Pop!_OS 21.04: o que sabemos até o momento?

Estamos cada vez mais próximos do lançamento do Pop!_OS 21.04, aproveitei o script disponibilizado pela System76 para gerar uma ISO e fazer alguns testes. Não acredito que veremos grandes alterações no projeto, por isso, já é seguro avaliar os avanços até o momento.

“Nada” de GNOME 40

Por ser baseado no Ubuntu, o Pop! vai herdar muitas das decisões da Canonical e não irá trazer o GNOME 40 agora, mas, várias apps que compõe o ambiente GNOME serão atualizadas para sua versão mais recente, criando um ambiente misto.

Na imagem atual, o Pop!_OS 21.04 traz o kernel da série 5.11, Nvidia Drivers 460.67 e versões atualizadas de praticamente todos os programas. É interessante observar que a System76 costuma disponibilizar atualizações importantes para sua versão LTS, então muitos avanços feitos na 21.04 podem chegar na versão LTS em algum momento.

O roadmap oficial da System76 ainda não recebeu uma atualização para falar especificamente do 21.04, mas se observarmos a movimentação no GIT e nos repositórios da empresa, podemos ver que eles tem dedicado muita atenção ao PopShell (sua extensão de tilling window manager), ao sistema de atualização de firmwares e à melhorias no suporte a hardware moderno, principalmente GPU’s e processadores.

Você utiliza alguma versão do Pop!_OS? Pretende atualizar para a nova versão?

GitHub do script para gerar a ISO

Rodmap do Pop!OS

8 Curtidas

Na verdade é porque não querem mesmo, tem até PPA

1 Curtida

Sim, eles não querem. :slight_smile: Mas não creio que eles usariam um PPA de terceiros e não oficial na distro.
O Jeremy Soller da System76 disse em seu Twitter que não está nos planos imediatos deles adotarem o GNOME 40, porque eles discordam de algumas decisões que foram tomadas. Segundo ele, o Pop!_OS vai seguir um caminho “intermediário” em relação à interface gráfica.

:vulcan_salute:

2 Curtidas

Não entendo ainda o motivo, visto que o Pop_OS traz a interface padrão do Gnome, diferente do Ubuntu que a modifica.

1 Curtida

Talvez esteja relacionado com desenvolvimento de longo prazo do “Pop Shell”, essa “extensão” está recebendo cada vez mais recursos e talvez eles tenham grandes ambições para ela.

1 Curtida

Até hj não assisti o vídeo do Dio comentando sobre isso.

1 Curtida

Acho que vai mais pelo fato do Gnome 40 vir com GTK 4, o que implica que eles devem ter que reescrever mais coisas do que normalmente ocorria quando mudava de versão.

Fora que o GTK 4 também traz novas features e provavelmente eles vão querer implementar no Pop Shell ou na interface. O tempo era curto para isso.

2 Curtidas

Acabei de instalar o Pop!_OS 21.04 na minha máquina de trabalho e pretendo utilizá-lo até o final dessa semana para testes. Tirando as atualizações de pacotes que são naturais, o “look-and-feel” é o mesmo das versões 20.04 e 20.10.

Pode ser apenas impressão, mas me parece que os pacotes estão instalando um pouco mais rápido, o que talvez esteja relacionado às melhorias do kernel 5.11 em relação ao armazenamento NVME.

A System76 demonstra que não pretende introduzir grandes mudanças visuais em cada nova versão, mas que estão focando em melhorar o desempenho, estabilidade e adicionar recursos ao PopShell.

Vocês têm alguma dúvida sobre o Pop!_OS 21.04?

2 Curtidas

Isso é fundamental!
Se ficarem ouvindo usuários que pedem “inovações” visuais a cada versão, precisarão de mão de obra enorme, com um combo de riscos:
1 - afastar os mais conservadores
2 - afastar quem não gostou “daquela” inovação
3 - tornar as exigências por inovações tão grande, que não darão conta de fazê-las.

Deepin está mudando o visual a cada versão, então acabam esbarrando em todas essas questões. Estão sofrendo com a aceitação da interface da versão 20 por terem tirado coisas básicas, como o modo fashion original, q deixava a dock menor e centralizada, sendo que o atual modo fashion, desagradou muitos.

4 Curtidas

A System76 tem potencial de ser a Apple do mundo linux, o hardware de qualidade ela já tem, porque não investem na pop shell (software) a ponto de tornar o GNOME deles realmente único com diferenciais? Exemplo: para os usuários alvo deles (quem instala a ISO a parte penso eu que não faz parte) faria sentido a barra ser mais grossa e ter um botão “Criar” com templates para documentos de texto, imagens, slides planilhas… Ao lado do botão "Atividades

1 Curtida

Talvez vejamos algo nesse sentido à partir de agora, segundo eles mesmos já afirmaram no Twitter.

Eu não tenho informação se esse tipo de recurso é algo interessante para os usuários de Pop!OS de forma geral. Mas, o lançador embutido no Pop Shell consegue criar documentos novos, salvo engano. Não me parece que a System76 queira ficar presa no conceito de docks/dashs, penso que o lançador e o shell são seus maiores interesses.

Pelo que eu escrevo aqui pode parecer que eu sou hater ou coisa do gênero, mas eu admiro pakas a System76, então eu costumo analisar o mercado que ela atinge e geralmente ou é uma galera mais pro lado dev, ou mais pro lado criativo, então coisas tipo um template dinâmico pra ter inspiração ou pra evitar perda de tempo seria muito bem vindo, mas é aquela máxima, a menos que você vá lá e faça e demonstre que é economicamente interessante para que os outros copiem ou suguem sua ideia sem dizer nem “muito obrigado” nenhuma sugestão faz sentido

Sim, mas documentos em branco

Mas o que eu usei de exemplo é algo do Shell não faz ela ficar presa em docks e dashes

1 Curtida

Já dizia Steve Jobs (mais ou menos): “As pessoas não sabem o que querem até você mostrar para elas.”

3 Curtidas

Mano deu uma vontade tremenda de largar meu Fedorento e ir de volta para o Pop kssksksk

3 Curtidas

Estou usando o 21.04 esta semana toda e até agora ZERO queixas. Inclusive fiz até uma live na Twitch nele hoje, jogando No Man’s Sky.

2 Curtidas

Essas mudanças não serão disponibilizadas para a versão 20.04 LTS.

2 Curtidas

Eu vi estas mudanças ontem e estamos preparando alguns conteúdos sobre o assunto. Como ainda não é um lançamento finalizado, pode ser cedo para tecer conclusões.

1 Curtida

Se eu não me engano, um dos desenvolvedores do Pop!_OS disse que o GNOME 40 iria quebrar totalmente o Pop Shell.

2 Curtidas

Sendo o GNOME 40 largamente baseado no GTK4 e que o PopShell foi criado sobre uma base GTK3, penso que é algo natural de ocorrer. As empresas vão levar um tempo para poder atualizar todos os legados para GTK4.

1 Curtida

E tem a questão da API do GNOME Shell wue foi quebrada também, vários projetos jogaram a toalha

1 Curtida