Pop!_OS 21.10 sofre com bugs no lançamento

Pop!_OS 21.10 sofre com bugs no lançamento - Diolinux

O Pop!_OS 21.10 teve um lançamento bastante conturbado com usuários reportando vários problemas no sistema e sofrendo com alguns bugs na interface gráfica.

5 curtidas

É difícil estimar o quanto da base de usuários isso afetou, mas esses atrasos nas entregas e relatos de bugs, me deixam com a impressão de que estão dando um passo maior que a perna ao desenvolver um desktop environment próprio.

Eu entendo o lado deles nas discussões com o Gnome, mas me parece improvável eles conseguirem fazer uma plataforma. A impressão é um Elementary OS - Parte 2: ótima ideia e proposta, mas falta estrutura e escala para atingir a missão.

Vejamos se eu estou errado e eles viram o “novo Ubuntu”.

1 curtida

Atualmente venho utilizando o PopOS 20.04 LTS no meu Desktop, porém no meu Notebook tinha instalado o PopOS 21.10 do 0 (sem upgrade) e me espantei com o tanto de bugs que enfrentei. Para começar aquele esquemas de pastas que eles colocaram na Dock não respondia corretamente, tinha bugs da interface gráfica viver reiniciando (ficava uma tela preta e depois recarregava o Desktop) o papel de parede não atualizava e problema com temas. Eu optei por PopOS por ser um Ubuntu com alguns pacotes mais recentes, mas não sei não, acredito que esse Cósmic é muito audacioso e a chance de dar ruim é grande. Para o próximo Update tô cogitando dar uma olhada no Ubuntu ou Manjaro mesmo, acredito como o colega acima falou eles estão dando um passo maior que a perna.

1 curtida

A impressão que passa é que a System76 ta querendo colocar o chapéu onde a não não alcança.
Até entendo essa questão toda entre a empresa e a Gnome, inclusive concordo com a visão da System, mas me parece que a COSMIC ainda não tá madura o suficiente pra ser implantada agora.
Eu tive esse problema com o update. A distro pediu pra atualizar, eu fiz o procedimento correto mas quando o processo terminou o sistema estava todo um inglês… Não havia nenhum idioma instalado e dava problema quando tentava instalar pela interface gráfica.
Outro problema que tive foi com as pastas da dock. Elas simplesmente não funcionavam e ainda congelava o sistema.
Enfim…uma excelente distro, mas que começa a dar sinais de desgaste por conta duma necessidade exagerada de “mostrar” que não precisa mais do Gnome.

Já temos tantos desktop enviroment, se estão insatisfeitos com o Gnome, parte pra outro!
Se querem construir algo próprio, então primeiro desenvolvam o mínimo necessário pra “tornar público”, porém, criem uma pequena comunidade de beta testers e liberem o Cosmic apenas para eles.
Sei q existem problemas q só surgirão com o uso massivo e ‘imprevisto’, mas serão em menor quantidade. Ou então colocar no site, “com todas as letras”: essa é uma versão beta, sujeita a variados bugs, use-a tendo isso em mente.

2 curtidas

Estou usando o sistema via upgrade, e aparentemente está tudo ok, exceto por um bug chato na interface cosmic, que é a impossibilidade de fixar um app na dock com o link “mover para favoritos”. Simplemente não funciona.
A extensão “add to dock” tbm não está funcionando. Na outra versão, 21.04, o menu de apps estava com menos bugs

Gente, pelo amor, versões ímpares são algo pra quebrar mesmo, é uma release pra testar massivamente algo que funciona internamente, desde os primórdios foi assim, não estão dando um passo maior que a perna ou querendo colocar chapéu onde a cabeça não alcança… É um processo natural no ciclo de vida de um software… Eu hein

7 curtidas

Pop!_OS foi uma distro excelente durante o tempo em que usei. É um dos sistemas que mais recomendo a iniciantes, mas sempre na versão LTS… As versões intermediárias são muito mais propensas a quebras.

Creio que não é bem por ai não, uma coisa é lançar versões para testar recursos novos e receber feedback do pessoal, outra coisa é lançar algo bugado (pior que ja estavam cientes disso) no estilo Elementary OS para ficarem concertando depois, provável que estavam com o cronograma furado e perdendo a data de lançamento e lançaram do jeito que estava. Concordo com o @Daigo deveriam era lançar uma versão de testes como o Cosmic separadamente pra não ter que ficar esse frankenstein que virou agora.

2 curtidas

Ia falar exatamente isso. Mas q bom q vc já explicou.

Existem 2 tipos de release numa distro point release as LTS e as não LTS, funciona mais ou menos assim:

• LTS: Na maioria dos usuários funciona
  • Não LTS: Na minha máquina funciona, na dos users? Bora testar

A medida que a Não LTS vai sendo debugada os pacotes vão sendo liberados via backport

3 curtidas

não há do que reclamar. todos sabem pra que serve esses PR, pra isso mesmo. melhor bugar agora que na LTS. e não, não atualizem entre versões. O Pop n é RR. fui…

1 curtida

“e não, não atualizem entre versões. O Pop n é RR.” E esse é o melhor comentários q vcs vão ler hj!

1 curtida

Estou enfrantando problemas no POP!_OS até mesmo na versão 20.04 LTS, a tela fica meio que falhando, fica trêmula, isso aconteu mês passado e esperei a nova versão 21.10 para ver se o problema seria resolvido, mas continuou da mesmam forma, já mudei de Wayland para Xorg e xorg para wayland rsrs, mas o problema continua, por isso estou desistindo de usar o Pop, gostei muito do sistema, já tentei usar o mint, é um ótimo sistema, funciona bem no meu notebook, mas eu gosto demais do ambiente GNOME, vou tentar instalar o Fedora, pensei no manjaro, mas não sou técnico em informática e não indicam ele para iniciante, trabalho com Contabilidade e não teria tempo de ficar garimpando. Quero usar um sistema que eu ligue, trabalhe, estude e desligue. Caso o Fedora não funcione, irei para o mint mesmo.

vc dv descobrir qual sua placa de vídeo. se for intel, tente usar o modesetting. tive de fuçar na www um 20-intel.conf adequado para a minha placa.

1 curtida

Estamos trabalhando naquela questão q havíamos conversado tempos atrás.
É algo bastante trabalhoso, mas te deixei + detalhes no Telegram.

1 curtida

Cara, pesquisei muito em forum gringo do Ubuntu e seus derivados, tentei muita coisa, mas infelizmente não consegui.

Essas são as minhas configurações de vídeo…

Graphics:
Device-1: Intel Skylake GT2 [HD Graphics 520] driver: i915 v: kernel
Display: wayland server: X.Org 1.20.11 driver: i915
resolution: 1366x768~60Hz
OpenGL: renderer: Mesa Intel HD Graphics 520 (SKL GT2) v: 4.6 Mesa 21.2.2

Meu maior problema hoje é tempo, muita correria no trampo e MBA que fico sem possibilidade de pesquisar. Mas valeu, vou colocar o Mint que tenho certeza que funciona de boa, e o pop em outro boot para testar (Dual Boot).

Opa @Daigo obrigado pelo contato, vou dá uma olhada no Telegram, muito obrigado mesmo, sigo na luta de usar Linux para as demandas contábeis, para meu dia a dia está tudo funcionando 100%, mas meu maior problema é o governo com seus softwares ruins (SPED ECF, SPED Contábil, Destda, DCTF, certificado digital A1 e A3 etc…). O que necessita usar no Windows eu uso uma VM do Win7 ou Win10 que tenho justamente para isso.

Creio que você não entendeu o que eu quis dizer, eu sei a diferença entre distro LTS e não LTS, a System76 lançou algo muito bugado desta vez sabendo dos erros que já estavam dando e criaram a ISO assim mesmo (muitos bugs presentes desde a versão beta ), diferente de outras vezes onde novos bugs apareciam e a equipe vinha corrigindo com o tempo, Nem a Canonical comente um relaxo desse em suas versões intermediarias.

1 curtida

No meu caso, já em 2022, eu migrei do ubuntu para pop os, assim que iniciei e comecei a instalar os programas já precisei começar a procurar soluções… O Davince Resolve não iniciava, tive que baixar um arquivo open e outro drive da intel, pra instalar o Brave tive que fazer via terminal, quando inicio ele de vez em quando aparece uma tela azul de grub, e assim esta sendo, fico pensando como eu vou recomendar o sistema para amigos se eles não tem conhecimento nenhum de buscar essas soluções? Em meu trabalho gostaríamos de migrar para linux e abandonar aquele monte de windows “alternativos”, mas cada distro que testamos é uma peleja com drives de impressora e afins.