Por que a Geração Z tem dificuldades com computadores?

Juntos, nos aprofundamos em possíveis causas e soluções para a surpreendente dificuldade que pessoas mais novas, da chamada Geração Z, têm com computadores em ambientes de trabalho.

4 curtidas

Quem dera fosse apenas com computadores…

3 curtidas

É interessante como esse assunto se difundiu recentemente. Li alguns outros artigos sobre o tema.

Entendo o “problema”, que nem é um problema pois ninguém nasce sabendo usar PC, impressora e digitalizadores. Lembro que as vagas de trabalho uns 15 anos atrás tinham como requisito “Word, Excel e Powerpoint básico”. Será que os recrutadores de hoje acham que ‘qualquer pessoa sabe usar o PC’?

Outro ponto de falha está sendo na inserção de novas pessoas no ambiente da empresa. Quando se contrata alguém, é esperado que a equipe faça uma avaliação das aptidões do novato e faça um plano de treinamento nos pontos fracos. Colocar a responsabilidade (ou tirar sarro) da falta de aptidão do novato só revela a incompetência da equipe em integrar o novo trabalhador.

Também gostaria de um estudo mais aprofundado sobre esse mesmo assunto dentro da realidade brasileira. Ultimamente vejo muitas reportagens criadas nos EUA e sendo traduzidas, porém a tradução não muda a realidade do país. Devemos ser cautelosos ao trazer dados de outros países e assumir que são semelhantes no Brasil.

5 curtidas

Você tem entre 14 e 29 anos e sente que tem dificuldades de usar o computador…

Não entendo isso, quem determina isso de geração?. Tem lugares que onde classifica geração Z é aos 25 outras até os 26 e até 23.

Ou que parece, essas “novas gerações” já vem com função TDAH habilitada por padrão. Lembro na época da faculdade onde os professores diziam que os jovem tem péssimo raciocínio lógico e que isso estava cada vez pior com passar dos anos, que desde pequenos as crianças sempre tiveram tudo próximo de sí e acabam não desenvolvendo habilidades de resolver problemas sozinhas.

Isso rende um debate grande e interessante.

Essa é uma ótima pergunta, e o que define isso são estudos sociais geralmente, e não realmente existe uma data precisa.

O valor aceito atualmente como definição de pessoas da geração Z são nascimentos entre 1995 e 2010 aproximadamente.

Como não existe um “corte” de fato, pessoas que nasceram um pouco antes ou um pouco depois, podem apresentar características comumente usadas para descrever essa geração, assim como pessoas que nasceram dentro da geração, podem apresentar características diferentes das usadas para designá-las.

Infelizmente não existe como criar uma definição específica quando o assunto é comportamento.

Geralmente é estabelecido por pesquisas, aqui tem um resuminho:

5 curtidas

Isso me faz lembrar: A metáfora do desktop precisa morrer?

1 curtida

Complementando o @Dio, essa confusão acontece por causa das gerações intermédias, nascidos de 1995 até 2002/2003 são chamadas de zillennials, aí tem quem associe mais a Z e tem quem associe a millennials

3 curtidas

Comigo é o contrário – tenho dificuldades com

• celular – preciso pedir ajuda aos bisnetos
  • portáteis descritos como “modelo XYZ” – pois desde 1986 nunca mais comprei um PC “pronto / de marca”
  • mil novidades super-avançadas – que não consigo achar necessárias

Mas vários amigos, da minha idade, têm certas “dificuldades” com computadores. – Usam normalmente… mas não têm a menor ideia de onde salvam seus arquivos. Não têm qualquer noção de “pasta”, “diretório”, “árvore” etc. – Se não tiver um ícone na tela, não encontram nunca mais.

Aliás, para eles, tudo se refere a algum botão “óbvio”. – Se o botão sumir, não conseguem fazer mais nada.

2 curtidas

Será que essa dificuldade com computadores é porque os Celulares estão cada vez mais presentes desde 2010?

Fazendo assim, essas Tecnologias “Antigas” serem deixadas de lado pela nova geração por acharem elas “complicadas”. E convenhamos: Celulares e Tablets com iOS ou Android são muito mais simples de operar do que um computador convencional.

Principalmente porque num Celular, sabemos que sempre iremos encontrar alguma imagem ou foto no aplicativo de Fotos ou da Galeria, não importando se está salvo na pasta de Imagens ou em qualquer outra pasta do celular. As pastas no celular não importam tanto assim como num computador convencional.

4 curtidas

Crescer com acesso à internet e smartphones desde a infância moldou seu comportamento digital, levando-os a preferir dispositivos móveis e interfaces interativas.

Só falta agora ter um estudo que diga que a Geração Z não usa máquina de datilografia e telefones fixos.

Sou cabreiro com esses estudos de Psicologia, além de iconclusivos por natureza não servem como Ciência porque Psicologia não é Ciência, só se parece com ela.

Desde que me entendo por gente sempre as gerações anteriores criticam tudo das novas gerações. Que por naturez são irreverentes em relação as gerações anteriores a ela.

5 curtidas

Estando dentro de pelo menos 8 ONGs que usam o TigerOS para ensino básico da informática, para crianças e adolescentes, posso garantir que não muda quase nada a realidade.
Posso acrescentar que a atual geração alfa é pior ainda, pois as crianças estão tão acostumadas com Tiktok e Kway, que um vídeo de 2 mins ou mais já as faz desistir de assistir.

6 curtidas

Você foi no ponto, certo.
Não é uma questão de mudança tecnológica, apenas.
Há uma mudança comportamental: falta de capacidade de raciocinar, de deduzir, de se concentrar, etc.

1 curtida

Curiosamente eles chegaram no mesmo ponto que você, só foram um pouco além

Tudo isso e outros problemas sociais são culpa dos smartphones nas mãos das crianças cada vez mais cedo, e da cultura de influenciadores. Pais que não têm tempo e também são viciados em redes sociais. Aqui nos EUA, quem cria seus filhos é o Estado e o smartphone. De manhã, antes do trabalho, você deixa o filho na creche e só pega depois do trabalho, desde a creche até o ensino médio, pai e mãe trabalhando – “isso quando tem pai”. Isso é o normal, fora pais que trabalham mais tempo do que o normal. Tenho duas filhas adolescentes, nenhuma tem celular. Cogitei comprar um dumb phone apenas para ligação e mensagens de texto. Elas têm um PC na TV da sala, que é o media player, e usam sem problemas.

No fim das contas, eu acho que o problema é nosso mesmo, dos pais sem preparo para educar filhos, ou que também cresceram nesse estilo de vida e estão apenas repassando para a próxima geração.

4 curtidas

Aqui no Brasil, bebês e crianças são criados em CMEIs, daí vão pra escola…

2 curtidas

Pronto!

A Geração Meme acaba de solucionar todas as dúvidas.

ATT - Errata!

Onde se lê “Baby”, leia-se “Bebê Johnson” – aqueles bebezão “fortes”, rechonchudos, bochechudos, rosados, entupidos de Aveia Quacker, usando fraldas, talco etc. Johnson & Johnson.

Referência: - “Meu filho, meu tesouro”, do Doutor Spock.

Doctor-Spock-Baby-Johnson

(Não confundir com o “Senhor Spock”, da nave espacial).

É a mesma coisa de você pergntar porque a geração X tinha dificuldade com aparelhos eletrônicos como Televisão e video cassetes, instalar um simples leitor de CDDA (Musica) na época era um transtorno para os adultos, e as crianças simplesmente iam lá e faziam o trabalho.

Nasci em 1979, em algumas listas o ínicio da geração X, em outras listas a década que nasci foi obliterada sem razão aparente kkk

Tenho 45 anos e tenho acompanhado essa pseudo dificuldade com computadores da geração mais nova e sinceramente acho que é a geração mais preguiçosa que vi surgir na face desse planeta, as pessoas parecem que não tem vontade de aprender nada, aprendem o necessário, o que serve pros seus anseios imediatos, não existe curiosidade parece (não generalizando, mas o que eu vejo é isso, grande parte é acomodada, procrastinadora e etc)

Meu sobrinho adora computadores, mas não sabe formatar um PC, o negócio dele é jogar Valorant… eu curto jogos, principalmente os retro (mais um aqui aficcionado por jogos antigos, eu sei que o @Dio também curte, já vi uns vídeos dele falando de retro e emulação) mas eu também sou curioso de saber como as coisas funcionam, e eu creio sinceramente que é isso que falta na geração atual, ser curioso em saber como não só as coisas funcionam, mas como o mundo funciona

Em relação a desordens psicológicas, conforme as coisas foram evoluindo, foi se separando ainda mais os ditos “Neurodivergentes” dos também ditos “Neurotípicos” o que na minha opinião, só serve pra segregar mais ainda, quem já se acha estranho ou fora da casinha no contexto atual do mundo. Hoje em dia existem mais pessoas com TDAH porque hoje em dia, com poucos exames e análise psicológica e possível dizer se a pessoa tem ou não tem transtornos de origem psicológica e desordens emocionais de vários tipos, como Asperger por exemplo e até Autismo.

Muitas pessoas antigamente não sabiam do que se tratava, e pensavam ser só “diferentes” das outras pessoas, não por que tinham uma desordem, mas por que eram assim e pronto, e de fato as pessoas podem e devem ser diferentes, mas quando isso atrapalha seu desenvolvimento social, habilidade de comunicação e outros, pode ser que não seja uma coisa instrinseca da pessoa, e sim, uma desordem psicológica, que pode ser tratada hoje e trazer mais qualidade de vida a pessoa, obviamente na minha época não existia como saber de forma precisa e (mais) fácil do que é hoje se alguém tinha autismo, asperger, TDAH, Bipolaridade, Transtorno misto de ansiedade e depressão e por ai vai, a lista é longa…

Enfim, pra finalizar e parar de encher linguiça e sair do assunto do tópico, eu acho que tem dificuldades porque já nascem com a cara socadas em smartphones e a iteração social até os 10, 12 anos praticamente inexiste, eu com 6 ou 7 tava ralando meu joelho na rua, subindo em arvore e me arrebentando todo, acho que falta um pouco disso hoje, e isso definitivamente vem criando pessoas mais alienadas somente a tecnologia como facilitadora. É minha opinião, estejam livres para discordar, kkk (aliás façam isso)

Abraços

2 curtidas

Gerações ja passei por tantas que nem sei aonde me enquadro,hoje estou com 65 anos e ja sou aposentado…com 16 anos de idade o meu 1º emprego foi na Olivetti do Brasil, entrei como ajudade geral, eu lavava as peças das maquinas de escrever e somar Mecanicas!! era um negocio encantador!!, os Mecanografos (tecnicos) desmontava as maquinas que eram para consertos e revisões gerais,eu as lavava tudo com querosene e detergentes… tudo era fascinante para um garoto de 16 anos, os tecnicos todos com carros do ano fusca,tl, passat, corcel, belina,casas e chacaras proprias etc … eu logo me inturmei com os tecnicos e passei na fase de experiencia, eu com 6 meses ja estava desmontando algumas partes das maquinas, e logo fui fazendo cursos na propria fabrica da Olivetti, que Felicidade!! em 1 ano eu ja era tecnico JR,com 2 anos de Olivetti eu ja era tecnico de Maquina de escrever mecanica \o/, com o o tempo a Olivetti lançou a maquina de escrever eletrica (Tecne3) nossa foi uma revolução! maquina eletrica mecanica, todos tecnicos fizeram cursos, e logo foi lançado a maquina eletrica de somar, que coisa loka estava acontecendo, e veio a maquina de escrever eletrica com corretivo, não entrava na cabeça de ninguem essas coisas eletricas, corretivos, tudo estava ficando muito dinamico e fora do controle! pois quando conseguiamos entender o funcionamento de uma maquina a olivetti lançava outras bem modernas e fora do imaginavel!! pois nesta epoca (não existia Computador e Net) então as novidades aparecia do nada!!, e quando saiu a maquina de escrever eletronica com margarida! a o mundo virou mesmo!! calculadoras eletronicas, telex ,a IBM com maquinas de escrever eletricas com esfera! essa evolução nos deixou sem rumo !! e a Olivetti para ajudar fechou as portas no Brasil, eu fiquei sem trabalho, maquinas eletronicas sendo lançadas pelos concorrentes Facit, Remington Randm Dismac ,sharp etc…,quando eu comecei a entender de maquinas de escrever eletronicas , me apareceu este tal de computador que acabou para sempre com a minha profissão de mecanografo!! eu era muito feliz com as maquinas mecanicas! ,eu me dediquei muito a aprender uma profissão que do nada!! foi engolida pela modernidade!! hoje em dia é esse tal de Smartphones que Reina…

2 curtidas

:wave:t2:

É mais ou menos que comparar “Por que a Geração atual tem dificuldade com caça e pesca?”. Antigamente isso era normal e “fácil”.
Faz parte da evolução, isso é um caminho sem volta. O ser humano migra para outros tipos de habilidades, geração por geração.

Digamos que hoje os sistemas operacionais ainda fossem Windows XP (um excelente OS) e os celulares fossem apenas celulares… Na minha opnião a geração Z não teria dificuldade nenhuma. Mas e a evolução? Se o primeiro ser humano não evoluisse, os computadores hoje ainda estariam em forma de areia, silício, etc… E nós? Bem nós estariamos caçando, pescando, fazendo fogueira e etc…

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Esse é o ponto que leva à dificuldade de se aprender coisas novas.
É mais do que mera mudança de tecnologia, como sempre ocorreu, é mudança comportamental, como nunca se viu antes.

1 curtida