Pop OS não lê jpg

Olá. Uso o Pop OS 22.04 e não consigo visualizar arquivos em jpg. Alguém poderia me ajudar?

Obrigado.

Já instalou algum app tipo shotwell? Se quiser, abra o terminal e digite sudo apt install shotwell

1 curtida

Vou tentar. Obrigado

Oi Kleber, tudo bem? Arquivos .jpg são suportados nativamente pelo visualizador de imagens do GNOME, é algo que dificilmente vai falhar, a ponto de eu apostar mais no seu arquivo .jpg estar corrompido do que ser um problema no software.

Pode até testar, baixe essa imagem aqui:

Ela é um “jpeg” de 185KB de tamanho e tente abrir no seu PC. Se não der certo, manda um screenshot do que acontece se for possível. Para baixar, clique nela e clique em “imagem original”, isso vai abrir ela numa aba, você pode clicar com o botão direito e salvar.

Abraços!

1 curtida

As que você mandou abriu, já as que tenho não abrem, pelo menos muitas que tentei.

Obrigado.

É possível que elas estejam corrompidas de alguma forma então. Se você conseguir baixar elas de novo, talvez resolva o problema. :slight_smile:

1 curtida

Tá essa situação: tem jpeg que abre, arquivo que aparece jpg e não abre (já outros jpg abrem, diz que o formato não é reconhecido (!)), dando erro ao “abrir”.

Parecem arquivos corrompidos, jpgs em termos de formato devem ser praticamente todos iguais, se um abriu, todos deveriam.

1 curtida

Pode ser que a extensão esteja .jpg, mas seja .png. Já aconteceu isso comigo.
Mude a extensão para .png de uma dessas imagens que não estão abrindo e veja se vai abrir.
Isso, principalmente se forem imagens baixadas da internet. Se são fotos, deve ser outro motivo.

1 curtida

Mudei para png e permanecem o mesmo erro e o mesmo aviso.

Você pode subir uma das imagens com problemas para gente testar? A menos que seja algo que você não queira/possa mostrar, claro.

Mas se mandar uma imagem do erro, já ajuda.

Instale o gThumb, caso não o tenha na sua máquina. No Zorin, pelo menos, as imagens que não abrem no visualizador padrão, abrem normalmente no gThumb.

1 curtida

É raro, se a imagem estiver funcional, mudar de jpg para png em extensão não deve fazer diferença, pode até testar aí com uma imagem que você tenha.

Linux não usa a extensão do arquivo para abrir uma imagem assim. Pode funcionar quando o app usado para abrir imagem tem suporte limitado a formatos no código, tipo não abrir .webp, aí você muda extensão para .jpg e ele consegue entender que é um arquivo de imagem.

Pode funcionar em circunstâncias específicas, mas não parece ser o problema do nosso amigo aí.

1 curtida

Antes eu já buscava o link para anexo. É que não encontrava. Vão em anexo. Pelo anexo estou enviando prints e uma imagem que não abre (do teatro).
Obrigado

Creio, como mencionei acima, que o gThumb resolverá seu problema.

1 curtida

Funcionou, mas não estou conseguindo ir passando, pelo gtumb, de uma imagem para outra.
Obrigado a todos vocês pelo auxílio.

Use as teclas PageUp e PageDown para passar pelas imagens.

Pensei que fosse pelas Home e End. Só que abri um arquivo agora, as utilizei, mas não passa par aoutra imagem na pasta. E na lista do gtumb só aparece uma imagem.

Home e End vão para a primeira e última imagem da pasta, respectivamente.
Com PageDown/PageUp, se passa pelas imagens.

Se você clica com o botão direito em uma imagem, abrir com outro aplicativo,
e seleciona gThumb, não aparece uma lista das imagens da pasta?

Já coloquei gtumb como padrão. A lista de imagens não aparece. São vários arquivos na pasta. Abro um pelo gtumb e uma lista como a da sua imagem não aparece. Favor ver em anexo o print.