mesmo assim ainda prefiro ele
Interfaces limpas: LXQt, XFCE, MATE, Enlightment e aquelas montadas só em WM.
Estou com o KDE Plasma aqui. Lindo. Papagaiado. Desabilitei transparência de janela e um monte de animações e efeitos que vieram por padrão. Ao redimensionar janelas, topo com bug. O redimensionamento funciona, mas “dá ruído”, um monte de artefatos. OK que é o Plasma 5.20.5 numa distro versão release candidate (mas é base Debian!).
No Plasma, coisas que preciso ajustar e configurar me exigem um mergulho em menus, abas, caixas e botões. No MATE, no XFCE e no LXQt resolvo em três cliques.
GNOME na minha máquina sempre fica com um desempenho que me lembra o Win10…
Resolvi colocar aqui e o desempenho está ótimo, MATE é muito leve.
Pois para mim o Windows sempre tem um desempenho superior. Talvez pelas firulas dos drivers, ainda assim uso apenas hardware Intel. Tanto que uso o Windows para jogar.
Pois então. Também utilizo na minha máquina principal Windows para jogos. Além da performance, tem a questão da compatibilidade com anti-cheaters, etc…
Mas quando a questão é workflow e desempenho do Sistema para tarefas que não sejam jogos, para mim, Linux sempre sai na frente. Não importa a DE que eu esteja usando. Tente abrir um Netbeans da vida em uma máquina Windows e na mesma máquina rodando Linux. Apesar de não ser tão pesado assim, lá na faculdade a diferença é de quase minutos… ahahahaha.
Se for para usar mate, usa xfce4.
Além de ser mais leve, o gerenciador de arquivo e outras funcionalidades são melhores que no mate…
O sistema evoluiu, assim como xfce e o mate parou no tempo
O Thunar já permite fazermos buscas por aquivos dentro dele?
O gerenciador de tela/monitor do XFCE é confuso, o do MATE mostra a configuração com clareza.
Eu gosto muito do XFCE, mas não vejo o MATE em desvantagem, não.
Aliás, no padrão, instalado “seco”, o MATE é mais bonito que o XFCE.
Então…
Já usei Mate durante 1 ano.
Ele não é ruim, mas da mesma forma que o Mint faz com sua página de apresentação faz com mate.
Sobre xfce4
O Thunar não tem e não precisa da funcionalidade de busca, pois ele já tem o catfish do próprio xfce, que para mim é o melhor e mais rápido buscador, ele se baseia no banco de dados mlocate que faz ser muito rápida na busca.
Com a versão 4.16 já é possível salvar a classificação por pastas.
Sobre o monitor, acho que é a mesma coisa dos demais, e ainda ativa pelo atalho uma forma de habilitar tela facilmente
vc pode ver aqui: xfce:xfce4-settings:display [Xfce Docs]
No quesito tema, vai depender da distro que usar, mas o tema na versào 4.16 melhorou bastante e com 2 cliques vc pode colocar em modo dark
E o quesito de ações personalizadas do thunar não tem igual. Vc pode adicionar facilmente um comando. Nenhum outro gerenciador de arquivos tem esta praticidade como ele.
OK.
Mas depender de um terceiro programa para buscar arquivos é tosco.
Depende, pois ele está no menu do thunar. Ele é compatível com o thunar.
Os dois ambientes são bons e a diferença de uso de memória entres eles não é muita.
Só acho que o mate parou no tempo…