Pop!_OS 21.10 sofre com bugs no lançamento - Diolinux
O Pop!_OS 21.10 teve um lançamento bastante conturbado com usuários reportando vários problemas no sistema e sofrendo com alguns bugs na interface gráfica.
É difícil estimar o quanto da base de usuários isso afetou, mas esses atrasos nas entregas e relatos de bugs, me deixam com a impressão de que estão dando um passo maior que a perna ao desenvolver um desktop environment próprio.
Eu entendo o lado deles nas discussões com o Gnome, mas me parece improvável eles conseguirem fazer uma plataforma. A impressão é um Elementary OS - Parte 2: ótima ideia e proposta, mas falta estrutura e escala para atingir a missão.
Vejamos se eu estou errado e eles viram o “novo Ubuntu”.
Atualmente venho utilizando o PopOS 20.04 LTS no meu Desktop, porém no meu Notebook tinha instalado o PopOS 21.10 do 0 (sem upgrade) e me espantei com o tanto de bugs que enfrentei. Para começar aquele esquemas de pastas que eles colocaram na Dock não respondia corretamente, tinha bugs da interface gráfica viver reiniciando (ficava uma tela preta e depois recarregava o Desktop) o papel de parede não atualizava e problema com temas. Eu optei por PopOS por ser um Ubuntu com alguns pacotes mais recentes, mas não sei não, acredito que esse Cósmic é muito audacioso e a chance de dar ruim é grande. Para o próximo Update tô cogitando dar uma olhada no Ubuntu ou Manjaro mesmo, acredito como o colega acima falou eles estão dando um passo maior que a perna.
A impressão que passa é que a System76 ta querendo colocar o chapéu onde a não não alcança.
Até entendo essa questão toda entre a empresa e a Gnome, inclusive concordo com a visão da System, mas me parece que a COSMIC ainda não tá madura o suficiente pra ser implantada agora.
Eu tive esse problema com o update. A distro pediu pra atualizar, eu fiz o procedimento correto mas quando o processo terminou o sistema estava todo um inglês… Não havia nenhum idioma instalado e dava problema quando tentava instalar pela interface gráfica.
Outro problema que tive foi com as pastas da dock. Elas simplesmente não funcionavam e ainda congelava o sistema.
Enfim…uma excelente distro, mas que começa a dar sinais de desgaste por conta duma necessidade exagerada de “mostrar” que não precisa mais do Gnome.
Já temos tantos desktop enviroment, se estão insatisfeitos com o Gnome, parte pra outro!
Se querem construir algo próprio, então primeiro desenvolvam o mínimo necessário pra “tornar público”, porém, criem uma pequena comunidade de beta testers e liberem o Cosmic apenas para eles.
Sei q existem problemas q só surgirão com o uso massivo e ‘imprevisto’, mas serão em menor quantidade. Ou então colocar no site, “com todas as letras”: essa é uma versão beta, sujeita a variados bugs, use-a tendo isso em mente.
Estou usando o sistema via upgrade, e aparentemente está tudo ok, exceto por um bug chato na interface cosmic, que é a impossibilidade de fixar um app na dock com o link “mover para favoritos”. Simplemente não funciona.
A extensão “add to dock” tbm não está funcionando. Na outra versão, 21.04, o menu de apps estava com menos bugs
Gente, pelo amor, versões ímpares são algo pra quebrar mesmo, é uma release pra testar massivamente algo que funciona internamente, desde os primórdios foi assim, não estão dando um passo maior que a perna ou querendo colocar chapéu onde a cabeça não alcança… É um processo natural no ciclo de vida de um software… Eu hein
Pop!_OS foi uma distro excelente durante o tempo em que usei. É um dos sistemas que mais recomendo a iniciantes, mas sempre na versão LTS… As versões intermediárias são muito mais propensas a quebras.
Creio que não é bem por ai não, uma coisa é lançar versões para testar recursos novos e receber feedback do pessoal, outra coisa é lançar algo bugado (pior que ja estavam cientes disso) no estilo Elementary OS para ficarem concertando depois, provável que estavam com o cronograma furado e perdendo a data de lançamento e lançaram do jeito que estava. Concordo com o @Daigo deveriam era lançar uma versão de testes como o Cosmic separadamente pra não ter que ficar esse frankenstein que virou agora.
Ia falar exatamente isso. Mas q bom q vc já explicou.
Existem 2 tipos de release numa distro point release as LTS e as não LTS, funciona mais ou menos assim:
- LTS: Na maioria dos usuários funciona
- Não LTS: Na minha máquina funciona, na dos users? Bora testar
A medida que a Não LTS vai sendo debugada os pacotes vão sendo liberados via backport
não há do que reclamar. todos sabem pra que serve esses PR, pra isso mesmo. melhor bugar agora que na LTS. e não, não atualizem entre versões. O Pop n é RR. fui…
“e não, não atualizem entre versões. O Pop n é RR.” E esse é o melhor comentários q vcs vão ler hj!
Estou enfrantando problemas no POP!_OS até mesmo na versão 20.04 LTS, a tela fica meio que falhando, fica trêmula, isso aconteu mês passado e esperei a nova versão 21.10 para ver se o problema seria resolvido, mas continuou da mesmam forma, já mudei de Wayland para Xorg e xorg para wayland rsrs, mas o problema continua, por isso estou desistindo de usar o Pop, gostei muito do sistema, já tentei usar o mint, é um ótimo sistema, funciona bem no meu notebook, mas eu gosto demais do ambiente GNOME, vou tentar instalar o Fedora, pensei no manjaro, mas não sou técnico em informática e não indicam ele para iniciante, trabalho com Contabilidade e não teria tempo de ficar garimpando. Quero usar um sistema que eu ligue, trabalhe, estude e desligue. Caso o Fedora não funcione, irei para o mint mesmo.
vc dv descobrir qual sua placa de vídeo. se for intel, tente usar o modesetting. tive de fuçar na www um 20-intel.conf adequado para a minha placa.
Estamos trabalhando naquela questão q havíamos conversado tempos atrás.
É algo bastante trabalhoso, mas te deixei + detalhes no Telegram.
Cara, pesquisei muito em forum gringo do Ubuntu e seus derivados, tentei muita coisa, mas infelizmente não consegui.
Essas são as minhas configurações de vídeo…
Graphics:
Device-1: Intel Skylake GT2 [HD Graphics 520] driver: i915 v: kernel
Display: wayland server: X.Org 1.20.11 driver: i915
resolution: 1366x768~60Hz
OpenGL: renderer: Mesa Intel HD Graphics 520 (SKL GT2) v: 4.6 Mesa 21.2.2
Meu maior problema hoje é tempo, muita correria no trampo e MBA que fico sem possibilidade de pesquisar. Mas valeu, vou colocar o Mint que tenho certeza que funciona de boa, e o pop em outro boot para testar (Dual Boot).
Opa @Daigo obrigado pelo contato, vou dá uma olhada no Telegram, muito obrigado mesmo, sigo na luta de usar Linux para as demandas contábeis, para meu dia a dia está tudo funcionando 100%, mas meu maior problema é o governo com seus softwares ruins (SPED ECF, SPED Contábil, Destda, DCTF, certificado digital A1 e A3 etc…). O que necessita usar no Windows eu uso uma VM do Win7 ou Win10 que tenho justamente para isso.
Creio que você não entendeu o que eu quis dizer, eu sei a diferença entre distro LTS e não LTS, a System76 lançou algo muito bugado desta vez sabendo dos erros que já estavam dando e criaram a ISO assim mesmo (muitos bugs presentes desde a versão beta ), diferente de outras vezes onde novos bugs apareciam e a equipe vinha corrigindo com o tempo, Nem a Canonical comente um relaxo desse em suas versões intermediarias.
No meu caso, já em 2022, eu migrei do ubuntu para pop os, assim que iniciei e comecei a instalar os programas já precisei começar a procurar soluções… O Davince Resolve não iniciava, tive que baixar um arquivo open e outro drive da intel, pra instalar o Brave tive que fazer via terminal, quando inicio ele de vez em quando aparece uma tela azul de grub, e assim esta sendo, fico pensando como eu vou recomendar o sistema para amigos se eles não tem conhecimento nenhum de buscar essas soluções? Em meu trabalho gostaríamos de migrar para linux e abandonar aquele monte de windows “alternativos”, mas cada distro que testamos é uma peleja com drives de impressora e afins.