Plasma 24 KDE - "Harmonia perfeita"

Plasma 5,24

Harmonia perfeita

O Plasma 5.24 melhora a aparência, a facilidade de uso e a consistência.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Hoje, a comunidade KDE lança o Plasma 5.24, uma versão de Long Term Support (LTS) que receberá atualizações e correções de bugs até a versão final do Plasma 5, antes da transição para o Plasma 6.

Esta nova versão do Plasma se concentra em suavizar rugas, evoluir o design e melhorar a sensação geral e a usabilidade do ambiente.

Coisas para procurar no Plasma 5.24:

Destaques

Visão geral

Use a Visão geral para gerenciar todos os seus desktops e aplicativos

KRunnerGenericName

Descubra os recursos do KRunner com o assistente de ajuda

Leitores de impressão digital

Desbloqueie a tela e autentique aplicativos com suas impressões digitais

Área de trabalho e painel

Plasma 5.24 desktop

A primeira coisa que você notará é o novo e espetacular papel de parede de Ken Vermette para o Plasma 5.24. Ken criou o papel de parede Honeywave e transmitiu o processo ao vivo no YouTube , dando ao Plasma um visual totalmente novo.

Ken Vermett projetando o papel de parede Honeywave ao vivo no YouTube

Se você preferir outra coisa como plano de fundo, agora você pode definir seu papel de parede apenas clicando com o botão direito do mouse em qualquer imagem no Dolphin e selecionando Definir como papel de parede no menu de contexto. Além disso, se você usar o plug-in de papel de parede Picture of the Day , ele agora pode extrair imagens da galeria de Simon Stålenhag , que está cheia de imagens de ficção científica legais e assustadoras.

Obtenha um novo papel de parede todos os dias usando o recurso Imagem do dia

Abra o menu de contexto da área de trabalho novamente e você notará que há um novo item Configure Display Settings . Isso permite ajustar a resolução, orientação, escala e posição de suas telas em relação a outros monitores.

Agora, os painéis da área de trabalho são mais fáceis de se mover e ficar em qualquer borda que você quiser, pois agora você pode arrastá-los de qualquer lugar na barra de ferramentas enquanto estiver no modo de edição . E quando você arrasta e solta widgets na área de trabalho e os move, eles agora animam suavemente o movimento para sua posição final, em vez de se teletransportar instantaneamente para lá.

Looks e temas

Após o novo papel de parede espetacular, a próxima coisa que você notará são as mudanças no Breeze , o tema padrão do Plasma. Ele recebeu uma atualização visual para torná-lo mais parecido com o estilo Breeze para aplicativos, melhorando a consistência visual entre eles.

O Plasma tem tudo a ver com personalização, e trabalhamos para tornar o processo claro e simples para que você possa adaptar seu ambiente exatamente como você gosta. É por isso que o esquema de cores padrão do Breeze foi renomeado para Breeze Classic , para melhor distingui-lo dos esquemas de cores Breeze Light e Breeze Dark .

Falando em cores, o Breeze agora estende o recurso que permite escolher cores de destaque ( introduzido no Plasma 5.23 ) e agora permite que você escolha qualquer cor que desejar, caso as cores pré-selecionadas não agradem sua fantasia. Não apenas isso, mas alterar o esquema de cores agora alterna a preferência padronizada do esquema de cores claro/escuro do FreeDesktop. Isso significa que os aplicativos que não são do KDE que respeitam essa preferência mudarão automaticamente para o modo claro ou escuro com base no esquema de cores escolhido. Os Temas Globais também podem especificar e alterar os layouts do Latte Dock do KDE .

Um tema não deve ser apenas bonito, mas deve facilitar a vida dos usuários. É por isso que transformamos o efeito de foco para os controles da interface do usuário em um grande “anel de foco”. Isso torna o item com foco no teclado muito mais fácil de ser percebido de relance.

Notificações

Para destacar as notificações de Plasma criticamente importantes, agora elas vêm com uma faixa laranja na lateral para distingui-las visualmente das mensagens menos urgentes. Enquanto isso, melhoramos o contraste e a visibilidade dos rótulos de cabeçalho e título em todas as notificações para facilitar a leitura.

Outro aprimoramento visual é que as notificações sobre arquivos de vídeo agora exibem uma miniatura do vídeo na própria notificação, assim como para arquivos de imagem.

Bandeja do sistema e widgets

Muitos widgets receberam novos recursos e aprimoramentos sutis que melhoram sua aparência, a relevância de suas informações e a facilidade de navegação. Por exemplo, adicionamos uma opção Data sempre abaixo da hora para o Relógio Digital . O widget Meteorologia pede para você configurá-lo ao adicioná-lo pela primeira vez à bandeja e agora pesquisa automaticamente em todas as fontes meteorológicas disponíveis. O widget Bateria e brilho ficou mais claro e agora mostra um título e ícone mais precisos para computadores sem baterias. As novas versões dos widgets Área de Transferência e Rede agora podem ser navegadas apenas com o teclado.

Gerenciador de tarefas

Quando você passa o cursor sobre um item do Gerenciador de Tarefas , a dica de ferramenta de miniatura da janela que aparece agora é significativamente mais rápida para carregar e exibe um controle deslizante de volume para janelas que reproduzem áudio.

Os menus de contexto do Gerenciador de Tarefas foram esclarecidos e simplificados. Iniciar nova instância , por exemplo, agora é Abrir nova janela e não aparece mais para aplicativos marcados como tendo uma única janela principal. Enquanto isso, o item Mais ações foi movido para a parte inferior do menu e alterado para apenas Mais .

Configurações de sistema

Configurações de sistema

Versão após versão, os desenvolvedores e designers do KDE trabalham para tornar as Configurações do Sistema mais fáceis e rápidas de usar. Você pode ver o progresso e a atenção aos detalhes em pequenas coisas como as próprias configurações do sistema: havia tão poucas opções que os desenvolvedores as moveram para o menu de hambúrguer que você pode ver ao lado da caixa de texto Pesquisar , evitando a necessidade de confusão sua área de trabalho com outra janela.

Configuração do sistema simplificada em todos os sentidos

Se você estiver usando o Plasma em um idioma diferente do inglês, também oferecemos cobertura. Você pode usar o campo Pesquisar para encontrar termos tanto em seu idioma quanto em inglês sem precisar alternar de um para outro, caso ainda não tenha sido traduzido ou você esteja mais familiarizado com o termo em inglês. A caixa de diálogo Adicionar um layout de teclado foi redesenhada para simplificar e facilitar o uso.

Outras melhorias de design e usabilidade foram adicionadas ao Night Color , à folha de teste do alto-falante na página de áudio das configurações do sistema e ao recurso de limite de carga da bateria. Para pessoas que desejam ajustar seus monitores, a seção Display & Monitor agora mostra o fator de escala usado para cada tela, bem como sua resolução física adequada.

Para sua conveniência, quando você habilita o login automático, agora você recebe um aviso sobre algumas alterações que você pode querer fazer na configuração do KWallet para uma usabilidade ideal.

Gerenciamento de Janelas

Você pode aproveitar melhor o poder de vários desktops no Plasma 5.24 com o novo efeito Visão geral . Ele ainda está em teste beta, mas você pode habilitá-lo na página Comportamento do Espaço de Trabalho > Efeitos da Área de Trabalho das Configurações do Sistema e experimentá -lo.

Gerenciamento de Janelas

Ative-o mantendo pressionado Meta( Windows key) no teclado e pressionando a wtecla para ver uma visão geral de todas as janelas abertas e áreas de trabalho virtuais. Você pode ativar janelas, arrastar e soltar janelas de uma área de trabalho para outra e usar o poderoso assistente do KRunner para pesquisar, calcular e executar tarefas no mesmo lugar.

Além disso, os efeitos Cover Flip e Flip Switch estão de volta! Você pode encontrá-los na página System Settings Window Management > Task Switcher . Esses efeitos permitem que você passe visualmente pelas janelas abertas como se fossem um baralho de cartas.

Entre as mudanças mais sutis estão que o Plasma agora “lembra” qual janela estava em qual tela mesmo quando a tela em questão está desligada, e o desempenho foi aprimorado para máquinas com placas de vídeo NVIDIA.

Finalmente, novas janelas agora são abertas no centro da tela por padrão.

Descobrir

Descobrir

O Discover agora oferece a opção de reiniciar automaticamente após a conclusão de uma atualização. Basta clicar na caixa de seleção na parte inferior da página Atualizações, pegar uma bebida com cafeína e fazer uma pausa. Quando você retornar, o Plasma terá reiniciado no novo sistema atualizado.

Também adicionamos um modo móvel para quando você o usa em um telefone: se estiver em uma tela ampla, sua página inicial mostrará uma visualização de cartão de duas colunas. Abra-o em um telefone e ele mostrará uma barra de guias inferior no modo estreito/móvel.

Outras melhorias são que a verificação de atualizações é muito mais rápida e a página de atualização agora é menos esmagadora, com um design mais agradável para selecionar atualizações. Além disso, ele informa a origem das atualizações.

Falando nisso… o Discover tem suportado Flatpaks por algum tempo, mas agora os pacotes Flatpak baixados localmente podem ser abertos e instalados com o Discover, e seus repositórios são adicionados automaticamente ao seu sistema.

Configure novos repositórios Flatpak facilmente

O Discover também tenta ser mais inteligente e amigável e ajuda com sugestões caso não encontre exatamente o que você está procurando. As mensagens de erro de instalação também são mais fáceis de usar e vêm com um novo link Relatar um problema na parte inferior de cada página de descrição. Se você tiver um problema com uma atualização, clique no link e você será direcionado diretamente para a página do rastreador de bugs do seu sistema operacional. Os desenvolvedores também incluíram uma nova medida de segurança no Discover que impede você de desinstalar seu desktop Plasma por engano.

KRunnerGenericName

KRunnerGenericName

O KRunner já pode encontrar documentos e páginas da web, executar comandos, converter unidades e moedas, fornecer definições de palavras, fazer matemática de alto nível — e novos recursos estão sendo adicionados com plugins o tempo todo. Pode ser difícil acompanhar tudo o que pode fazer! Mas agora é fácil se tornar um gênio do KRunner: clique no ícone do ponto de interrogação na barra de ferramentas e o KRunner mostrará uma lista de plugins disponíveis e como usá-los. Clique em um plug-in da lista e você verá todas as informações necessárias para usá-lo ao máximo.

Tela de login/bloqueio

A autenticação de impressão digital agora está incorporada ao Plasma. Você também pode registrar até 10 impressões digitais e usá-las para desbloquear a tela, fornecer autenticação quando um aplicativo solicitar sua senha e também autenticá-lo quando precisar executar um comando sudo na linha de comando.

Falando da tela de bloqueio, agora você pode colocar sua máquina para dormir ou hibernar a partir da tela de bloqueio sem precisar desbloqueá-la primeiro.

Logo Wayland

Wayland

Wayland é o próximo sistema gráfico que em breve substituirá o antigo sistema X11. Wayland abre um mundo de possibilidades para aplicativos mais estáveis ​​e visualmente consistentes, suporte para telas sensíveis ao toque e dispositivos que detectam orientação e muito mais.

A adaptação da área de trabalho do KDE ao Wayland continua em ritmo acelerado com um grande número de melhorias, incluindo suporte para cores maiores que 8 bits, fones de ouvido VR com desempenho ideal e tablets de desenho. Nesse sentido, ao usar uma caneta, agora você pode ativar outras janelas a partir de suas barras de título e interagir mais com as barras de título em geral. Outra melhoria para a entrada tátil é que o item da bandeja do sistema para mostrar e ocultar o teclado virtual fica ativo apenas no modo tablet, e o próprio teclado virtual só aparece quando você foca explicitamente um controle de texto com um toque ou um toque de caneta.

As versões Wayland de aplicativos e componentes estão adquirindo rapidamente todos os recursos que os colocam no mesmo nível de seus equivalentes X11. Por exemplo, agora você pode definir um monitor primário, o aplicativo de captura de tela Spectacle agora tem acesso ao modo de janela ativa e o widget Minimizar todas as janelas agora funciona. Da mesma forma, muitos atalhos de teclado disponíveis no X11 estão sendo implementados gradualmente; como o combo Meta+ Tabtecla, que é usado para percorrer as atividades e já funciona em Wayland.

Fonte:

17 curtidas

Voltaram atrás no modelo LTS?
Tinha varias noticias por ai que o KDE LTS tinha acabado

Estou só esperando o Arch atualizar para usar esse novo Kde. Descobri que o Kde plasma é a DE que mais se adapta ao meu uso e vamos combinar é uma beleza o Kde.

5 curtidas

Parece que já chegou no openSUSE Tumbleweed:

… e no Fedora Rawhide:

3 curtidas

Estou ansioso para testar, uma pena provavelmente ter que esperar atá amanha, na hora do almoço para atualizar meu Arch. Estou fazendo umas quenas obras em casa, ai ja viu demora e sempre tem algo que dá errado, mas amanha sem falta eu atualizo ele. Obrigado amigo @frc_kde você foi um dos amigos que mesmo sem saber me incentivaram a usar o Kde, por isso agradeço.

1 curtida

Faz snapshot com o Timeshift, fique seguro!

1 curtida

O openSUSE Tumbleweed NÃO atualizou para o Plasma 5.24.

O KDE Neon, sim, já atualizou.

3 curtidas

Segundo li no grupo do OpenSUSE BR no Telegram, em um dia ou dois sobe a att

1 curtida

KDE neon atualizado e sem bugs, notei uma melhora considerável na performance geral do sistema.

KDE Plasma. :heart:

4 curtidas

2 crashes ao tentar Esc para voltar à tela inicial “All Settings”, do KDE System Settings.

Há muito tempo eu não via o KSS fechar inesperadamente no KDE Neon.

EDIT - Aliás, vi agora que sumiu o campo de opção entre OpenGL2.0 e OpenGL3.1…

… embora continue usando X11.

E, claro, Esc continua quebrando, em vez de voltar para “All Settings”.

1 curtida

Eu já atualizei! Wayland está sendo uma brisa com as novas melhorias. E ficou muito melhor do que aquela gambiarra com X11 que eu usava, agora que uso o escalonamento do Wayland.



Ainda não chegou no jeito que eu quero com essa customização. Estou esperando um certo efeito atualizar para o 5.24 e ficar sensacional. Isso e uma implementação para Wayland do Virtual Desktop Bar.

8 curtidas

Acho que C3SL ainda não acabou de baixar todos os pacotes do Plasma 5.24.

1 curtida

KDE Plasma é diversão — o desktop mais novidadeiro do Mundo Linux!

Mas ainda não será desta vez que a Discover nos permitirá ver em detalhes os processos de atualização, né?

3 curtidas

Mais alguém não consegue usar a visão geral das áreas de trabalho? Já apliquei as configurações e não funciona; não sei se tem algo relacionado com o fato de usar a sessão Wayland mas aqui no Neon não está funcionando, já tentei meta+W e nada.

Agora de manhã, finalmente o C3SL parece que estava completo e o Synaptic pôde baixar o que faltava e realizar a atualização.

Porém…

PCLinuxOS inicia a sessão Plasma sem o Conky.

No KDE System Settings, não especifica a sessão-padrão – X11 ou Wayland. – Mas, Ok, no PCLinuxOS não é aí que se pode configurar isso (e não lembro o que mostrava antes).

No PCLinuxOS, o Login automático & sessão-padrão se configuram no PCC – P Control Center. – As opções são apenas “Plasma” e “failsafe”… (e não lembro como era antes).

EDIT - Minha curiosidade sobre qual sessão estaria sendo usada (X11 ou Wayland) é porque o Fedora 34, ao selecionar automaticamente Wayland, causou problemas no Conky.

Fiz um logout manual, e vi que na tela de Login também não existe opção de qual sessão carregar. – Em geral, ficaria no canto inferior esquerdo.

2 curtidas

Amigos passando aqui rapidinho para dizer que troquei meu Arch pelo OpenSUSE Tumbleweed, mesmo que ainda não esteja com a versao 5.24 optei por ele mais pela facilidade do Yast e por não curtir muito o AUR (sim eu não curto o AUR) e também pelos print’s do amigo @ryu_ketsueki que me fizeram optar pela distro.

1 curtida

Arch Linux reiniciou e carregou o Plasma 5.24 sem nenhum problema.

Detalhes do Plasma, Qt, Frameworks e KDE Apps.

1 curtida

Estou no arch linux com wayland e precisa ativar em efeitos da área de trabalho


Se for usar como contornos da tela,

O atalho fica em Kwin

2 curtidas

Tá ativado, aqui no Neon não funcionou pelo atalho, mas no contorno da tela funcionou.

Tem que ativar manualmente nos efeitos do desktop

1 curtida