Alguns dias atrás escrevi um post com o que sabíamos do Pop!_OS 21.04 até aquele momento, para nossa surpresa, poucos dias depois muita coisa mudou.
Neste vídeo do Dio logo abaixo, eu falo um pouco mais sobre o ambiente e o que descobrimos até agora sobre o COSMIC. A proposta da System76 ainda não está calra, mas temos várias pistas do que está por vir.
Coletei alguns prints que mostram as novas opções que estão sendo implementadas pela System76 e muitas delas ainda estão sendo implementadas no Painel de Controle do Gnome. Vamos dar uma conferida nos detalhes.
As abas de “Planos de fundo” e “Appareance” não receberam nenhuma novidade até o momento.
Esta aba “Desktop” é nova e traz para o painel do controle diversas opções que só existiam no Gnome Tweaks. Já na aba “Workspaces” vemos que estão concentrando as opções relacionadas ao gerenciamento das áreas de trabalho e muitas das opções ainda estão sendo implementadas. De certa forma, as duas se complementam.
A aba “Dock” está concentrando diversas opções da Ubuntu Dock que é padrão no sistema, diversas opções que não eram acessíveis agora podem ser facilmente ajustadas no painel de controle.
Com todas essas alterações, possivelmente não veremos o gnome 40 nesta versão, mas pelo oq vi no video a ubuntu dock estão na parte inferior por padrão, acho q foi pra lá por conta do próprio gnome 40
Como está sendo integrado no “Control Center” do Gnome é possível que seja um fork e a tradução pode acabar dependendo da System76. Vamos ver como fica após o lançamento.
Pelas minhas contas, só essas modificações mataram (obsoletas) umas três extensões. Ótimo funções já vindo integradas ao sistema, bastando apenas configurar.
Mas foi exatamente o que eu quis dizer. Dentro do ecossistema do Pop!_OS, funções out-of-the-box pouparão um valioso tempo de baixar e instalar o conector → acessar o site → instalar a extensão do navegador → instalar a extensão → configurar a extensão. Achei uma abordagem bem interessante, principalmente pra iniciantes.
Já estou usando essa versão e simplesmente adorei, estou ansioso para ver o que esse projeto tem a evoluir, espero que no futuro vire um desktop environment totalmente independente.