Placa de vídeo Radeon RX 580 2048 SP Mougol desligando em jogos intensivos

Olá caros

Atualmente estou com um problema, Quando eu vou jogar um jogo muito intensivo, passa um tempinho e do nada a GPU “desliga” o que não acontece quando jogo jogos menos intensivos ou mais leves.

Por exemplo tudo que eu jogo normalmente em Unreal Engine 5 passa um tempo e do nada a tela fica preta porem o sistema continua funcionando, o som do jogo continua rodando, os usbs continuam ligados é como se somente a placa de vídeo desligasse.

Eu pensei que pudesse ser a fonte, Atualmente uso uma Corsair 450w que é uma fonte de qualidade, tenho ela a um tempinho já(3 anos) porem testei com um Fonte 750W RGB BRX Rainbow 80 Plus e mesmo assim o problema continua acontecendo, o que é mais estranho que é que como uso uma RX 580 chinesa ela já vem com um limitador de energia diferente da RX original( que no site da amd mostra por volta de 127w) ou seja ela já consome menos energia, e eu já tentei limitar o consumo de energia para 80w e o problema continua acontecendo.

Unica coisa que não testei é o adaptador de vídeo, atualmente meu monitor é VGA e uso um adaptador de vídeo HDMI para VGA.

Fiz também um calculo no site da Coolermaster para saber o quanto meu PC consome e nele mostra 362 watts, ou seja essa fonte de 450w devia dar tranquilamente para rodar.

Segue as configurações do meu pc

Agradeço a todos pela ajuda.

System:
  Kernel: 6.14.0-15-generic arch: x86_64 bits: 64
  Desktop: GNOME v: 48.0 Distro: Ubuntu 25.04 (Plucky Puffin)
Machine:
  Type: Desktop Mobo: BIOSTAR model: A520MH 3.0 serial: <superuser required>
    UEFI: American Megatrends LLC. v: 5.17 date: 10/30/2023
CPU:
  Info: quad core model: AMD Ryzen 3 1200 bits: 64 type: MCP cache: L2: 2 MiB
  Speed (MHz): avg: 1550 min/max: 1550/3800 cores: 1: 1550 2: 1550 3: 1550
    4: 1550
Graphics:
  Device-1: Advanced Micro Devices [AMD/ATI] Polaris 20 XL [Radeon RX 580
    2048SP] driver: amdgpu v: kernel
  Display: wayland server: X.Org v: 24.1.6 with: Xwayland v: 24.1.6
    compositor: gnome-shell driver: X: loaded: amdgpu
    unloaded: fbdev,modesetting,radeon,vesa dri: radeonsi gpu: amdgpu
    resolution: 1600x900~60Hz
  API: EGL v: 1.5 drivers: kms_swrast,radeonsi,swrast
    platforms: gbm,wayland,x11,surfaceless,device
  API: OpenGL v: 4.6 compat-v: 4.5 vendor: amd mesa v: 25.0.3-1ubuntu2
    renderer: AMD Radeon RX 580 2048SP (radeonsi polaris10 ACO DRM 3.61
    6.14.0-15-generic)
  API: Vulkan v: 1.4.304 drivers: N/A surfaces: xcb,xlib,wayland
  Info: Tools: api: eglinfo, glxinfo, vulkaninfo gpu: lact x11: xdriinfo,
    xdpyinfo, xprop, xrandr
Audio:
  Device-1: Advanced Micro Devices [AMD/ATI] Ellesmere HDMI Audio [Radeon RX
    470/480 / 570/580/590] driver: snd_hda_intel
  Device-2: Advanced Micro Devices [AMD] Family 17h HD Audio
    driver: snd_hda_intel
  Device-3: Trust PC Headset driver: hid-generic,snd-usb-audio,usbhid
    type: USB
  API: ALSA v: k6.14.0-15-generic status: kernel-api
  Server-1: PipeWire v: 1.2.7 status: active
Network:
  Device-1: Naxiang SZNX LAN 100M driver: cdc_ether type: USB
  IF: enxec9a0c15a1d1 state: unknown speed: 100 Mbps duplex: half
    mac: <filter>
  IF-ID-1: lxcbr0 state: down mac: <filter>
Drives:
  Local Storage: total: 745.22 GiB used: 257.93 GiB (34.6%)
  ID-1: /dev/sda vendor: Gigabyte model: GP-GSTFS31480GNTD size: 447.13 GiB
  ID-2: /dev/sdb vendor: Samsung model: HD322HJ size: 298.09 GiB
Partition:
  ID-1: / size: 438.01 GiB used: 257.92 GiB (58.9%) fs: ext4 dev: /dev/sda2
  ID-2: /boot/efi size: 1.05 GiB used: 6.1 MiB (0.6%) fs: vfat
    dev: /dev/sda1
Swap:
  ID-1: swap-1 type: file size: 4 GiB used: 0 KiB (0.0%) file: /swap.img
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 42.5 C mobo: N/A gpu: amdgpu temp: 52.0 C
  Fan Speeds (rpm): N/A gpu: amdgpu fan: 1930
Info:
  Memory: total: 16 GiB available: 15.06 GiB used: 3.03 GiB (20.1%)
  Processes: 326 Uptime: 2h 17m Shell: Bash inxi: 3.3.37

Eu tenho uma RX 580 dessas da china, ela me deu algumas dores de cabeça, uma delas quando eu ainda estava no windows 10, era ela desabilitar sozinha, dava erro da tela preta, quando reiniciava a placa estava desabilitada no gerenciador de tarefas, eu só consegui realmente alguma estabilidade com ela usando o driver AMD Pro, que é aquele um pouco mais antigo focado em estabilidade, após eu voltar pro Linux, estou utilizando ela com o LMDE6, e até agora foi onde tive zero problemas até o momento, funcionando melhor que no windows, essas placas como são projetos que restauram placas usadas é meio que uma roleta russa, pode ser que você sorte e não tenha problema nenhum como também pode ter o azar de pegar uma que vai dar dor de cabeça.

Ou seja é defeito da minha placa mesmo?

Eu não vejo em si como um defeito, mas questão de compatibilidade com drivers atualizados, no windows usando driver mais antigo ficou estável e no LMDE6 que é base debian, que possui um kernel mais antigo em relação a versão padrão que é derivada do ubuntu também ficou estável, não sei qual distro vocês esta utilizando, mas tenta mudar kernel pra uma versão mais antiga ou se tiver um outro disco, faz um instalação com alguma distro base debian pra verificar se resolve.

Utilizo Ubuntu que já é base debian

Mas eu me refiro a esses desligamentos em jogos intensivos, será que é por conta desses drivers novos mesmo? Ou é defeito da placa?

Nesse caso eu teria que fazer downgrade do kernel certo?

Isso tente um downgrade do kernel, mas veja, mesmo o ubuntu sendo em parte baseado debian, ele é bem mais atualizado que a versão estável do debian, então caso de regredir o kernel não funcionar, tente uma instalação do debian com driver open source com outro disco pra validar também.

Pode ser a fonte, tem como você testar em outra máquina ou com outra fonte pra ver se acontece a mesma coisa?

Também pode ser a VGA em si, mas tem que descartar a fonte antes. Eu tinha uma GTX1070 que começou apresentando esses problemas e um tempo depois queimou de vez, não dava nem vídeo mais.

Eu testei com outra fonte de 750w

Esses problemas acontecem no Windows também?

Não testei com Windows, irei testar.

Pode ser a “loteria do silício” e esse chip gráfico ficou um pouco pior do que a média. Nesse caso eu testaria subir um pouco a voltagem para ver se ela fica estável. Um pouco digo no máximo 50 mV, chegando a 1200 mV.

Mas antes de fazer isso, devo alertar que a opção de overvolt pode danificar a placa, especialmente passando de 1250 mV. Outra dificuldade pra fazer o overvolt é que precisa adicional um parâmetro na inicialização amdgpu.ppfeaturemask que você encontra nos tutoriais específicos pra overclock dessa placa.

1 curtida

Vixe, Overvolt é arriscado, no momento esse processador não tem vídeo integrado e eu não tenho outra placa de vídeo, melhor deixar pra lá

Então o problema deve ser na placa mesmo, melhor eu planejar comrpar outra.

A RX 570 (sua placa não é uma RX 580, mas uma RX 580 2048 SP, que é essencialmente uma RX 570) já não é fabricada há anos. Essas placas chinesas são montadas a partir de GPUs reaproveitadas de placas usadas em mineração de criptomoedas. É normal esse tipo de coisa dar defeito (afinal, trata-se de um chip extremamente usado e descartado como sucata). Eu vejo isso toda semana no Clube do Hardware.

Você pode tentar reduzir manualmente os clocks para ver se estabiliza. O chip provavelmente está muito desgastado e não suporta mais os clocks originais com a mesma tensão. No mais, a fonte BRX provavelmente é fria.

Tenta travar o clock da placa: deixe o valor mínimo de clock igual ao máximo. Desse modo a voltagem fica mais estável. Pode ser que ajude.

1 curtida

Eu tinha uma RX570 comprada aqui mesmo original em 2017. Por volta de 2022/2023 ela começou também a dar umas travadas esporádicas. Depois que eu comprei outra, passei essa pra outro PC (Windows) e também travava esporadicamente (2x no mês ±). Acho que esses travamentos são comuns dessa geração.

Vixe, cai no conto do vigário então

A fonte foi mais para teste mesmo, não é possível que uma fonte bomba de 750w não forneça energia o suficiente pra esse setup

Entendi, no caso para ficar mais estável eu teria q fazer um underclock + travamento do clock certo?

Fiz todos os testes e no Windows isso acontece também, pelo visto não é algo com o sistema operacional, Pelo visto problema é da placa mesmo :frowning:

Fala aí rapaz, deixe eu advinhar..
Sua RX 580 é da Soyo, Afox ?

Se for qualquer uma das duas citadas acima aí sim o problema é nelas mesmo pois elas são muito limitadas. O pcb da soyo é fraquinho demais, eles compram o chip gráfico, instalam no PCB de baixa qualidade e botam pra vender.
Você pode fazer um teste básico nos seus jogos diminuindo a resolução para 720p e modo gráfico para Low e vê se funciona pois esse teste vai diminuir o “estresse” da placa de vídeo.
Outra dica é trocar a pasta térmica dela por outra e vê oque acontece pois o líquido que vem da soyo é igual aquele “Liqui-Paper” de caderno que nem apaga direito a caneta, o negócio é tão fino que quando começa a esquentar o chip começa a sair fumaça.
Eu peço desculpas por dizer isso rapaz.
Por enquanto você pode tentar diminuir as opções gráficas dos jogos e vê se resolve o problema.

2 curtidas

Salve amigo, minha RX 580 é da mougol, pior que ela nem esquenta tanto, meu record até agora foi 77 graus em heavy load, eu estou fazendo isso de reduzir os graficos, mas me sinto enganado.

Jogos da Unreal 4 eu não posso jogar no high 1080p(mesmo a placa aguentando 60 fps numa boa) pq ela desliga, mas fazer o que, agora é planejar a próxima.