Porque não vemos muitos emuladores Android no Linux?

Sempre tive essa dúvida, enquanto no Windows temos emuladores Android aos montes, no Linux ficamos restritos a Genymotion, Anbox e talvez alguns outros gatos pingados.

1 curtida

Bom, acredito que seja pelo fato dos desenvolvedores ainda não possuírem muito interesse em desenvolver tais emuladores para Linux, mas acredito que já haja emuladores suficiente aqui no Linux para suprir a necessidade de muitos usuários. Enfim, eu não tenho problemas com falta de emuladores por aqui, mas só posso falar por mim.

1 curtida

Na verdade não entendo porque se desenvolveria um emulador android pra linux se você pode simplesmente instalar o android ao lado do linux…

3 curtidas

Você pode instalar o Android ao lado de qualquer sistema operacional, mas o emulador acaba sendo mais prático para o usuário final.

4 curtidas

Mas isso tecnicamente não se aplica a qualquer sistema operacional?
Pra quê teriamos um emulador de Android para Windows, sendo que podemos fazer um dual-boot ou uma máquina virtual com Android?

Por essa lógica, o Wine, que é uma das maiores empreitadas técnicas do mundo Linux, não teria razão de existir, nem a Microsoft estaria investindo rios de dinheiro no WSL.

Acho que concordo com o @Lavrudinho, é mais falta de interesse. Maior parte dos emuladores são coisa de e-sports e companhia (ou têm isso como grande parte do marketing), e o Linux simplesmente não tem essa reputação. O Genymotion mesmo tem como público-alvo desenvolvedores Android e o Anbox só somou 2+2 com “Android tem o kernel Linux” e “GNU/Linux tem o kernel Linux”.

1 curtida

“Aproveitando o bonde”
E o Anbox? ele seria a solução mais “nativa” bem dizer, mas dizem por ai que o anbox ta longe de conseguir funcionar o basico

1 curtida

simplesmente pq ninguém viu motivo como tudo na vida, além do genymotion e o anbox (e parte o android studio da google também, é bom adicionar ele :stuck_out_tongue: ), pra desenvolver isso

1 curtida

Eu fico triste com isso, eu jogo 2 jogos no emulador no Windows e fico sem eles quando estou no Linux. O Genymotion simplesmente é pesado demais em relação ao que uso, fora que, o jogo não aceita ser instalado, tenho que instalar a loja do APKPURE e ai instalar ele por lá… O Anbox também não funcionou com ele, em resumo, tenho que jogar no celular quando uso Linux.

E o pior é que 90% desses emuladores usam o VirtualBox como base, basicamente só precisam ajustar alguma coisinha aqui e ali e fazer uma frontend. Já instalei Android no VirtualBox, mas como era genérico ficou inviável por falta de otmizações.

1 curtida

pela amor de deus né amigo, nada pratico

4 curtidas

Infelizmente. O Anbox tem potencial. Eu mesmo gostaria de ver funcionando, afinal traria alguns programas que não estão disponíveis para Linux mas tem opções para Android, como o OneNote da Microsoft (falo de um programa que sinto falta genuinamente). Eu cheguei a testar o Anbox por um tempo. Quase nenhum dos aplicativos que testei funcionaram. Não pude acompanhar o progresso para saber se hoje está melhor, já que eles só dão suporte ao Ubuntu em específico. Os módulos binder e ashmem estão integrados no Kernel do Ubuntu e o Anbox é entregue como Snap. Tentei instalar os módulos aqui no openSUSE mas sempre dava algum erro.

Os módulos do Anbox binder_linux e ashmem_linux já foram mesclados no Linux kernel principal tem algum tempo já. Basta o upstream do pacote marcar a chave para incluí-los. Tanto que o pacote DKMS caiu em desuso e distros com kernel > 5.4 não conseguem mais compilá-los/rodá-los (provavelmente é por isso que você não consegue instalar).

Não custa muito conferir se o pessoal aí do openSUSE marcou a chave (sudo modprobe binder_linux).

Putz, se viraram upstream, então eu estou no sal.
Spectacle_20201130_105739
Será que existe alguma forma de instalar esses módulos no Tumbleweed?

Eu acho q Não há necessidade para desenvolvedores pq normalmente eles usam o emulador do próprio Android Studio

Agora para soluções de emulação para utilização nativa de Apps Android num sei pq não progrediu ainda. Eu acredito que conforme o Android se aproxima de um Kernel Linux puro ficará mais fácil essa emulação

Tem alguma maneira de emular jogos Android no Linux? Ou utilizar algum emulador, como o gameloop

A maneira mais viável atualmente é instalar um Bliss OS em dualboot ou numa máquina virtual com VirGL e instalar um mapeador à parte.

Eu acho que o maior problema é a arquitetura. Muitos aplicativos sequer disponibilizam pacotes para processador i386_64. Fazer a emulação de arm em i386_64 é muito custoso.

Por outro lado dispositivos android são baratos e tem aos montes, principalmente modelos mais antigos.

A realidade é que a migração é justamente a contrária, antigos usuários de desktops passando a resolver tudo pelo seu smartphone. Ou seja, desenvolvimento de emuladores android vão na contramão e portanto recebem pouco $$$ incentivo.