Recentemente comprei uma placa de rede, aquelas que vai no PCIe e tem outro cabo que vai no conector USB da placa mãe.
O problema é que, apenas no linux, essa placa de rede faz meu pc reiniciar, e percebo que não é o reset normal pq ele chega a desligar as coisas, mas liga dnv.
Este problema não acontece se eu desligar pelo botão power ou pelo windows, acontece apenas no linux e ao remover esta placa o problema para. Eu não entendo direto sobre hardware mas imagino que esta relacionado a funcionalidade de ligar o computador pelo PCIe, tipo um WoL por exemplo.
Como eu não entendo, tentei buscar ajuda perguntando pra IA, ela comentou por cima coisas como “no linux, ele não define o PCIe com energia em estado zero e isso pode estar fazendo a placa mandar um sinal de religar o computador”, além disso também mandou varias fazer algumas coisas que nada funcionou.
Isso acaba sendo um problema pq tenho medo de degradar meu hardware pois estou tendo ou mandar reiniciar e bootar na bios/windows para desligar de fato ou mandar o sistema desligar e ficar apertando o botão de power quando ele reinicia pra ele desligar antes de dar boot de fato.
Pior que já esta desativado, olhei na parte de power da minha placa-mãe e esta assim:
- AC Back ====================> Always Off (não editável)
- Power On By Keyboard =======> Disabled (não editável)
- Power On By Mouse ==========> Disabled
- ErP ========================> Disabled
- Soft-Off by PWR-BTTN =======> Instant-Off
- Resume by Alarm ============> Disabled
- Wake by LAN ================> Disabled
- High Precision Event Timer => Enabled
- CEC 2019 Ready =============> Disabled
Lembro que a IA tinha falado algo deste ErP também, só não lembro ao certo o que ele tinha comentado
Creio que essa configuração de ErP não tenha relação com o problema.
Pelo que entendi é uma placa de rede PCIe e, ao mesmo tempo, com entradas USB? Não entendi o fato de haver um cabo para o conector USB da placa mãe. Pode mandar o modelo dessa placa de rede?
Você também está dizendo que o reboot é aquele hard reset, em que a máquina desliga sem o procedimento correto do SO, correto?
É uma TP-Link AX1800, ela tem o cabo que vai na conexão USB-2.0 da placa mãe para poder funcionar o bluetooth integrado (só que também tinha testado sem o cabo, e mesmo assim ele ainda liga dnv)
Create a systemd service file (e.g., /etc/systemd/system/wireless_power_off.service) with the following content (replace [interface] with your interface name):
Código
[Unit]
Description=Disable WiFi Power Management
After=network.target
[Service]
Type=oneshot
ExecStart=/usr/bin/iwconfig [interface] power off
RemainAfterExit=yes
[Install]
WantedBy=multi-user.target
Enable the service: sudo systemctl enable wireless_power_off.service
Start the service: sudo systemctl start wireless_power_off.service
Qual é o módulo do kernel que está em uso? Sabe passar o vendorID e productID da placa?
sudo lspci -vnn
mas mande aqui só a parte referente à sua placa wireless. Talvez tenha algum parâmetro do módulo (driver) que corrija esse comportamento, e talvez o módulo em uso não seja o específico pra esse hardware.
Uma dica que agora vem tarde é pesquisar suporte do hardware no linux antes de comprar a peça.
Desativar o módulo antes de desligar. Pode ser que com o módulo descarregado o reinício não ocorra. Tente rodar sudo modprobe -r rtw89_8852be. Isso fará a rede cair. Desligue o computador.
Alguns laptops com BIOS problemáticas que causam erros. Adicione as opções do módulo disable_aspm_l1=y disable_aspm_l1ss. Crie um arquivo /etc/modprobe.d/70-realtek.conf com o seguinte conteúdo options rtw89_pci disable_aspm_l1=y disable_aspm_l1ss, reinicie o computador e então tente desligá-lo. Caso o problema persista, apague esse arquivo criado.
Pelo que pesquisei, não há relatos desse reinício ao tentar desligar. Acredito ser um bug da BIOS mais do que um problema da placa em si, que parece funcionar nas versões de kernel mais recentes. Verifique se há atualização da BIOS disponível para sua placa mãe, pode ser uma boa tentar atualizá-la.
Tive um problema similar com aqueles adaptador de wifi usb, sempre que eu mandava o computador desligar/suspender (sem remover o dispositivo da porta usb) ele reiniciava, pelo que analisei o usuário padrão não tinha permissão para matar o programa que gerencia a porta usb e por isso o sistema abortava o desligamento e reiniciava.
Resolvi o problema executando o comando como root “sudo”, foi mais uma adaptação do que correção do problema.
sudo systemctl suspend -i
Obs.: no caso eu deixo uso mais a suspensão do que o desligamento, mas também funcionou para desligar o pc.
Uma alternativa seria colocar o usuário no mesmo grupo do programa que gerencia a porta usb (não lembro qual).
Sim, quando eu reinstalei meu sistema eu resetei a BIOS.
Cara eu tenho um comportamento estranho, esse LAN PXE Boot Option ROM só aparece quando o CSM Support esta ativo, só que, mesmo que eu salve ele como ativo, quando eu volto na BIOS ele tá desativado dnv (isso parece estar relacionado com o TPM ou algo do tipo?).