Pop OS não entra no sistema

Pessoal, bom dia!

Há uns dias fiz essa postagem sobre uma atualização ter quebrado o Pop OS. Então resolvi usando um FSCK e depois um dpkg --configure -a.

Aí funcionou tudo normal por uns dias. Instalei o Pop 24.04, com cosmic beta e estava indo tudo bem.

Hoje fui ligar o computador e deu problema de novo.

Ele entra nessa tela azul:

se eu seleciono a primeira opção, aparece:

Se eu seleciono a segunda opção, ele da uma opção de iniciar normal ou em modo recovery. Se eu escolho a normal, ele da a tela acima. Se eu escolho a recovery, ele da:

Se o meu microfone estiver plugado, ele da:

Em nenhuma das telas eu consigo digitar qualquer coisa :frowning:
Vocês sabem o que pode ser? Será que o SSD foi de base?

Valeu!

Sou novato também, porém andei fazendo algumas gambiarras aqui.

No conhecimento que tenho esse UUID se refere ao teu SSD, na primeira menção ele procura esse UUID encriptado, e no segundo ele tá dizendo q não existe.
Até onde estudei cada partição tem um UUID diferente.
Você criptografou essas partições?

1 curtida

A inicialização do sistema consegue carregar o kernel e a initram. Só que na hora de encontrar o sistema raiz configurado (pela opção de inicialização do kernel ou no initram), o mesmo não é encontrado.

Suspeito que o módulo do cryptsetup (dm_crypt) está com alguma falha, seja por problema no disco, por assinatura errada, ou procedimento interrompido durante a geração do initram.

Teoricamente se você entrar no “advanced options” e tentar carregar uma versão anterior do kernel, deve conseguir iniciar. Se for isso, precisa gerar novamente a initram e ver se inicia.

Acho pouco provável que o problema tenha “sumido” com sua partição.

1 curtida

Desculpem a demora! Na pressa, acabei formatando mesmo :frowning:

Mas por curiosidade, não encriptei nada. Não sei o que rolou.

Mas coloquei em um pen drive, formatei tudo do zero e funcionou normal.

O único problema, é que está demorando mais pra carregar… aparece a primeira tela da BIOS e depois fica carregando um tempão até entrar no sistema… aí funciona normal.

Salve!
Também estou tendo uma péssima experiência com o POP OS. Não sei se é o seu caso… Mas aqui, só consigo dar boot incluindo “nomodeset” para iniciar.

fiz uma postagem a respeito, mas ninguém respondeu, enfim…

Ao que parece é algum problema com o driver AMD incluido no Kernel que não está funcionando bem na minha placa ou algo assim. Sou leigo. Minha placa é uma AMD Rx 550; a nível de conhecimento, qual sua placa gráfica?

Estou buscando soluções para ver se caminho para o POP OS (no momento estou no Zorin) Mas por enquanto…

1 curtida

Minha placa de vídeo deste PC é uma Nvidia 3060. Ainda considero que uso o Dualboot, que às vezes é um saco.

No meu notebook, um nitro 5 com nvidia 3050 eu não posso atualizar o driver de vídeo, tenho que manter na versão 550. Se atualizar, ele não tá imagem. Fora isso, não tenho grandes problemas.

E nos dois casos são Raizen.

Não lembro se já tive esse problema que você comentou.