Por que o LibreOffice e o Collabora Online ainda não dominam as salas de aula?

Por que a suíte office da Microsoft e o Google Docs dominam as salas de aulas, mesmo com alternativas gratuitas e open source, como o LibreOffice e o Collabora Online? Representantes dessas duas empresas tentaram responder a essa pergunta.

6 curtidas

Pela 1ª vez estou sabendo desse “Collabora”.

2 curtidas

Tenho uma escola e utilizo o libreoffice em todas as máquinas, inclusive na parte administrativa, todo mundo utiliza sem nenhuma dificuldade

1 curtida

Porque ao que me parece os programadores linux preferem brigar com todos os colaboradores do que fazer parcerias.

4 curtidas

É o velho problema visual do LibreOffice: as pessoas acostumadas coma interface Ribbon, do Office 365, só de olhar para a cara ‘antiquada’ do LibreOffice, já ficam perdidas.
Dos mais de 50 grupos de alunos que ajudei a formar, foi unânime a preferência pelo OnlyOffice, principalmente pelo fato de os professores precisarem orientar os alunos, como usar o Office 365 online (a versão gratuita). O impacto na curva de adaptação é quase nulo.

Ah, mas dá pra deixar o LibreOffice com uma cara mais próxima da Ribbon, inclusive o Collabora faz isso.

Eu sei, mas esse visual deveria vir por padrão. Se uma pessoa instalar o LibreOffice direto, vai se deparar com o visual de 25 anos atrás. Quantos vão pesquisar se é possível mudar esse visual?

6 curtidas

Parece algo irrelevante, mas já passei por problemas com isso desde que o MS Office 365 adotou a fonte nova, Aptos.

Somados o fato de que ainda não há uma fonte open-source compatível (como tem Liberation Sans ← Arial e Carlito ← Calibri), e de que muita gente desconhece/subutiliza os mecanismos de espaçamento, alinhamento, quebras de página, etc. resultam em documentos quebrados, ou no mínimo com grandes diferenças visuais em relação ao original, ainda que as suítes office do Linux leiam o formato do arquivo corretamente.

Não deveria pra ser necessário pirataria (de fontes) para ler/imprimir documentos simples – esse aspecto já me aconteceu com documentos do governo, inclusive.

3 curtidas

Diminuiriam os problemas se o governo adotasse fontes open-source como padrão.

1 curtida

Eu já prefiro o padrão, fico perdido com a interface “Ribbon” …

Mas não é isso que faz a baixa adoção do LibreOffice… pegue um aluno de ensino médio ou do 9° ano, e manda-o fazer uma apresentação no Impress. Depois peça ao mesmo aluno que refaça no PowerPoint.

É nítido que o LibreOffice é carente de coisas simples, como bons templates por padrão.

Nisto soluções como o Google Docs, que além de ter visual mais moderno, pode ser utilizado coletivamente em nuvem, se tornam melhores para a maioria dos usuários. Na Universidade eu aprendi com um professor meu a fazer tudo no Google, porque todo mundo edita de casa, o professor consegue corrigir remotamente e fazer anotações…

WPS também tem um visual melhor que o Libre,apesar destes ser mais usado na China.

3 curtidas

Eu sou usuário do KDE Plasma, uma vez tentei usar o Calligra… sério, tem alguém que consegue usar ou já usou? Impossível pra mim.

Infelizmente governo tem que gastar.
Política no Brasil virou emprego.

Idem

Desde 2012 eu uso pra quase tudo. Quando me assaltaram e levaram o netbook, cheguei em casa, liguei o PC e sai alterando as senhas. Os arquivos estavam todos no gDrive.

Pra nós!

Aqui no Paraná, o governo troca os PCs a cada 4 anos. Desde o primeiro mandato, está comprando Chromebooks e usando a plataforma da Alphabet.
Quando encerra o contrato de determinado lote dessas máquinas, elas são vendidas ou mesmo, deixados num canto, já que muitos “tecos” não sabem como instalar o Windows nelas.

3 curtidas

O problema do LibreOffice é que ele ficou cheio de muita coisa e ao mesmo tempo sem coisa alguma.

Até um usuário do KDE fica perdido com tanto menu.

1 curtida

Mas no caso das fontes não mudaria em nada. Aí o usuário, governamental ou não, poderia escolher qual software usar, open-source ou não, que não ia importar. Melhoraria muito a compatibilidade dos arquivos.

Quanto à interface do LibreOffice, eu prefiro a antiga, cheia de botõezinhos. :grin: Me perco nessas mais modernas. Porém, caso houvesse necessidade, me adaptaria numa boa. :wink:

4 curtidas

Porque ai as secretarias não iam receber verba para fazer licitação de compras do pacote office. Se é que me entende

As pessoas são muito apegadas ao visual, nisso o onlyoffice tem se tornado uma boa alternativa, nos meus bicos de técnico tenho o colocado pra clientes e tem tido uma boa aceitação, todos continuam usando , e o esquema das abas agradou muita gente.

3 curtidas

No LibreOffice também pode ser por abas, mas não é o padrão, o usuário tem que habilitar.

2 curtidas

Quando eu era moleque a desculpa é que as empresas usavam esses software, então era parte de estar preparado pro mercado de trabalho.

Outro ponto é que, sabiamente, a Microsoft coloca o produto para uso gratuito de estudantes e professores. Assim eles não precisam “piratear” o software. Então a vantagem de ser gratuito das alternativas não existe nesse ponto.

Algumas escolas e universidades são particulares, portanto a decisão do software usado cabe mais aos acionistas do que dos professores. Geralmente a cabeça dos acionistas é contrária aos softwares livres, especialmente se houver um bom desconto da Microsoft para a empresa usar seus softwares.

Mas enfim, o problema no meu entender não é tanto sobre o uso na época de escola. Afinal aprender a usar a ferramenta deveria abrir horizontes (na escola deveria-se aprender a aprender) para saber usar outros softwares parecidos, mesmo que os botões sejam diferentes. Pra mim o problema é que o aluno acaba pensando que não existe alternativa (quando elas seque são apresentadas) ou que a alternativa é muito ruim (quando na verdade ele nem aprendeu a usá-la corretamente). É um problema de educação que fecha caminhos ao invés de abri-los.

2 curtidas

Faço parte de um projeto de extensão na faculdade que é um curso pré-vestibular para alunos do ensino médio. No ano passado criamos um CNPJ para o projeto como entidade sem fins lucrativos.
Para empresas sem fins lucrativos, o Google oferece o Google For Non-Profit, que dá acesso completo à toda suite Google Workspace totalmente de graça. Isso ajuda demais, por conta do ecossistema conectado, acaba ficando mais fácil trabalhar com os apps como Docs, Sheets, etc, do que com apps offline separados.

1 curtida

Amo essa interface :rofl::rofl::rofl::rofl:

Total :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

Perfeitamente :laughing:

Como eu disse antes: uma pena que não vem por padrão :frowning:

O famoso caso do: prova essa :speak_no_evil_monkey: aqui, não vou te cobrar nada. Mas depois que viciou, a conta é altíssima.

Quantos temos desse esquema no mundo todo?
Google Workspace, Zoho, Office 365, mais algum?

4 curtidas