Você pode tentar trocar a pasta térmica por outra, limpar a velha com um papel fino e aplicar a nova e vê se pelo menos diminui a temperatura.
77°C não é normal.
Tenho uma RX 570 4GB da PowerColor desde 2018 em um dos PCs aqui e ela nunca teve qualquer problema.
Se sua placa começou a apresentar problemas após 5 ~ 6 anos de uso, pode ter a ver com o desgaste do chip. No caso do autor do tópico seria ainda mais grave, pois ele comprou uma placa extremamente usada. Essas placas chinesas são construídas a partir de chips considerados literalmente como sucata.
Nunca é possível saber quanta potência uma fonte não confiável entrega. Diante disso, qualquer teste derivado é inconclusivo.
De qualquer forma, não acho que seu problema seja a fonte.
Apenas reduza o clock máximo até que a placa estabilize. Isso pode ajudar um chip desgastado a funcionar nas tensões originais. Se não resolver, tente reduzir também a frequência máxima das memórias.
Fazer overvolt eu não recomendo, pois apenas ampliaria o desgaste que pode já estar em nível crítico. A placa pode morrer definitivamente em pouquíssimo tempo.
Alcançar 77ºC é perfeitamente normal para uma RX 570, ainda mais considerando que se trata de um modelo chinês com dissipador de baixa qualidade e que sequer tem design blow through. É só uma chapa de alumínio com aletas:
Para as gerações mais atuais, a temperatura tende inclusive a ser mais alta. É perfeitamente normal uma RX 6000 ou RX 7000, por exemplo, alcançar uns 80ºC na GPU e até uns 95ºC no hotspot.
Comprar essas RX 570 chinesas (a RX 580 2048 SP é uma RX 570) é, de fato, ser enganado. Há quanto tempo comprou e onde? Se foi pelo Ali e tiver pouco tempo, pode tentar acionar a garantia e devolver.