Sim, falo das fontes do sistema, da renderização delas. Da boa qualidade e aparência.
Parece ser algo que a maioria das distros Linux pecam em se esforçar em fazer.
Não sei se pelo nome do Ubuntu, “poder”, fama, eles podem fazer isso e as outras não tem esse direito.
Notei a mesma coisa quando começaram a usar o OEM boot logo, coisa que a maioria das distros ainda não usa. Só a logo simples.
Mesmo sem instalar as fontes da Microsoft, por padrão a qualidade é muito boa. Fui testar Fedora, openSUSE, KDE Neon, Arch Linux, Manjaro e não se esforçam em melhorar isso.
Que eu saiba não precisa-se usar fontes proprietárias da MS pra obter esse resultado. Ou há alguma tecnologia por trás que só o Ubuntu implementa? Pois no Fedora mesmo colocando as mesmas fontes não ficou igual. Não sei se há alguma configuração escondida pra melhorar ainda mais, algum script, sei lá (me deem uma luz se souberem).
Salvo engano tem haver com a renderização de sub-pixel aa que é ativa por padrão no Ubuntu e algumas não tem isso habilitado como por exemplo o fedora e o debian.
Basicamente o que você falou. Ele ainda disse que tinha algo relativo com patente e simplesmente a Canonical cagou pra isso e colocou do mesmo jeito. (Palmas pra eles!! Enquanto isso Fedora faz o oposto lá com os codecs)
Além disso, encontrei esse comentário interessante:
Onde este usuário diz que a fonte do Ubuntu é uma das melhores fontes projetadas, dito por um criador de fonte famoso chamado Dalton Maag, que tem atenção em relação a renderização de tela.
Ele disse também que bem antes das patentes expirarem a Canonical já ativava essa patente que possibilitava as fontes ter boa renderização. Parece que as outras distros não tem vontade de fazer o mesmo. Se preocupam tanto com alguns detalhes, mas esquecem da fonte.
Sabia que tinha algo a mais aí além de uma mera configuração. Tenho olhos treinados!
O Ubuntu sempre foi meio que a “representação” do Linux como um produto pronto para o Desktop doméstico. Por isso ele sempre teve essss detalhes a mais que as outras distros não tinham.