Olá mais uma vez companheiros…
Comprei recente uma placa AMD Radeon R5 230 (low profile, 2Gb DDR3 64b) que infelizmente é o máximo que a minha Vostro Slim da Dell de quase 15 anos suporta (malditas placas h61). Estava com uma Nvidia GT 710 com a mesma configuração dessa AMD Radeon (2Gb DDR3, 64b, pciex 2.0) e desde o Ubuntu 22.04 que mesmo ele me limitando ao Wayland e funcionando OK no Xorg, algumas coisas como login nas contas online e outros módulos específicos do sistema, simplesmente não abrem mais no Xorg. Eu tinha sempre que desinstalar o driver, entrar no wayland pra fazer o que precisava e depois voltar o driver etc…
Como achei essa AMD por 100 reais resolvi comprar pra testar (nos fins-de-semana por hobbie, e por isso não vou investir caro pra trocar o PC todo)
Feito o contexto, apesar de ter notado que, no Windows 10 (em dual boot), a imagem do monitor principal pela HDMI até ficou melhor que com a GT710, o desempenho permaneceu o mesmo (ainda no Windows 10, que usei como parâmetro abrindo joguinhos do meu filho, o programa de edição de vídeo dele, etc, tudo igual).
Mas no Linux é que eu acho que falta alguma configuração a mais de minha parte que não sei identificar e nem achei nas pesquisas nesse ou em outros foruns:
Eu já instalei pra testes o Zorin OS 17, o MX Linux com KDE, o Manjaro com KDE, openSUSE com KDE e Ubuntu 24.04 (que por ser muito recente o lançamento já vi alguns falando que o ideal é esperar a atualização 24.04.01, mas testei de qualquer forma.
Notei que, a primeira vista, recém instalado, o desempenho está exatamente igual com o GT 710, com a diferença de habilitar o wayland e de não precisar do driver proprietário. MAS, qualquer coisa que eu tento fazer que use alguma coisa relacionada ao uso mais intenso do vídeo, desde uma simples transmissão de tela no Discord, até um jogo simples como Tap Ninja, ele começa a dar engasgos e falhas…
A minha pergunta/dúvida aqui é: o fato de ser um hardware mais antigo (entre 10 e 15 anos) já faz com que essas novas tecnologias do gnome e kde já não sejam mais viáveis e melhor nem tentar insistir. Ou, apesar das placas AMD utilizarem driver nativo opensource, ainda precisam de algum tipo de configuração/ajuste para que mantenham o desempenho esperado da placa?
Desculpem o texto longo e tanto contexto pra uma pergunta aparentemente simples, mas é minha primeira experiência com placa AMD em mais de 10 anos usando Linux, além do wayland ser terreno novo pra mim. Estou BEM perdido… hehehe