Atualização do Pop quebrou o sistema (de novo)

Pessoal, boa tarde!

Vira e mexe o pop 22.04 atualiza os drivers da Nvidia e quebra o sistema. Isso eu já estou acostumado a resolver.

Entretanto, fui usar o PC agora pouco e resolvi atualizar os pacotes. Vi que tinha uns 105 pacotes, sei lá.

Mas isso quebrou o sistema. Os monitores desligaram sozinhos. Esperei um tempão e não ligaram de novo. Reiniciei o PC manualmente.

Ai agora aparecem essas telas:

O teclado não funciona nessas telas de initramfs.

Se eu selecionar uma das opções de Recovery (não me lembro qual), ele entra em uma tela que dá a opção de usar os comandos clean, dpkg, continuar normalmente, ou acessar via terminal. Os outros vão para essa mesma tela de initramfs.

Alguém sabe me ajudar?

(Adoro o Pop, mas essas quebras de sistema tão me tirando a paciência)

Boa tarde, @rxtheodoro. Sugiro fazer uma verificação de disco, nas opções de recuperação. Pode ser problema no HD; pode ser que só o sistema de arquivos esteja corrompido ou, na pior hipótese, defeito físico no hardware.

Selecione a opção para verificar o disco e veja o que acontece.

Como eu poderia fazer essa verificação?

A opção de recovery que entra tela, é a ultima

E fica assim:

(Antes ficava com uma aparencia mais de terminal, dessa vez ficou diferente)

Quando eu clicko em fsck

Sumario do sistema:

E tem essa

É a opção FSCK. Reinicia e tenta novamente.

Fui de base?

Entrou na tela de login!

Edit____

Acessei os arquivos normalmente

Ai reiniciei o pc e apareceu essa tela:

E depois de um tempo, voltou nisso

— edit

Fiz o mesmo procedimento novamente.

Entrei no sistema e pedi para atualizar os pacotes. Pelo visto é algum erro no kernel, né?

@rxtheodoro agora que você conseguiu entrar no sistema, abra o programa Discos (GNOME Disks), selecione seu disco, e vá na opção “Dados do SMART e autotestes”.

Tire um print da tela e poste aqui. Vamos ver se seu HD/SSD está com algum problema.

Eu fiz o processo de novo, de usar fsck. Entrou no sistema, e aí eu usei o dpkg.

Depois disso, atualizei os pacotes novamente. E vi que o Kernel está mais recente e o sistema agora funciona normal. Posso ligar e desligar.

Fiz essa verificação e seu esse resultado:

(apesar de dizer que está ligado a 7 meses, eu desligo o computador com frequência.).

Ótimo.

Por esse relatório parece que o disco está ok, não tem nenhum problema.

Na verdade, isso significa o total de horas que seu HD trabalhou, desde que começou a utilizá-lo. 7 meses de uso é relativamente novo.

Como eu disse, estava com a suspeita que seu HD poderia estar com problema, mas diante do relatório que você postou, descarto essa possibilidade. Não consegui chegar a uma conclusão sobre o que pode ter causado esses problemas, pode ser que a atualização tenha sido interrompida e você não percebeu, ou pode ser um bug mesmo.

Agora é utilizar o sistema e ver se vai normalizar..

1 curtida

Belezinha! Valeu a forca <3

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.