra quê teriamos um emulador de Android para Windows, sendo que podemos fazer um dual-boot ou uma máquina virtual com Android?

Por essa lógica, o Wine, que é uma das maiores empreitadas técnicas do mundo Linux, não teria razão de existir, nem a Microsoft estaria investindo rios de dinheiro no WSL.

Acho que concordo com o @Lavrudinho, é mais falta de interesse. Maior parte dos emuladores são coisa de e-sports e companhia (ou têm isso como grande parte do marketing), e o Linux simplesmente não tem essa reputação. O Genymotion mesmo tem como público-alvo desenvolvedores Android e o Anbox só somou 2+2 com “Android tem o kernel Linux” e “GNU/Linux tem o kernel Linux”.

1 Curtida

“Aproveitando o bonde”
E o Anbox? ele seria a solução mais “nativa” bem dizer, mas dizem por ai que o anbox ta longe de conseguir funcionar o basico

1 Curtida

simplesmente pq ninguém viu motivo como tudo na vida, além do genymotion e o anbox (e parte o android studio da google também, é bom adicionar ele :stuck_out_tongue: ), pra desenvolver isso

1 Curtida

Eu fico triste com isso, eu jogo 2 jogos no emulador no Windows e fico sem eles quando estou no Linux. O Genymotion simplesmente é pesado demais em relação ao que uso, fora que, o jogo não aceita ser instalado, tenho que instalar a loja do APKPURE e ai instalar ele por lá… O Anbox também não funcionou com ele, em resumo, tenho que jogar no celular quando uso Linux.

E o pior é que 90% desses emuladores usam o VirtualBox como base, basicamente só precisam ajustar alguma coisinha aqui e ali e fazer uma frontend. Já instalei Android no VirtualBox, mas como era genérico ficou inviável por falta de otmizações.

1 Curtida