Por que o Debian pode não ser a melhor escolha para iniciantes em Linux?

O ubuntu minimal ainda existe? Pensei que tinha sido descontinuado.

O que não existe mais é o mini.iso, que é aquela ISO do Ubuntu que instala somente o básico para você começar a configurar a partir da linha de comando.

Já o Minimal que ele esta falando, é um passo além do mini.iso: ele instala o básico do Gnome para você só instalar os programas que você quer.

2 curtidas

Como reviveram o post vou dar algumas impressões sobre alguns pontos levantados (tardiamente rs)

Mas antes de comentar, por ser usuário de Debian concordo que não é a melhor opção para um primeiro contato com o mundo linux.

Não tem sudo pré-instalado como a maioria das distros;

O sudo funciona normalmente se voce nao colocar uma senha de root, ai seu usuário entra no grupo sudoers.

Não tem gestor gráfico pra instalação de drivers (mesmo problema com o Mint LMDE);

Só Ubuntu e família tem, então 90% das distros tem esse problema.

É mais datado que o Ubuntu;

Depende. O Debian 13 vai ser lançado por volta de Julho/25 e será mais atual que o Ubuntu 24.04 até o lançamento do Ubuntu 26.04 ai em 2027 vem em teoria o novo Debian e o ciclo se repete. Mesmo assim, Ubuntu traz pacotes mais atualizados mesmo nas versões mais antigas tipo o Firefox, que no Debian stable é o ESR.

Pode ser problemático pra quem tem máquinas recentes devido ao kernel mais antigo;

Mesma questão do item anterior. Ainda existe o recurso de backport, apesar de não ser tao obvio pra novos usuários. O mesmo se aplica ao Debian testing.

Instalador não é dos melhores em simplicidade;

O Calamares é até intuitivo. Tirando o instalador do Ubuntu, o resto no mundo linux não é tao obvio.

Não tem tantos pacotes úteis como o Ubuntu e até Arch, muito pacote antigo e defasado fazendo número e pouca coisa útil, ainda mais de cunho proprietário;

Bom ai precisa de exemplos pra entender, mas sim, coisas proprietárias não são tao bem-vindas nos repositórios oficiais. Filosofia da distro.

Traz as DEs “cruas” no sentido de serem sem nenhuma customização ou diferencial, comum em distros-mãe — tem quem goste ou desgoste;

Já foi discutido antes esse ponto. Eu gosto cru rs Não acho que seja um grande problema a forma vanilla das DEs, mas algumas distro facilitam algumas coisas geralmente deixando mais windows-like.

Não tem uma loja própria, dependendo da versão, vai ter que usar a GNOME Software, Terminal ou Synaptic pra instalar os programas. Não é algo tão na cara.

O Debian tem uma loja pré-instalada, se é propria ou nao, tanto faz (minha opniao), a do debian pelo menos nao é lenta e funciona. Não adianta nada fazer curadoria de software ou botar um monte de frufru e dar problema.
A critica que acho fazer sentido é ter o maior numero de fontes habilitadas por padrão sem o usuario ter que se envolver, a exemplo do Zorin, Mint.

4 curtidas