Você tem Windows neste pc?
Já tentou desativar o hardware de rede para saber se o problema persiste?
Qual a saída do comando?
lspci -v
Você tem Windows neste pc?
Já tentou desativar o hardware de rede para saber se o problema persiste?
Qual a saída do comando?
lspci -v
Ele já falou que no Windows não ocorre. O lspci ele já mostrou também a parte referente à placa de rede. Ele ainda não tentou desativar o hardware.
Tente o seguinte, linha a linha:
sudo -imodprobe -r rtw89_8852beecho "1" > /sys/bus/pci/devices/0000\:04\:00.0/removesystemctl poweroffSe não der certo ainda vi aqui mais uma dica. Você pode tentar systemctl halt que o computador vai fechar todos os processos, desligar os discos, desligar a tela e ficar ligado num estado de travamento somente aguardando você desligar via botão POWER. É estilo “o seu computador já pode ser desligado” do windows 98, mas a tela se apagará. Ao menos evita do computador reiniciar e vc ter que desligar forçadamente enquanto ele está iniciando.
Ok.
Nào tinha visto.
Não sei se ele tentou desativar inicialização rápida do Windows.
Às vezes pode ocasionar problema.
desligue a usb, e consequentemente o bluetooth, e veja se dá para usá-la sem estes dois recursos. certamenmte vc já tem usb e bluetooth no computador.
teste com distros diferentes, não “aparentadas” entre si, como uma baseada no debian, outra no red hat e outra no arch linux e veja se o problema ocorre entre elas.
desative o driver que vem no kernel e compile outro. pode ser que resolva
Mesmo assim liga dnv. Tentei com o halt só que (não sei se não fiz direito) basicamente ele fica ligado “desligado” tipo mesmo apertando o botão de power ele não desligava.
Essa opção não aparece no meu windows.
O problema não esta relacionado ao USB, eu ja testei com o USB desligado (e no caso ele é essencial, pois esse foi um dos motivos, ter um bluetooth com sinal descente, dongle tem o sinal muito fraco). Ele só para o problema quando removi a placa PCIe.
Vou testar via ventoy, mas trocar de distro não é bem uma opção, não é algo que vale muito o esforço dai. (edit. mesmo assim ligou novamente via fedora 40 live)
Peguei via ia para facilitar.
Passos detalhados:
Abra o Painel de Controle: Pesquise por “Painel de Controle” na barra de pesquisa do Windows e abra-o.
Acesse Hardware e Sons: Em seguida, clique em “Hardware e Som”.
Vá para Opções de Energia: Clique em “Opções de Energia”.
Escolha o que os botões de energia fazem: No menu à esquerda, clique em “Escolher o que os botões de energia fazem”.
Desative a inicialização rápida: Se a opção “Ativar inicialização rápida (recomendado)” estiver disponível, desmarque-a. Se estiver desabilitada, clique em “Alterar configurações que não estão disponíveis no momento” e, em seguida, desmarque a opção.
Salve as alterações: Clique em “Salvar alterações” para confirmar a desativação da inicialização rápida.
Boa sorte
![]()
Reinicie e veja se funciona.
Então, essa opção não aparece para mim.
Pelo que entendi ela depende da hibernação que já esta desativada no meu windows a pelo menos uns 3/4 anos pois sempre dava problema com o HD compartilhado (ele ficava travado como só leitura).
PS> powercfg /a
Os seguintes estados de suspensão estão disponíveis neste sistema:
Espera (S3)
Os seguintes estados de suspensão não estão disponíveis neste sistema:
Modo de espera (S1)
O firmware do sistema não oferece suporte a este estado de espera.
Modo de espera (S2)
O firmware do sistema não oferece suporte a este estado de espera.
Hibernar
A hibernação não foi habilitada.
Em Espera (S0 Ocioso com Baixo Consumo de Energia)
O firmware do sistema não dá suporte a este estado de espera.
Suspensão Híbrida
A hibernação não está disponível.
O hipervisor não dá suporte a este modo de espera.
Inicialização Rápida
A hibernação não está disponível.
Dificilmente o windows seria o problema (eu acho) pois quando coloquei a placa, a primeira coisa que fiz foi dar boot no linux, só depois de 1 ou 2 dias liguei o windows e o comportamento já acontecia.
Então, a inicialização rápida esta na sessão Os seguintes estados de suspensão não estão disponíveis neste sistema, considerando que a hibernação esta desativada o fast startup também esta por tabela, se eu fizer o processo que o cara do vídeo falou dai sim eu estaria ativando pelo que deu a entender.
Considerando esse comentário aqui, se a hibernação nem habilitada esta, o fast startup também não estaria.
Acho que pode ter os dois, contudo o suspender já faz um quase trabalho de hibernar
No meu windows deixo desativado o hibernar.
Editado
Realmente nao sei
Teria que ver depois
Ok..entendi.
Recomendo ativar a hibernação para ver se funciona.
Caso continue o problema.
Desativa a inicialização rápida somente.
E se persistir, volte a configuração anterior. Desativando a hibernação.
eu falei para experimentar com outras pa ver se é bug da distro que vc usa ou do driver mesmo.