Por que o Windows não é tão "nítido" quanto o Linux?

Algo que sempre me incomodou no Windows, é que as fontes e imagens não são tão “claras” quanto no Linux:

Windows

Linux

Windows

Linux

A configuração de imagem do monitor é a mesma no dois sistemas, 60 de contraste e 60 de nitidez; mas mesmo ajustando esses valores no Windows, continua esquisito

Alguém mais já reparou nisso? Não vejo muito gente comentando sobre isso na internet

1 curtida

O culpado é o ClearType. Infelizmente outros OS fazem um trabalho melhor nesse aspecto e até existe um projeto chamado MacType que permite renderizar as fontes no Windows tal como no Mac, embora seja um projeto limitado e com muitos conflitos com outros apps. Claro, é sempre uma questão de gosto, mas pessoalmente concordo, a renderização de fontes do Windows não me agrada.

10 curtidas

Definição de imagem melhor no Linux, eu já tinha notado faz tempo (desde 2005).
Fechamento e abertura de apps tbm é mais rápido no Linux.
Renderização de fontes em sistemas operacionais na minha opinião: Mac OS>Linux>>>>>>>>Windows.

1 curtida

O MacType (e segundo o que vejo na internet, a própria renderização da Apple) são baseados no FreeType, que é a biblioteca de renderização utilizada por praticamente 100% dos programas de Linux.

(Eu pessoalmente vou com a cara da renderização do Windows, talvez por ter uma tela de DPI baixa, tanto que configuro o FreeType para ficar parecido).

1 curtida

Na verdade, a Apple usa o Core Text, não é baseado em FreeType. Estas especulações costumam ser comuns, pois os resultados de renderização são similar no que tange a subpixel rendering.

Pois é, eu acho que tem a ver com gosto, pois é exatamente em baixo DPI que eu acho que o Windows não se sai tão bem.

Eu acho que um dos motivos de tantas pessoas gostarem do jeito que o Mac OS resolve isso, é porque a empresa simplesmente eliminou o conceito de resolução real, o que torna muito difícil alguém cometer um erro que leve a algum elemento pixelado na tela. Mas claro, não ha muito o que customizar.

1 curtida

Parece que isso não vale pra todas as distribuições.

E há pessoas que acham superior a qualidade da renderização de fonte da Microsoft ou do Ubuntu.

Exemplo: Por que as fontes no Ubuntu tem melhor aparência e renderização?

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.