Placas AMD Radeon R5 com Wayland ou Xorg

Olá mais uma vez companheiros…

Comprei recente uma placa AMD Radeon R5 230 (low profile, 2Gb DDR3 64b) que infelizmente é o máximo que a minha Vostro Slim da Dell de quase 15 anos suporta (malditas placas h61). Estava com uma Nvidia GT 710 com a mesma configuração dessa AMD Radeon (2Gb DDR3, 64b, pciex 2.0) e desde o Ubuntu 22.04 que mesmo ele me limitando ao Wayland e funcionando OK no Xorg, algumas coisas como login nas contas online e outros módulos específicos do sistema, simplesmente não abrem mais no Xorg. Eu tinha sempre que desinstalar o driver, entrar no wayland pra fazer o que precisava e depois voltar o driver etc…
Como achei essa AMD por 100 reais resolvi comprar pra testar (nos fins-de-semana por hobbie, e por isso não vou investir caro pra trocar o PC todo)

Feito o contexto, apesar de ter notado que, no Windows 10 (em dual boot), a imagem do monitor principal pela HDMI até ficou melhor que com a GT710, o desempenho permaneceu o mesmo (ainda no Windows 10, que usei como parâmetro abrindo joguinhos do meu filho, o programa de edição de vídeo dele, etc, tudo igual).
Mas no Linux é que eu acho que falta alguma configuração a mais de minha parte que não sei identificar e nem achei nas pesquisas nesse ou em outros foruns:

Eu já instalei pra testes o Zorin OS 17, o MX Linux com KDE, o Manjaro com KDE, openSUSE com KDE e Ubuntu 24.04 (que por ser muito recente o lançamento já vi alguns falando que o ideal é esperar a atualização 24.04.01, mas testei de qualquer forma.
Notei que, a primeira vista, recém instalado, o desempenho está exatamente igual com o GT 710, com a diferença de habilitar o wayland e de não precisar do driver proprietário. MAS, qualquer coisa que eu tento fazer que use alguma coisa relacionada ao uso mais intenso do vídeo, desde uma simples transmissão de tela no Discord, até um jogo simples como Tap Ninja, ele começa a dar engasgos e falhas…

A minha pergunta/dúvida aqui é: o fato de ser um hardware mais antigo (entre 10 e 15 anos) já faz com que essas novas tecnologias do gnome e kde já não sejam mais viáveis e melhor nem tentar insistir. Ou, apesar das placas AMD utilizarem driver nativo opensource, ainda precisam de algum tipo de configuração/ajuste para que mantenham o desempenho esperado da placa?

Desculpem o texto longo e tanto contexto pra uma pergunta aparentemente simples, mas é minha primeira experiência com placa AMD em mais de 10 anos usando Linux, além do wayland ser terreno novo pra mim. Estou BEM perdido… hehehe

" Radeon: Este é o driver de vídeo Open Source legado para GPUs AMD. Sendo assim, é o driver utilizado nos chips mais antigos da marca. Todas as placas de vídeo das séries Radeon HD 2000, 3000, 4000, 5000, 6000, 7000 e 8000, bem como alguns modelos das séries R5, R7 e R9 utilizam este driver por padrão em todas as distribuições Linux. Além de geralmente o driver Radeon possuir um desempenho inferior ao seu sucessor (o Amdgpu), este também não possui suporte a API Vulkan."

Infelizmente placas dessa época não recebem mais correções de desempenho significativos, mesmo que consiga usar algum ambiente de desktop menos exigente, no estilo ano 2000, vai acabar abrindo algum navegador moderno que não vai ter aceleração de hardware, ou algum player…etc…

3 curtidas

Na verdade, existe um driver Radeon com suporte a Vulkan, o RADV, que funciona com essas placas dessa linha mais antiga, mas, claro, desde que a placa atenda os requisitos para suportar Vulkan.

Por exemplo, no Arch você encontra o pacote vulkan-radeon, que após instalado e seguido de alguns comandos e parâmetros no kernel, ele é ativado. Inclusive, eu uso.

Então, @david.dap, se quiser, dê uma olhada se sua placa tem suporte a Vulkan, procure essa pacote na sua distro e recomendo dar uma lida nas páginas Vulkan e AMDGPU da wiki do Arch para se orientar caso decida usá-lo. Vulkan seria uma dessas tecnologias que são úteis para ter no seu sistema.

1 curtida

Legal, vou dar uma lida a noite, com calma, nesse artigo que o @fastos2016 citou, pra ter um panorama geral, e depois nesses links que você passou @kevinlucasilva pra ver se eu consigo utilizar essa placa com o máximo de proveito e conseguir explorar mais do wayland que eu tenho notado (do pouco que consegui usar até agora) que muita coisa muda quando mudo do Xorg pro Wayland até com relação a funcionalidades. O próprio Discord, quando tento compartilhar tela. as opções são diferentes pra cada um, mas com essa placa do jeito que está ou trava tanto que desisto ou ele já mata o palicativo e reinicia. Funciona bem apenas com o básico mesmo.
Tenho inclusive curiosidade de usar o BigLinux por um tempo e, se funcionar, pelo que você disse que tem no Arch esses pacotes, facilita já que o big tá com base manjaro…

Enfim, agradeço as dicas e informações, assim que eu tiver tempo em casa pra testar, volto pra marcar como solução se funcionar, ou relatar se me deparar com mais problemas.
Valeu!

1 curtida

Tipo, no que tange a desempenho, não há muito o que fazer, pois, como o @fastos2016 disse, dificilmente sua placa (ou a minha) vai receber atualizações, mas não quer dizer que ficará obsoleta em relação a Wayland e entre outras tecnologias e novidades, pelo menos por um tempo ainda.

Daí, essa dica do Vulkan é para você conseguir usá-lo caso precise, como jogar talvez, pois é uma API que vem como substituto do OpenGL. E, por ser o Arch, eu precisei configurar, mas não sei se no Ubuntu já vem configurado (provavelmente não :thinking:).

1 curtida

Então, eu não espero um desempenho melhor, mas pelo menos estável como era com a GT 710, mas com a diferença de poder utilizar o wayland rs.
Vou tentar dar uma lida agora nos artigos e até amanhã ter uma resposta sobre o desempenho. Eu acredito que não tenha no Ubuntu essa configuração também, mas lendo os artigos, acho que facilita eu saber como procurar, que é minha dificuldade por às vezes não conhecer alguns termos e não ter noção nem de como pesquisar.
Amanhã devo ter uma resposta e, se funcionar no Ubuntu, vou testar o BigLinux (base manjaro) se o mesmo funciona nele (por ser mais simples de mexer, mas a ideia é ir trocando as distros e testando. Como eu disse, um hobby mesmo, e aprendo pra quando preciso em algum lugar.
(além de ficar o registro aqui pra outros com a mesma dúvida)

Distros Manjaro,Fedora e Opensuse não funciona em placas Amd Radeon. DistroWatch.com: Put the fun back into computing. Use Linux, BSD.

1 curtida

Não fique propagando informações incorretas. O link que você menciona trata apenas de alguns codecs proprietários, como já foi explicado a você em outras situações:

Placas AMD funcionam muito bem no Manjaro, no Fedora, no OpenSUSE ou qualquer outra distro.

No caso específico deste tópico, a placa (R5 230) é muito antiga e, por isso, ocorrerão limitações, já que o driver AMDGPU não é suportado.

2 curtidas

Nos forum Oficiais diz que não funciona ! até os Devs das distro citadas diz nos forum que não funciona.entre no forum Oficial e pergunte se funciona, eu fiz essas perguntas e recebi a resposta que não funciona !

1 curtida

Ontem de madrudaga aproveitei pra fazer uns testes. Eu entendi os textos mas não fui muito feliz mesmo. Aparentemente o suporte para as placas AMD mais antigas (R5 e R7 dessa série 200) estacionaram em 2015/2016…

No Ubuntu/Zorin eu não consegui nenhum avanço, ai tentei o BigLinux com base manjaro pra ver e ele me facilitou muita coisa já instalando os drivers corretos pro melhor funcionamento, já está com o suporte ao vulkan inclusive, mas eu já esava cansado e ainda faltam uns ajustes, mas ela funcionou melhor no contexto geral, apesar de ainda engasgar com alguns jogos mais pesadinhos que antes eu não tinha problemas (mas na real eu nem jogo, só instalo pra testar mesmo) e a única coisa que eu realmente uso e antes (com a GT 710) travava no big/manjaro e agora não trava mas reinicia o app, é o Discord com audio e transmissão de tela. Ele só no canal de audio vai de boa, mas se eu transmito tela no GT710 ele travava todo o sistema (mas é só nos base arch, no ubuntu vai de boa) e com o R5 230 ele fecha e abre novamente o app.
Depois vou tentar ajustar mais coisas, tem uns ajustes manuais que faço pelo processador Intel e alguns complementos que geralmente melhoram isso, e até pensei em voltar a GT 710, mas ai travam outras coisas e no Windows que meu filho usa essa R5 230 ficou melhor (até estranhei)…

1 curtida

@KairanD e @Soares a placa está mesmo funcionando bem, mas por ser bem velhinha (10 anos, nem acho tão antiga assim, mas enfim) eu achei que deu mais trabalho que a GT 710 pra configurar, uns 6 anos atrás eu tive outra Radeon, mas um pouco inferior a essa, e foi bem tranquilo, apesar do desempenho bem sofrido.

Mas eu já sei que essa máquina já deu o que tinha que dar, estou com as duas placas aqui (R5 230 e GT 710) e vou continuar fazendo testes e ver qual a melhor configuração posso deixar pra passar ela ano que vem e já investir numa maquininha mais atual. Obsolescência no mundo da TI é uma coisa triste.

Onde é que diz que “não funciona”? Se eu mesmo e diversos colegas usamos essas distros diariamente com hardware AMD, trabalhando, jogando e muito mais!?

Repito: não propague informações incorretas! A única coisa a que o link que você enviou se refere são alguns codecs proprietários para codificação e reprodução de vídeos!

O ideal para ter suporte do driver AMDGPU seria adquirir uma placa RX (arquitetura Polaris ou posterior). As placas anteriores foram lançadas durante o conturbado período de transição resultante da aquisição da ATI pela AMD.

Quanto ao desempenho em si, a R5 230 é mais fraca que a GT 710.

É… o seu hardware (assim como o meu) pode estar estagnado, mas ainda pode ser útil para muita coisa, desde só navegar na internet ou virar um servidor.

Enfim, vlw :wink:

Então, essa máquina que eu tenho em casa é uma Vostro Slim bem antiga, A Radeon R5 é o máximo que eu chego com ela. Eu pretendo investir em outro desktop ano que vem, mas agora quero só ir “brincando” com esses hardwares que tenho e vendo o que é possível fazer.
Sei que a GT 710 é melhor, por isso que comprei ela anos atrás, mas queria dar uma fuçada no Wayland e por isso comprei essa outra. Se o wayland na placa Nvidia realmente virar realidade até outubro como estão prometendo, posso até voltar (a gt tá guardadinha). Mas, de verdade, me surpreendi que no Windows (que meu filho usa) em questão de desempenho até que ficou igual, mas a imagem do monitor principal ficou mais nítido e o app de edição de vídeo dele tá respondendo bem. Se pá nem mexo mais na placa e deixa ela até trocar.

Pois é, é um desktop de 15 anos aprox. Já deu o que tinha que dar pra mim em casa. Lá eu só mexo com coisas que sejam hobby, diversão ou estudo. Se eu usar essa máquina pra trabalho eu enlouqueço. Mas ela já tem destino certo: a minha sogra tem um All-In-One da AOC que mesmo com Q4OS, que é levíssimo, tá lento (e veio com Windows 8). Vou deixar nessa máquina o sistema que funcionar melhor e configurar pra ela quando for trocar de desktop, que ela adora ver redes sociais e youtube no desktop. Telinha do celular é difícil pra ela.

Um abraço!

1 curtida

As melhorias no Wayland estão prometidas para o driver proprietário 555. Infelizmente, a GT 710 não terá acesso, uma vez que só suporta até o driver 470 (é uma placa de arquitetura Kepler).

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.