Porque empresas preferem o .docx ao invés do .odt?

Verdade. Então nessa realidade de “faz de conta” que eu falei, quem exige que os trabalhos sejam entregues em .docx deveria dar de presente uma licensa do Office e uma do Windows. haha
Mas é claro que eu não falei isso como uma sujestão séria, até porquê óbviamente isso jamais aconteceria. Falei para dizer que exigir .docx é tão ridículo quanto dar licensas do Office e do Windows de presente para os alunos, funcionários, ou o que for…

1 curtida

Problema é quando exigem uma versão específica, quando eu estava procurando por uma revista científica para publicar meu artigo, teve uma revista que explicitamente exigia o documento formatado pelo Microsoft Office 2013.

O engraçado é que até as pessoas comuns não estão mais usando o Microsoft Office porque esta suíte de escritório está muito difícil de craquear a medida que o tempo vai passando.

O Microsoft Office 2003 pedia apenas um serial
O Microsoft Office 2007 pedia apenas um serial
O Microsoft Office 2010 exigia apenas um crack simples
O Microsoft Office 2013, por sua vez, já exigiu um crack mais atualizado
O Microsoft Office 2016 eu não consegui nem sequer iniciar o instalador… LOL (isso estou falando no Windows 10, não no Linux!)

Estou vendo é todo mundo usando o WPS Office

3 curtidas

Revivendo o tópico, isso é verdade?
No Windows 10 das escolas só vejo o office trial
Eu prometo que eu irei instalar libreoffice em todos os pcs que eu tocar, quando acabar a pandemia, tbm poderia instalar o Endless os, mas aí teria que ser escondido, rsrsrs

1 curtida

Essa é uma pergunta a um comentário meu? Bom, tudo o que falei é baseado na minha experiência pessoal.

1 curtida

Sim era

Como está hoje em dia sobre a desformatação do texto, digo isto em docx e odt principalmente
Já que cada vez mais os processadores de texto têm cada vez mais Features diferenciadas (mesmo sabendo que o básico continua o mesmo)

Está um pouco confuso para eu entender o que você quer saber.

Se você se refere a recursos

A última versão do Microsoft Office que usei foi a 2013, mas mantenho o LibreOffice atualizado sempre que tenho vontade.
No que diz respeito ao formato ODT, não há muitas novidades, geralmente as novidades são com o LibreOffice Writer em si.

Se você se refere à compatibilidade do LibreOffice Writer com o formato proprietário DOCX da Microsoft

Anos atrás fiz uma comparação das diferentes suítes de escritório com o DOCX (link).
Pretendo fazer uma nova comparação daqui a umas semanas ou meses.

1 curtida

Eu acho q é tipo so falta de conhecimento mesmo, eles não querem um docx, eles querem um documento editável, e não um pdf q é ruim de editar, tipo na minha faculdade, onde todos os computadores de lá são linux, porem eles enviam modelos docx, o que da me deu dor de cabeça

1 curtida

Isso era bom, uma atualização disso

Bom, eu poderia falar sobre n coisas de empresas e tal, mas a grande verdade é que o usuário final, ou seja, aquele que está usando o computador de uma empresa ou escola tem um conhecimento extremamente limitado.

Eles só conhece algo dentro do ecossistema microsoft, e quando alguém manda um arquivo “.odt”, automaticamente pensa que é um tipo de malware (sim, não é pq estamos rodeados de pessoas com um conhecimento intermediário significa que não existem pessoas leigas.)

Posso até pegar exemplos dentro da faculdade que eu faço, onde eu sou obrigado a fazer no formato proprietário para não perder pontos em uma determinada prova/atividade. Pra evitar dores de cabeça eu faço no Office Online mesmo, ou quando posso uso um Office 2007 só pra dizer que eu fiz algo básico. Quando quero algo mais elaborado parto para o Libre Office mesmo.

1 curtida

O Word salva em .odt ?

Ora, isso deveria se tornar a prática comum, né não ?

Acho que não “preferem”, as pessoas simplesmente salvam no padrão do Word. Seria preferível usar o formato aberto para garantir compatibilidade com qualquer software plenamente.

É que pouca gente se importa em alterar o padrão, ainda mais quando o padrão é um formato já familiar, como DOCX.

Um exemplo particularmente lamentável disso é que o DOCX na verdade são dois formatos não totalmente compatíveis, o DOCX Transitional (que desvia do documento que a Microsoft enviou à ISO incluindo porções de formatos .DOC antigos) e o DOCX Strict (baseado estritamente no documento da ISO). Na versão 2013, mesmo o exportador para DOCX Strict estando funcional, continuavam salvando em Transitional por padrão. E não era algo perceptível pela extensão do arquivo.

Aliás, Word 2007 não possui suporte algum a DOCX Strict e o Word 2010 apenas lê. Levou 6 anos para a Microsoft conseguir implementar o próprio padrão.

3 curtidas

Não tem complicação nenhuma nisso:

Porque é o padrão na caixa de diálogo “Salvar como…” do Word, por mais besta que pareça, é esse o motivo, some isso ao Word por ter sido o primeiro mainstream ter se tornado sinônimo de “Processador de Texto” fez o formato se espalhar

Não é um erro, é um problema, porque o formato DOCX não é retro compatível, então a menos que você faça edições usano estilos customizados, não tem garantia que você vai conseguir abrir o arquivo no futuro em outra versão

1 curtida

Uma coisa que eu achei interessante quando cursei no Instituto Federal de Brasília, foi que todos os computadores, sem exceção, estavam em Dual Boot com alguma versão do Ubuntu. Os mais potentes estavam sempre na LTS mais nova enquanto os mais antigos estavam na 14.04 ou 12.04

Não só isso mas o Windows nessas máquinas tinham tanto o Microsoft Office como o Libre Office instalados, sendo que o formato usado internamente e entre classes é o ODF ao invés do OOXML. Isso não só torna mais acessível por se tratar de um formato livre, como também desinfluencia pirataria. E mesmo o curso técnico de Manutenção e Suporte era 80% feito no Ubuntu, com apenas a disciplina de administração de sistemas operacionais abordando o Windows. Foi por causa daquele curso que eu resolvi ir de cabeça em Linux, na verdade, apesar de já ter usado Ubuntu anteriormente.

4 curtidas

Quando fiz minha graduação na estadual do MS também acontecia isso. Meu primeiro contato com Ubuntu foi lá.

1 curtida

De forma simplificada posso dizer que o hábito criou um padrão.

2 curtidas

O usuário quer apenas praticidade e ponto, ele realmente não olha o arquivo (não entende e não quer saber também o que é). Sendo assim, nós precisamos - sempre que possível - passar esse conhecimento adiante independente do sistema operacional preterido.

Quando eu era jornalista e trabalhava em uma empresa de comunicação de nível internacional - sem brincadeira e era mesmo -, a dita organização nunca quis gastar um único tostão com suíte office! Na realidade, eles não queriam gastar dinheiro algum com software - não importasse qual fosse. Então, um belo dia, o CEO da empresa me “aconselhou” a desinstalar o LibreOffice que usava no meu computador particular e instalar um “Office piratão”, pois, vira e mexe, eu me atrapalhava com a desformatação de alguns textos importantes que recebia no formato .docx. No fundo, terminei tomando essa última atitude para poder trabalhar, pois os documentos eram muito importantes e não poderiam chegar na mão de alguns clientes totalmente desformatados.

Ou seja, ainda que a gente venha a explicar e justificar os pormenores de uma atitude dessa, a realidade e o costume de muitos anos “fazendo daquele jeito” te joga na parede pois no fundo você é minoria e empregado. Então, meu amigo, ou você faz daquele jeito ou talvez você nem trabalhe no lugar! Ao menos tive espaço para contra-argumentar sobre a real necessidade daquilo!

Mito, setor de TI no Brasil no setor público instala o que é mais fácil e o que tem a mão

Até porque ambos os softwares são igualmente complexos a metodologia da interface atual é que é falha, minimize a faixa de opções do MS Office e vc tem um pandemônio

Sobre as universidades, eu tenho uma explicação. Geralmente as universidades fazem acordos com a Microsoft ou Google, ou alguma semelhante para ter acesso a serviços Premium e nisso os alunos também tem acesso. Lembro que uma universidade em São Paulo dava aos alunos contas Premium da Google. No meu caso na universidade onde me formei, tivemos acesso a contas universitárias Office365, que foram criadas no início da universidade (apesar de eu ter concluído o curso, ainda tenho acesso kk). Com essa conta, eu tenho acesso completo a suíte Office espaço de 1TB no Onedrive. Acaba sendo o padrão da universidade.

2 curtidas

A resposta desta pergunta é bem simples.
Porque as pessoas não leem licença, NUNCA, nem resumo, de forma alguma, e o .DOC virou padrão de mercado.

Salvo engano, DOCX é padrão “aberto” para uso, e em tese haveria menos problemas de uso em soluções abertas. Mas se trata da mera adaptação ao software que era padrão de mercado, não porque é melhor ou pior, mas porque os usuários resolveram adotar.

É o que chamo de dilema do ICQ, hoje seria o do Whatsapp: não é o mais seguro, não é o com melhor desempenho, maiores funcionalidades. Mas é o que o povo usa…

1 curtida